Home / Opinião

OPINIÃO

A saga vitoriosa da educadora Elita Maria de Carvalho Lima

Ela aportou-se ao orbe planetário em uma época pouco recuada no dia 06 de maio,  mês das mães, das noivas, de Maria e do aniversário de Jataí.  Ao vir a lume naquela hospitaleira e portentosa urbe incrustada nas barrancas do Rio Claro, no Sudoeste de Goiás a robusta e formosa garota revestiu-se da indumentária feminina.

Estribada na misericordiosa lei do Livre Arbítrio escolheu nascer no lar humilde e generoso de seus pais, o carpinteiro Olyntho Modesto de Carvalho e da professora Alcedina Maria de Carvalho de cuja união adveio ainda os seguintes rebentos: Maria Olinéva, Deneri, Ruiter, Cleniter, Leuter, Leíner e Rimer, os dois últimos já no Oriente Eterno.

Ao abrir os braços fraternos do coração para acolher com desvelado carinho e acendrado amor a segunda filha de sua harmoniosa e fraterna união conjugal, o casal já pressentia que ela também estava predestinada a crescer em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.  Ao assumir o tabernáculo corporal foi acolhida amoravelmente no colo materno sob o pálio generoso da divina misericórdia. A alma recém-chegada à nossa nave planetária recebeu na pia batismal e no cartório de registro civil da cidade abelha o nome de Elita Maria de Carvalho ao qual viria mais tarde acrescentar o apelido de família do marido passando a chamar-se Elita Maria de Carvalho Lima, que haveria de imortalizá-la.

A sua, vaticinavam os anjos protetores da sua vida, haveria de ser a senda de uma trajetória árdua, difícil, bem-sucedida e extremamente bem-aventurada, a ser percorrida com passos estugados e firmes.   Sábia e inteligente teve a grata ventura de vivenciar os gostosos e saudosos momentos da sua infância e de sua juventude em um ambiente relacional de fraterna convivência permeando seu tempo no lar, na igreja, na escola e no singelo e sadio lazer de sua querida e abençoada terra natal.  Com extrema sabedoria e raro brilhantismo, ali mesmo em Jatai concluiu os cursos fundamental e médio pilastras sustentadoras do inabalável alicerce de sua muito bem urdida formação moral e intelectual.  Serena e equilibrada encontrou seguro abrigo para o seu belo e remansoso aprendizado cultural e intelectual no amplo e abençoado universo do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e no Colégio Estadual Nestório Ribeiro, verdadeiros educandários de luz que orgulham, honram, dignificam e encantam a cidade abelha.

Audaciosa, perspicaz, dedicada e extremamente responsável logo se revelou uma das alunas mais aplicadas e estudiosas em todas as escolas que frequentou.   O forte pendor pela sublime e abençoada arte de educar emergiu com abundância de sua própria interioridade nos albores da juventude.  Vocacionada para ensinar, amar e servir, ainda jovem agregou ao rico e farto patrimônio de sua excelente formação moral e espiritual o legado precioso dos ensinamentos de seus pais.

Arrimados nos venerandos ensinamentos do Catolicismo Romano eles a ensinaram a cultivar uma fé fervorosa e inquebrantável em Deus nosso Pai de infinita bondade e extrema misericórdia. Graciosa e bela a professorinha quase campesina, não tardaria a desperta a concupiscência de seus alunos rapazolas aparentemente tímidos e da imensa galera masculina da Jataí de seu tempo.

E foi mesmo na sala de aula, no exercício regular de sua sublime e incomparável missão que em sucumbindo quedou-se ela irremediavelmente vencida diante da força magistral do cupido. De repente viu-se enamorada e perdidamente apaixonada pelo jovem aluno e hoje fazendeiro Guilon Franco de Lima, que a desposou em 21 de dezembro de 1963.

Desta união conjugal sólida, harmoniosa, feliz e duradora adveio o nascimento da esteticista Polyana Carvalho Franco Barros, do advogado Leandro Carvalho Franco e da empresária e talentosa cantora Andreyna Carvalho Franco inegavelmente uma das mais belas vozes do rico universo artístico do interior do Brasil. Frutos de seus rebentos alegram a vida da vovó Elita seus netos: Vinícius, Murilo, Juliano, Natália, Izabela e Bruna (uma alma generosa e boa que há algum tempo deixou o nosso convívio para habitar uma das muitas moradas da casa do Pai.)

A culta veneranda mestra ocupou por merecimento, ao longo de brilhante trajetória cargos importante e de extrema relevância no amplo cenário da arte, da cultural, da política e do desporto.    Anelando esparzir o doce sentimento da educação que ilumina a mente e desperta consciências graduou-se em Letras, Literatura, Inglês, Espanhol e Direito.  Guindada ao honroso patamar de exímia educadora, informam-nos seus ex-alunos, logo granjeou a confiança inabalável de seus pares e a simpatia do alunato para se transformar em uma das professoras mais queridas e respeitadas da região. E na linha deste entendimento lecionou as matérias de suas especialidades entre outras nas seguintes instituições do Sudoeste: Colégio Nestório Ribeiro, Colégio Militar, Colégio Bom Conselho, Cesut, Fesurv e Universidade Estadual de Goiás.

Em sua meteórica e muito bem sucedida passagem pela política partidária elegeu-se vereadora em Jataí por dois mandatos e foi a primeira mulher a presidir, com sabedoria, ética e raríssima competência o Parlamento Municipal da terra do mel. Com uma brilhante e produtiva atuação parlamentar passou pela vida pública deixando a marca indelével de sua luminosa e ousada personalidade.

Em dado momento da história política de Jataí ao depois de uma inteligente articulação do ex-prefeito Mauro Antônio Bento, para nossa alegria os então vereadores Elita Maria de Carvalho Lima e Luiz Alberto Maguito Vilela, se filiam ao PMDB, partido que em Jataí tivemos a honra de presidir por longo tempo.

Algum tempo depois compelido por seu brilhante e lúcido tirocínio administrativo o prefeito Mauro Bento cria a Secretaria Municipal de Cultura de Jataí e brinda o município colocando em seu comando a professora Elita Maria de Carvalho Lima, a primeira mulher a pilotar moto na cidade apiária. Quebrando paradigmas e enfrentando desafios de seu primoroso e inestimável trabalho naquela pasta emergiram o Coral Municipal de Jataí, o Mutirão das Fiandeiras e a Feirinha de Artes.

Criando e transformando, guiando e dirigindo, governando e agindo, a ex-diretora dos colégios Marcondes de Godoy, Serafim de Carvalho e do Museu Histórico Basileu Toledo França, exerceu com sabedoria e raríssima competência a função de Delegada Regional de Educação responsável pela administração escolar de oito municípios.  Séria e responsável, ao depois de deixar ao universo político brasileiro um legado precioso de ética, decência, dignidade e honradez, hoje moureja jornadeando como advogada militante nas comarcas da região, como exímia operadora do direito.

Cumpre-nos ainda ressaltar a bem da verdade, que a ex-coordenadora do imortal e saudoso Festival das Abelhas, a excelente professora, a exímia declamadora, a política ética e combativa, a brilhante advogada, a oradora convincente e arrebatadora, a erudita poetisa e a notável compositora além de outros é autora da Letra e da Música do Hino Oficial de Jataí.

“A Saga de uma Caminhada” é o título do livro de sua autoria brevemente a ser lançado, onde nossa ilustre homenageada, boa filha, excelente esposa, fiel amiga e mãe extraordinária cantará em prosas e versos a senda de sua luminosa trajetória pelos caminhos da vida física.

Divorciado dos sentimentos menos edificantes da lisonja gratuita, do elogio falso e da rasteira bajulação ousamos através deste despretensioso artigo de nossa humilde lavra render  à ilustre professora Elita Maria de Carvalho Lima, esta justa, singela e merecida homenagem. O nosso é o escopo de premiar a competência e o talento deste primoroso exemplar humano que honra e dignifica a Jataí, Goiás e o Brasil.

(Irani Inácio de Lima, presidente da Associação Jurídico Espírita de Goiás - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias