Home / Opinião

OPINIÃO

Cristalina continua sendo a bola da vez!

Cristalina tem sido manchete nos principais veículos de comunicação do país. Já no ano passado, a Revista ISTO É, de São Paulo, elegeu a cidade como uma das 50 melhores do Brasil para se investir, trabalhar e viver. Na edição do último domingo, 3 de Janeiro, de um dos principais jornais do país, O ESTADO DE SÃO PAULO, Cristalina ganhou destaque mais uma vez.

A taxa de desemprego está abaixo de 4%. O setor imobiliário e industrial também se expandem com consistência e novos investimentos na área são feitos quase que periodicamente. Creio que a união de esforços é o principal fator para que Cristalina vivencie esse momento. Afinal, nem sempre foi assim. Há poucos anos, o município sofria com a falta de emprego e novas oportunidades.

O poder público foi importante nesse sentido. Os esforços políticos e os incentivos dados pelo Município e pelo Estado, foram fundamentais para que gigantes como as alimentícias Bonduelle e Fugini, se instalassem em Cristalina. Do mesmo modo, o planejamento e os maciços investimentos tecnológicos feitos pelos agricultores, são o braço forte que mantém nosso município como destaque no setor.

A falta de energia assusta, mas o Governo de Goiás já sinalizou que fará todos os esforços para garantir mais estabilidade energética para a região. Recentemente, Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás, assinou contrato que permitirá a construção de uma linha de transmissão em Luziânia e que beneficiará Cristalina no que se refere ao fornecimento de energia.

A segurança é outro ponto que precisa de mais atenção. Comércios e a própria população, tem sido vítimas de assaltos a mão armada, alguns à luz do dia. Não vejo má vontade em resolver o problema. Em recente conversa que tive com um coronel da Polícia Militar, ele me informou que a falta de efetivo atinge a maioria dos municípios, mas destacou que o governador convocará aprovados do último concurso da PM que estavam no cadastro de reserva, para tentar resolver o problema da segurança pública no Estado, em especial em Cristalina e no Entorno de Brasília.

Creio nisso! Mesmo com as dificuldades e os desafios que ainda precisam ser superados, existem muitos motivos para comemorar. Cristalina é sem dúvidas um lugar abençoado por Deus. Sua localização e seu clima são presentes que a cidade recebeu dos céus, pelo tanto que são importantes, pode se dizer que são “dons” que fazem do lugar uma cidade especial. Quem vive aqui sabe! E quem vive aqui, ama a cidade.

O povo cristalinense tem uma enorme capacidade de reinventar, de acreditar de novo, além do gosto pelo trabalho, pelas construções e pelo campo. O cristalinense tem mania de grandeza. Sabem o quão longe podem chegar. A auto estima da cidade, recuperada nos últimos anos, fazem com que as pessoas não aceitem mais regredir. Cristalina tem boa saúde e boa educação, as ruas estão limpas e as praças bem tratadas. É só andar pela cidade.

Alguns, pessimistas, fazem chacota, perguntam ironicamente: “onde é essa Cristalina, que eu vou me mudar pra lá?!”, mas a resposta tá na “ponta da língua”: “Eu sei onde ela tá, tá ali na porta de Brasília e do Brasil, minha casa é nela, minha família vive aqui e eu sempre acreditei que Cristalina daria certo.”

Matheus Vasconcelos, 20 anos, cristalinense, é assessor especial do Governo de Goiás, diretor da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás e Conselheiro Estadual da Juventude)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias