Home / Opinião

OPINIÃO

Memórias de nossa gente

No segundo semestre de 2012, por iniciativa de Hélio Moreira, expoente da Medicina, e Membro Efetivo da Academia Goiana de Letras, com suporte financeiro da Unicred – foi publicado o primeiro volume da monumental obra “Memórias de Nossa Gente”, elencando a súmula biográfica de notáveis personalidades da cultura goiana, quais sejam: Anis Rassi, Joffre Marcondes de Rezende, Nelly Alves de Almeida, Eli Brasiliense Ribeiro, Rosarita Fleury, Belkiss Spenciere Carneiro Mendonça, Francisco Ferreira de Castro Azevedo, Hugo de Carvalho Ramos, José J. Veiga, Cora Coralina, Padre Luís Palacin, Anatole Ramos. Cada uma desses ilustres personagens de nossa cultura e de nossa história cultural, a cargo de um de nossos representantes de nossa Academia Goiana de Letras.

À ocasião, ao ensejo de cumprimentar o talentoso organizador da obra, instei o ilustre Doutor Hélio Moreira no sentido de ampliar o elenco dos biografados, com a súmula biográfica de outros tantos expoentes de nossa cultura.

Seja por essa ou por outras razões, certo é que o Acadêmico Hélio Moreira volta ao tema, dando continuidade àquela obra monumental, - “Memórias de Nossa Gente” – com a súmula biográfica de Luiz Rassi, José Normanha de Oliveira, Francisco Ludovico de Almeida Neto, Carlos Fernando Filgueiras de Magalhães, Carmo Bernardes, Zoroastro Artiaga, Ricardo Augusto da Silva Paranhos, Bernardo Élis, Heleno Godoy, Colemar Natal e Silva, Yeda Schamltz, obra com prefácio do dedicado organizador da coletânea, Hélio Moreira.

A pretexto de discorrer sobre essas figuras excelsas, os autores das respectivas súmulas biográficas valeram da oportunidade para dissertarem sobre a épocas de cada figura biografada, bem assim sobre seus coevos. A partir da Família Rassi, suas origens e desdobramentos. A longa viagem de Luiz Rassi até Vianópolis e seus destinos, ficando suas raízes imperecíveis.

Especial destaque para o Acadêmico José Normanha de Oliveira, ícone da Radiologia e pioneiro dessa ciência, em Goiás, natural de Carinha (BA), que deu importantíssima contribuição científica a Goiás e sua gente. Fundou, aqui, o IRG – Instituto de Radiologia de Goiás, que subsistem à Av. Goiás, Centro, e na Rua 84, Setor Sul, administrados por seus filhos. A filha Renata encaminhou-se para a atividade jurídica. Deu especial contribuição à “Alliance Française”, na sua implantação e solidificação, em Goiás, mormente quando da chegada, a que, de seu primeiro Diretor Jacques Camé, que aqui faleceu, e aqui se encontra sepultado. José Normanha foi casado com Dona Bernadete. José Normanha é um dos fundadores do Country Clube, e da Loja Maçônica Aurora de Goiás, Oriente de Goiânia, sob a jurisdição do Grande Oriente do Brasil. Os filhos Leonardo, João e Renata continuam seu trabalho missionário. Foi quinhoado com o Primeiro Prêmio Mérito Profissional em Medicina. Deixou vasta bibliografia, com destaque a “Pensamentos Vividos”, do Politeísmo ao Monoteísmo, “Uma Visão Histórica da Medicina”, “O Homem com Ideia e Realidade”, “O Pensamento Vivo de Isócrates de Oliveira”, e várias outras obras em que estão presentes o esteta e o pensador.

Francisco Ludovico de Almeida Neto. Um dos maiores propugnadores pela Faculdade de Medicina da UFG – Universidade Federal de Goiás.

A Casa de Francisco. No Cerrado, foi plantada uma arvora, que cresceu e frutificou. E, obedecendo à Justiça história, e ao julgamento do coração a Faculdade de Medicina da UFG tem como epíteto “A  Casa de Francisco”. Homenagem da Douta Congregação ao Eminente Professor Emérito Francisco Ludovico de Almeida Neto, Fundador da Faculdade de Medicina da UFG. Homenagem tributada no dia 30 de março de 1988.

(Licínio Barbosa, advogado criminalista, professor emérito da UFG, professor titular da PUC-Goiás, membro titular do IAB-Instituto dos Advogados Brasileiros-Rio/RJ, e do IHGG-Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, membro efetivo da Academia Goiana de Letras, Cadeira 35 – E-mail [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias