Home / Opinião

OPINIÃO

OAB-GO: resgate histórico

Cacifado com a maioria esmagadora dos advogados goianos, o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva está imbuído do firme propósito de dar novos rumos a entidade, colocando-a nos trilhos. Aliás, este foi um dos compromissos de sua campanha vitoriosa e que já começa a trabalhar para cumpri-lo.

O objetivo principal de sua gestão, como ele próprio faz questão de frisar, é reconquistar o respeito que a advocacia goiana perdeu. Para tanto, já debate a criação da Procuradoria das Prerrogativas. A ideia, conforme adiantou em campanha, é contratar advogados por meio de concurso público, bem remunerados, que vão trabalhar exclusivamente para defender os advogados e suas prerrogativas.

Além dessa medida, para reativar o respeito que a Ordem tinha, a nova Diretoria da OAB-GO, sob a presidência de Lúcio Flávio, pretende resgatar a atuação histórica da entidade. Ou seja: Participar efetivamente de decisões nacionais, regionais e locais, bem como defender as demandas de interesse da comunidade, na área da saúde, educação, trabalho, segurança pública, consumidor, transporte,enfim tudo aquilo que contribui para dignidade da pessoa humana.

Em visita recente a escritórios de advocacia, em Hidrolândia, o novo presidente da OAB-GO reiterou o compromisso de mudança na entidade, de maneira a garantir melhorias dos serviços prestados pela instituição para toda a categoria goiana. Deixou claro que a estruturação, a aparelhagem adequada das subseções é um compromisso fechado da nova Diretoria. Lúcio Flávio também possui propostas de defesa e apoio à advocacia em início de carreira - advogados com até dez anos de ingresso na Ordem.

São metas da nova Diretoria da OAB-GO: a democratização da escolha dos membros da diretoria da Comissão do Advogado Iniciante; a revisão do modelo eleitoral da Ordem; eleição direta para composição das listas sêxtuplas do quinto constitucional e o fim da cláusula de barreira que impede que os advogados com menos de cinco anos de inscrição se candidatem às eleições classistas. Quer também melhorias para os serviços prestados pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e Centro de Esporte, Cultura e Lazer (CEL/OAB-GO).

A propósito, a posse de Lúcio Flávio, do novo vice-presidente, Thales José Jayme; secretário-geral, Jacó Coelho; secretária-geral adjunta, Simone Gomes, e diretor-tesoureiro, Roberto Serra,  bem como dos novos conselheiros seccionais e diretores de Casag, aconteceu no dia primeiro deste. A diplomação, que se configura como um ato com grande apelo simbólico, festivo, será realizada na terça-feira, 26, no CEL/OAB-GO, contando com participação de autoridades e familiares dos diplomados.

Ao nosso exemplo, a maioria dos advogados não apenas tem uma forte expectativa, mas está confiante de que Lúcio Flávio colocará realmente a OAB-GO nos trilhos. E, para tanto, já deu provas de que está imbuída do firme propósito de contribuir para tal, ao elegê-lo presidente da instituição com uma maioria esmagadora de votos, ou seja, bem superior ao montante obtidos pelos seus concorrentes juntos. Deus abençoe a nova Diretoria da OAB-GO.

(Eduardo Genner de Sousa Amorim, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás - SECEG; e da Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins - FETRACOM)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias