Home / Opinião

OPINIÃO

A educação com o Cristo no 32° Congresso Espírita do Estado de Goiás

Sob o pálio generoso de Deus nosso Pai de extrema bondade e infinita misericórdia, a Federação Espírita do Estado de Goiás abriu os braços do coração para colher e abrigar fraternalmente os ilustres participantes da 32ª edição do Congresso Espírita Goiano realizado de 6 a 9 de fevereiro de 2016, no Centro de Convenções e Eventos nesta Capital. O ato inaugural deste espetáculo magistral de raríssimo esplendor foi ornamentado pela sonoridade musical das belíssimas canções interpretadas pelos renomados artistas Patrícia Melo, Vanessa Bertolini, Sheila Paiva, Sérgio Paiva, Lohane Noleto, Sara Esméria e a notável apresentação do Hino do Congresso pelos nacionalmente consagrados cantores goianos e Maurício Keller e Cacá Rezende.

A Feego consciente de que o Nazareno foi, é e será sempre o maior pedagogo da humanidade houve por bem escolher como temática central de seu já consagrado evento anual a temática: “Educação com o Cristo.” Envoltos em uma sintonia vibracional de sublime amorosidade e arrimada na assertiva crística do “eis que estarei convosco todos os dias da minha vida”, os amigos espirituais presentes e que influenciam em nossas vidas muito mais que possamos imaginar propiciou a criação de um ambiente relacional de fraterna convivência. E nesta ambiência de serenidade e paz a conferência inaugural de abertura do evento esteve a cargo da doutora Sandra Borba, escritora, palestrante e coordenadora do Departamento de Infância e Juventude do Conselho Federativo Nacional, sobre o tema central do congresso: Educação com o Cristo já que haveria ao depois de brindar os congressistas com a primorosa elucidação do tema: Os Pilares da Educação da Alma.

Irani Inácio 01

A Feego mais uma vez foi agraciada com a presença da ausência de famosos palestrantes, verdadeiros ícones do movimento espírita nacional. Vindos de todos os quadrantes da pátria brasileira e amparados pela segura orientação de seus respectivos mentores espirituais, eles desfilaram pela tribuna congressual abordando com objetividade, os multifacetários aspectos da temática central do conclave. Estribados no tríplice aspecto da consoladora e esclarecedora doutrina codificada pelo insigne Allan Kardec cada um esposou de sua forma e maneira a mensagem educativa do Evangelho de Jesus. Falando não ao intelecto mais ao sentimento do educando a mensagem do Cristo teria, como efetivamente teve, o escopo primordial de deitar a luz do saber e do conhecimento na mente e no coração de cada congressista.

Rossandro Klinjey, escritor, professor universitário, evangelizador, palestrante espírita, psicólogo clínico, mestre em saúde coletiva, especializado nas áreas de recursos humanos e gestão de pessoas, da Sociedade Espirita Joana de Angelis e da Associação Médica de Campina Grande na Paraíba, consciente de que “ninguém educa sem se auto educar,” com raro brilhantismo e invejável competência abordou o sugestivo tema: A Ética em Mim: Passo para a Construção do Bem.

O conferencista Simão Pedro de Lima é professor universitário, historiador, contabilista, bacharel em direito, mestre em educação superior, com três especializações em Administração, História Moderna e Contemporânea. Integrante da Sociedade Espírita Casa do Caminho da portentosa e acolhedora cidade de Patrocínio, que encanta sublimando de generosidade o triângulo mineiro, com sua didática inconfundível trouxe a lume preciosíssimas informações sobre: A Pedagogia do Cristo.

O jovem Marlon Reikdal, especialista em psicologia analítica, estreante no Congresso Espírita de Goiás, autor de várias obras inclusive Espelhos da Alma e Refletindo a Alma, é colaborador da Federação Espírita do Paraná e da Associação Médica Espírita daquele importante Estado do país. Estudioso obstinado e incorrigível pesquisador tornou-se divulgador da interface entre Psicologia e Espiritismo pelo Brasil, em especial a Série Psicológica da veneranda Joana de Angelis. Abordando o tema Conhece-te, para Educar suas Emoções, a sua foi uma participação primorosa e encantadora.

Para gáudio dos numerosos confrades e confreiras de Goiás, a Feego colocou na tribuna do concorrido conclave nosso conterrâneo Dr. Otaciro Rangel que orgulha Goiás e encanta o Brasil como físico, palestrante espírita, doutor em ciência pela PUC-RJ, pós-doutorado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, professor do Instituto de Física de São Carlos – São Paulo e professor aposentado da IFSC-USP de Santa Catarina. Ao abortar com sabedoria e absoluta segurança o tema A Ciência e o Espiritismo demonstrou comprovando a importância da ciência como pilastra integrante e sustentadora do tríplice aspecto do Espiritismo e agradou muita gente, sobretudo os que, espíritas ou não, já entendem que filosoficamente ciência e religião devem caminhar de mãos dadas.

O magistrado paulistano José Carlos de Lucca, que é médium, palestrante e renomado escritor espírita e autor de várias obras de inestimável valor literário e religioso é também apresentador do programa Sem Medo de Ser Feliz, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior e na Rádio Mundial o programa Cura e Libertação enfocou com brilhantismo o tema A Escola de que Você Necessita. Demonstrando farto saber doutrinário, com estrema lucidez e invejável capacidade de comunicar, interagiu com o público e com ele pôs-se a cantar como um exímio maestro a reger em sintonia com a espiritualidade um imenso coral de milhares de vozes. Nimbado por uma energia de extrema amorosidade o numeroso auditório compartiu com a  espiritualidade amiga um momento de sublime emoção.

O ilustre e ilustrado magistrado do portentoso Estado das Minas Gerais  Haroldo Dutra Dias, autor de várias obras, palestrante pátrio, internacional, e tradutor do Novo Testamento publicado pela editora da FEB – Federação Espírita Brasileira é um dos fundadores do Nepe – Núcleo de Estudos e Pesquisas da FEB e do Instituto Ser. Com sua retórica consciente, inspirada e arrebatadora, este conferencista que em agraciando já brindou tantas outras edições deste Conclave com suas fantásticas apresentações, é um moço e velho missionário dos Céus que, embora ainda jovem traz consigo a marca de muitas andanças pelo caminho do tempo.

Muitíssima bem aventurada foi a ideia da Feego em escolher uma prata da casa para palestrar e, ao depois ser guindada,  por merecimento, ao honroso patamar do cenário por onde jornadeiam os grandes palestrantes do país. Com arrimo na milenar e veneranda sentença do Cristo estratificada na primorosa mensagem do  “deixai vir a mim os pequeninos”, a professora de música, mestra em educação, evangelizadora e escritora Cintia Vieira Soares, distribuindo sorrisos e esparzindo alegria, ascendeu à tribuna e ao palco do majestoso conclave. Explicitando e exemplificando A Arte de Educar, ela pediu vênia para, em primorosa aula prática, ensinar como apresentar sem as impedir, nossas crianças a Jesus o Mestre por excelência.  Jovial, exuberante e bela a novel Diretora Pedagógica do Lar Espírita Francisca de Lima e Diretora do Departamento de Infância e Juventude da Feego, demonstrou comprovando com simplicidade porque se tornou pioneira nacional na divulgação do abençoado projeto de evangelização de bebês.   Amoráveis e encantadoras a evangelizadora Cíntia e a doce cantora Cacá Rezende, abriram caminho para que a Espiritualidade Amiga com suaves vibrações de amor e de luz pudesse ajudar-nos a forjar uma ambiência fraternal que emoldurou o cenário congressual até o findar do bem sucedido conclave. Sua majestosa participação permite-nos antever que, à luz da doutrina espírita, educar é sinônimo de amar.

À mingua de recursos e qualidades morais e intelectuais para traçar com precisão e fidelidade um contorno sobre o irretocável desempenho e delinear a personalidade ilustre, ousada e sem jaça do incomparável Divaldo Pereira Franco, diria apenas que esta estrela de primeira grandeza do Espiritismo Mundial  resplandecente veio mais uma vez, brilhar e luzir intensamente nos céus de Goiás, ao ensejo da realização do maior evento  espírita do planeta. Ousamos apenas informar a quem não teve a grata ventura de assisti-lo que os preciosos e inolvidáveis ensinamentos evangélicos cristãos hauridos de sua mente privilegiada, através da Palestra e do Seminário sobre O Homem Integral, com sua retórica eloquente e arrebatadora caíram sobre o céu das nossas almas como verdadeira melodia de amor.

Bruno Raoni, Angélica de Pádua e Erick Carvalho, coordenadores da Juventude no Congresso estratificaram assim a preciosidade do aprendizado de sua faixa etária: “O jovem conheceu o verdadeiro amigo Jesus.” Felizmente e para o júbilo das duas humanidades que se entrelaçam pela sintonia vibracional, a arte ganha corpo no universo do Movimento Espírita harmonizando mentes e pacificando corações. Nesta linha de raciocínio marcaram presença no Congresso, elevando a vibração do ambiente os seguintes artistas: Arthur e Julie, Sara Esméria, Grupo In Cena, Vanessa Bertolini – Gan, Grupo Luz de Jatai, Ângela Barra e Adriano Pinheiro, Grupo Seareiros, Sintonia do Distrito Federal, Coral Vozes da Terra, Grupo Raios de Luz – Silvânia Goiás, Grupo Oficina da Arte, Amauri Garcia, Karina e Betinho, Roberto Moreira, Gláucia e Hugo, além da belíssima apresentação da Infância e Juventude.

Por derradeiro, com respeito e humildade, sem falsos elogios e extremamente agradecidos tomamos a liberdade de abraçar fraternalmente os venerandos confrades Ivana Raisky e Paulo César Ferreira dos Santos, em nome deles parabenizando todos os integrantes da competente equipe de trabalhadores que contribuiu para o sucesso do evento. Coroado de pleno êxito e ao influxo do seguro comando da Espiritualidade Superior, além dos 3.432 congressistas presenciais, mais de 82 mil acessos de internautas de 51 países foram agraciados com o rico conteúdo doutrinário das palestras e com a beleza poética e musical de um espetáculo venerando e de raríssimo esplendor. Resta-nos sobejamente comprovado que: “Se na terra é noite ainda, já começam a aparecer as primeiras clarinadas do amanhecer.”

(Irani Inácio de Lima, presidente da Associação Jurídico Espírita de Goiás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias