Home / Opinião

OPINIÃO

Nova gestão coloca o município no caminho certo

Apesar da severa crise financeira que assola todos os municípios brasileiros, a nova gestão que administra Itapaci, que está há pouco mais de 120 dias à frente da prefeitura local, já começa a mostrar serviços à população. O prefeito Ney Boa Safra (PTC), que assumiu o executivo em 26 de setembro de 2015, após a cassação do mandado do ex-prefeito Francisco Olizete Agra, que foi alvo de impeachment decretado pela Câmara Municipal, quando 8, dos 11 vereadores, votaram pelo afastamento em definitivo do ex-prefeito, acusado de inúmeras irregularidades, já coloca o município nos rumos.Neste curto período, já se pode notar significativos avanços, em praticamente todas as áreas da administração. No último sábado, dia 30 de janeiro, resgatando compromissos assumidos com os universitários da cidade, o prefeito fez a entrega de 3 ônibus para o transporte de alunos para faculdades de Ceres e Rubiataba. São veículos seminovos, adaptados para dar conforto e comodidade aos alunos. Os três ônibus foram adquiridos pela prefeitura de Itapaci, com recursos própios e parcerias.

120 dias de muito trabalho

Nestes 120 dias em que está à frente da prefeitura, Ney Boa Safra imprimiu ritmo acelerado à gestão, visto que, ao assumir, em setembro de 2015, encontrou verdadeiro caos administrativo. "Foi necessário arregaçar as mangas e partir para a luta, pois encontramos a prefeitura em estado pré-falimentar, devendo pra todo mundo, com salários atrasados, fornecedores também sem receber, emfim, uma verdadeira calamidade na saúde, na educação, a cidade esburacada, suja, dificuldades de toda ordem.Nossa primeira ação foi fechar as portas por uma semana para uma Auditoria Interna, onde detectamos irregularidades em todas as áreas, desvios de recursos, malversação do erário, descaso, infelizmente, a conduta na prefeitura era criminosa". diz o prefeito.

"Hoje, apesar de todas as dificuldades encontradas e também pela falta de recursos dos municípios brasileiros, já conseguimos colocar a casa em ordem. Estamos em dia com o pagamento dos servidores, dos fornecedores e com o Duodécimo da Câmara de Vereadores, que há muito tempo não recebia em dia.No final do ano, com o pagamento dos funcionários e do 13º salário, injetamos mais de R$ 1 milhão de reais no comércio local, o que há muito não se via. Já demos reinício a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que estava paralisada, iniciamos operação tapa-buracos e outras ações emergenciais". enfatiza Ney Boa Safra.

Ações na justiça

De setembro de 2015, quando a Câmara de vereadores cassou o mandato do ex-prefeito Francisco Olizete Agra (Ex-PMDB), que havia sido expulso do partido por infidelidade partidária, e o vice-prefeito Ney Boa Safra (PTC) assumiu, várias ações já foram impetradas na Justiça pelo ex-prefeito, numa sanha desesperada de voltar ao poder. Todas as tentativas, no entanto, se mostraram frustadas, negadas, tanto na Comarca de Itapaci, quanto junto ao Tribunal de Justiça (TJ-GO), em Goiânia. Agora, mais uma ação se encontra em tramitação no TJ-GO, tentando anular o que a Câmara Municipal fez com autonomia, zêlo público e atendendo ao clamor da população: afastou Olizete Agra por 8 votos a 3. A Ação Anulatória do Impeachment, que através de distribuição, se encontra sob apreciação do Desembargador Orloff Neves Rocha, demonstra a ânsia, o desespero e a luta ensandecida de quem tanto mal fez ao nosso município de Itapaci.

Contra os fatos, não há argumentos

Para culminar com a cassação em definitivo do mandato de Francisco Olizete Agra da prefeitura de Itapaci, foi necessário a revolta da população, a criação do MAI - Movimento Acorda Itapaci!- e muita coragem dos vereadores. Desde 2008, quando foi eleito que Olizete vinha cometendo atos ilícitos: desvios de recursos públicos; fraudes em licitações; desvios de empréstimos consignados junto aos Bancos; formação de quadrilha; uso de documentos falsos; nepotismo; favorecimento a empresas de fachada; venda irregular de áreas públicas; usurpação de função pública; atraso no pagamento de salários de funcionários e fornecedores e inúmeras outras ações danosas ao patrimônio público. Entre 2013 e 2014 (Um ano) Olizete ficou afastado da prefeitura pela Justiça e retornou através de liminar do TJ-GO. Isso não pode acontecer novamente, pois configuraria descrédito às instituições, à autonomia legítima da Câmara de Vereadores e feriria de morte o clamor popular. Corrupção, desmandos, desvios e roubalheira, nunca mais! Todos juntos por Itapaci!

Valdir Teixeira Chaves. Cidadão itapacino, ex-vereador, considerado o herói do Impeachment, e um dos idealizadores e criadores do MAI-Movimento Acorda, Itapaci!

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias