Home / Opinião

OPINIÃO

Rio Verde, nosso reconhecimento à campeã goiana de exportação

Os números não mentem. Sozinho, Rio Verde respondeu por US$ 469,017 milhões, valor que representa 8% do total vendido por Goiás ao mercado externo em 2015. Os dados são do governo estadual e refletem o profissionalismo, a qualificação e a força do setor agroindustrial do município.

​Dentre os principais produtos exportados por Rio Verde estão a soja (43%), milho (37%), óleo de soja 9%), tortas e outros resíduos extraídos do óleo de soja (6%), algodão (2%), farinha de cereais (1,5%) e carnes suínas (0,6%). China, Taiwan (Formosa), Vietnam, Coreia do Sul e Índia foram os principais destinos dos produtos.

​Eu, como produtor rural, e conhecedor que sou de todas as dificuldades que temos para preparar a terra, fazer o plantio, colher e depois escoar e comercializar nossos produtos, só posso parabenizar toda a classe produtora de Rio Verde por mais esse título.

​Cabe também aqui destacar e reconhecer o apoio da Prefeitura de Rio Verde, que não tem medido esforços visando melhorar a infraestrutura da área rural para o transporte de insumos e escoamento da safra. Segundo dados do município, embora todas as dificuldades, nestes últimos anos foram levantadas, patroladas e encascalhadas cerca de 5 mil km de estradas vicinais. Foram também construídas ou reformadas mais de 50 pontes e bueiros, num trabalho intensivo e diário.

​Por extensão, nossos cumprimentos à Comigo, uma cooperativa que vai além do trivial, que se preocupa em oferecer aos produtores todo o suporte para esse crescimento por meio de tecnologias, técnicas e estrutura, como silos e armazéns. Cumprimentos estendidos também ao Sindicato Rural, a APG (Associação de Produtores de Grãos), Clube dos Engenheiros Agrônomos (Ceagro), Clube Amigos da Terra (CAT) e demais entidades classistas que contribuem para esse sucesso chamado Rio Verde.

​Porém, o reconhecimento maior vai, especialmente, aos nossos produtores rurais, que investem maciçamente em tecnologia e inovação, equiparando, e muitas vezes até superando as produções alcançadas em países como os Estados Unidos.

Mas o que, de fato, esse título de maior exportadora, influencia na vida dos cidadãos rio-verdenses? Pois eu respondo: Quanto mais produzimos, é mais dinheiro circulando no município, são mais empregos gerados e mais impostos recolhidos, propiciando melhorias na estrutura asfáltica, na saúde, na educação, na segurança e outras áreas. Isso gera oportunidades!

​Por isso, Parabéns Rio Verde! Parabéns, principalmente, a todos vocês produtores e cidadãos, que fazem do nosso município um dos melhores lugares do mundo para se viver.

Lissauer Vieira - empresário, produtor rural, deputado estadual por Goiás e presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legislativa.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias