Home / Opinião

OPINIÃO

Carta aberta ao desembargador Carlos Escher

“O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons.Não há nada mais trágico, nesse mundo, do que saber o que é certo, e não fazê-lo”

Martin Luther King (Lead)

“Ilustríssimo Senhor Desembargador Carlos Escher, no último dia 5 de fevereiro, véspera do Carnaval, o senhor deferiu um pedido em liminar da Ação de Agravo de Instrumento em favor do Sr. Francisco Olizete Agra, autorizando sua volta ao cargo de prefeito de Itapaci. Será que o Senhor, Dr. Carlos Escher, como magistrado da mais alta linhagem do TJ-GO, de notório saber e competência, está ciente da decisão que tomou? Não é possível, Senhor Desembargador, que o Senhor, através de sua decisão, não esteja à par dos acontecimentos, não esteja ciente de que sua decisão está devolvendo o poder a um dos prefeitos mais corruptos e desonestos da história de Goiás. No ‘linguajar’ popular, Senhor Desembargador, o Senhor está ‘colocando a raposa pra vigiar o galinheiro’. Não é possível, Senhor Desembargador Carlos Escher, que o Senhor não saiba que Francisco Olizete Agra, montou, na prefeitura de Itapaci, uma verdadeira quadrilha para assaltar e dilapidar o patrimônio público. Que praticou, e agora com sua volta, irá continuar praticando, todo tipo de delito e de roubalheira que se tem notícia em nosso Estado.

Senhor Desembargador, a imprensa já noticiou, e não é possível que o Sr.não saiba, que Francisco Olizete Agra, monitorado por seu filho Francisco Alencar Filho, o Lilo, que também já foi prefeito de Itapaci, arquitetou uma verdadeira engrenagem criminosa para a prática de desvios de recursos e malversação do dinheiro público. O pai é prefeito de fato, mas quem é de direito e que exerce o cargo é seu filho. Isso se chama ‘Usurpação da Função Pública’. Com o poder nas mãos, eles não medem esforços para falsificar documentos, cometer fraudes em licitações, usar notas fiscais falsas, constituir e incentivar a criação de empresas de fachada para desvios, vender áreas públicas de forma irregular, empregar os parentes e apaniguados (Nepotismo), atrasar o pagamento de servidores e fornecedores, usar de falsidade ideológica, desviar dinheiro de empréstimos consignados dos servidores e não repassar aos Bancos (Caixa Econômica Federal) e várias outras ações danosas à população. Isso, no mínimo, Senhor Desembargador Carlos Escher, configura ao Sr. Olizete Agra, crime de omissão e negligência na condução da função de gestor público. Só que as irregularidades e crimes praticados pelo Sr. Olizete Agra, Senhor Desembargador, vão muito além das já citadas acima e são todas comprovados por documentos. Pelos crimes cometidos, o Sr. Olizete Agra responde a dezenas de processos na Justiça, inclusive criminal, o que pode acarretar sua prisão a qualquer momento. É a este homem, Senhor Desembargador Carlos Escher, que o Senhor está devolvendo o cargo de prefeito de Itapaci. Por diversas vezes, Dr. Calos Escher, a Juiza de Itapaci, Dra. Luciana Vidal, rejeitou a volta deles à prefeitura. Foram várias ações indeferidas. Porquê agora o Sr. decide que eles tem que voltar?

Entre 2013 e 2014, ele ficou afastado da prefeitura e só voltou por força de outra liminar. Reassumindo, voltou a praticar os mesmos desvios de conduta, implantando um verdadeiro terrorismo contra quem não compactuava com sua idéias. Em 22 de setembro de 2015, a Câmara de Vereadores, atendendo ao clamor popular e reforçada pelo Movimento Acorda, Itapaci! O MAI cassou o mandato de Olizete Agra por 8 votos a 3. Agora, quando o município estava voltando à normalidade político-administrativa; com os servidores e fornecedores recebendo em dia; com obras e serviços prestados à população; com os recursos públicos sendo aplicados corretamente; com ações na saúde; na educação; enfim, em todas as áreas, vêm essa liminar concedida por Vossa Excelência, e devolve o poder ao prefeito mais corrupto, desonesto e mal intencionado que já passou por nossa cidade.

Senhor Desembargador Carlos Escher, sua decisão feriu de morte a população de Itapaci! Deixou o município de luto na ‘acepção’ da palavra! Ainda é tempo, Senhor Desembargador! reveja sua decisão, não devolva o poder a esses larápios, pois agora, após este último afastamento, de pouco mais de 120 dias, eles voltarão com mais sede ao pote, com a sanha insaciável e ainda maior de roubar os cofres públicos. Estamos Todos Juntos Por Itapaci!”

(Valdir Teixeira Chaves. cidadão itapacino, ex-vereador,considerado herói do impeachment e um dos criadores e idealizadores do MAI - Movimento Acorda, Itapaci!)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias