Home / Opinião

OPINIÃO

Concurso público: preparação, crise e perspectivas para 2016

E é chegada a hora... você resolve dizer para o seu amigo(a), marido(a), namorado(a), mãe, pai, tio(a), avô, avó: EU QUERO ESTABILIDADE! Logo vem a sua cabeça: preciso ser aprovado em um concurso público! Mas aí surgem as várias e várias e várias dúvidas... Como começo? Quanto tempo preciso destinar aos estudos? Quais livros devo utilizar? O que terei de renunciar? Quanto dinheiro vou ter que gastar? Vou ter que sair do meu Estado? É melhor estudar por aula, leitura, resolução de questões???? E agora?

Primeira dica: aconteça o que acontecer, continue respirando...

A decisão de prestar um concurso público é muito difícil e, na maior parte das vezes, é tomada de forma prematura e equivocada.

Christian Barbosa, em seu livro “A Tríade do Tempo”, elenca um ciclo de cinco passos para se atingir um objetivo: identidade, metas, planejamento, organização e execução. O interessante é que, analisando as decisões tomadas pelos concurseiros, podemos observar que o grande erro está justamente no primeiro passo: a identidade!

É isso mesmo pessoal! Muitas pessoas não sabem efetivamente qual o desejo real que possuem, isto é, qual cargo realmente elas querem ocupar. Apenas colocam na cabeça: eu quero concurso público, pois quero estabilidade. Esta frase, por si só, pode causar sérias dores de cabeça, como anos a fio se preparando e obtendo decepções atrás de decepções...

No universo do concurso público, várias são as possibilidades. Temos carreiras jurídicas, policiais, econômicas, sociais, diplomatas, entre tantas outras. A idealização genérica de ser aprovado em um concurso público é o que leva muitas pessoas a recaírem em um erro crasso na preparação: não saberem como, quando, onde e com quem se preparar.

Dados da Folha Dirigida apontam que são cerca de 35.331 vagas abertas hoje, entre cargos de nível superior, médio, técnico e fundamental. É muuuuuuita vaga! Mas veja: você só pode ocupar uma. Logo, o foco naquele seu objetivo central é relevantíssimo para realizar seu sonho.

Todos conhecem alguém que tem uma história para contar, afirmando que queria ser delegado, mas fez concurso para agente e continuou naquela função porque se acostumou. Ou mesmo alguém que desejava ser juiz, mas fez concurso para técnico judiciário e não teve coragem de seguir em frente (sem qualquer crítica aos mencionados cargos). Ou mesmo alguém que queria ser aprovado em qualquer concurso público, mas acha impossível estudar tanto para conseguir e desistiu desse caminho. Estas pessoas provavelmente tiveram grandes problemas na definição da sua identidade, o que causou prejuízo em todos os outros elementos (metas, planejamento, organização e execução).

Definir o seu sonho e correr diretamente em busca dele pode ser uma ótima opção e uma forma de atingir mais rápido o seu objetivo. Afinal, as vezes um degrau pode se tornar uma lombada...

Os próximos anos possuem boas perspectivas para os concursos públicos. Apesar da crise econômica que afeta o país inteiro, o Estado necessita promover a constante contratação de pessoal para enfrentar as dificuldades normais de sua função pública. Porém, é fato que a preparação para os concursos públicos também tem se tornado a cada dia mais exigente.

Atualmente, muito se tem falado sobre a metodologia de coaching para concursos públicos, ao lado da preparação presencial e digital em cursos preparatórios (aulas expositivas). Sem dúvidas, o trabalho de um Coach (profissional da metodologia) pode auxiliá-lo no atingimento do seu resultado.

O processo coaching no universo do concurso público nada mais é do que a aplicação de uma metodologia específica de várias áreas do conhecimento para auxiliar o candidato no seu planejamento, metas, organização etc. Em regra, são feitas sessões semanais e há um constante contato digital (telefone, e-mail e redes sociais) entre o candidato e o seu Coach. A cobrança é constante e o estudo tende a ser mais direcionado. O valor, por óbvio, é mais elevado do que um preparatório, porém tem uma repercussão de resultados mais efetivos a longo prazo.

A preparação em cursinhos (preparatórios presenciais), por outro lado, é de suma importância também, especialmente para aqueles que estão iniciando neste processo. Ter uma boa bagagem no conteúdo que será exigido pela prova é primordial e as aulas expositivas, sem dúvida alguma, poderão lhe dar esse start esperado.

Entretanto, uma coisa é cerca: seja através do coaching, seja por meio de aulas expositivas (preparatórios em cursinhos), nada será suficiente se você não tiver um compromisso verdadeiro e disciplinado com o seu objetivo central. É hora de fazer um compromisso consigo mesmo e acreditar no seu sonho. Dizer, como já dizia Napoleon Hill, na sua “Filosofia do Sucesso”, que “nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito”. Então grite, para tudo, para todos e, melhor, para si mesmo: EU CONSIGUIREI!

(Marcílio da Silva Ferreira Filho. Professional Coach, Professor, Procurador do Estado e Advogado)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias