Home / Opinião

OPINIÃO

Florianópolis - Goiânia, cidades irmãs

A Associação Goiana de Imprensa participou ativamente dos trabalhos para a realização do convênio “Florianópolis-Goiânia, Cidades-Irmãs”, ao lado da Associação Catarinense de Imprensa. O evento, ocorrido no dia 25 de julho de 1997, na capital catarinense, deu-se quando das homenagens prestadas pela Imprensa de Santa Catarina 8º Encontro Nacional das Associações de Imprensa, ao prefeito Nion Albernaz que, juntamente com a prefeita Ângela Amim, de  Florianópolis, signatários do importante convênio social, cultural, turístico e econômico entre as duas capitais.

Cidades Irmãs

Um dos pontos positivos quando das solenidades comemorativas da Semana da Imprensa Catarinense, Centenário da Maçonaria de Santa Catariana e o 8º Encontro das Associações de Imprensa do Brasil, foi o importante convênio firmado por Ângela Amim, prefeita de Florianópolis, e por Nion Albernaz, prefeito de Goiânia, e, assinando também como testemunhas, o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Cyro Barreto, pelo presidente da Associação Goiânia de Imprensa, Walter Menezes, Abadia Lima, assessora do Gabinete da Prefeitura de Goiânia, presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, Secção de Goiás, Arthur Rezende Filho e pelo presidente da Associação Brasileira dos jornalistas de Turismo, Manoel Timóteo de Oliveira.

Pronunciamentos

Em seu pronunciamento, momentos após ter sido homenageado com o título de Sócio Honorário da Associação Catarinense de Imprensa, o prefeito de Goiânia destacou, que a parceria e a troca de informações são fundamentais para que todos possam enfrentar o processo de globalização sem maiores traumas. Discorreu sobre a história e a atualidade goianiense e o que a cidade significou para a concretização de Brasília. Foi muito aplaudido quando declarou que “Goiânia, incrustada no serrado do Planalto Central, teria doravante um mar através de sua co-irmã Florianópolis”.

A prefeita Ângela Amim falou sobre a sua cidade, uma ilha com 42 praias, duas lagoas, cinco reservas ecológicas, cinco fortes históricos e a pujança do seu povo que respalda a assinatura do convênio assinado com o prefeito Nion Albernaz. Disse sentir-se feliz pois que algumas das datas históricas de Goiânia muito tem a ver com as datas significativas de sua vida,inclusive, a do seu aniversario natalício.

Intercâmbio Proveitoso

O convênio firmado em Florianópolis tem como objetivo compartilhar experiências e integrar esforços comuns para o desenvolvimento turístico, cultural e transmitir às comunidades conhecimentos recíprocos nos campos da ciência, literatura, artes cênicas, artes plásticas, música, esporte e lazer, visando o desenvolvimento e o bem-estar de Florianópolis e Goiânia. O  convênio visa também estimular a criação de uma associação não governamental que possa manter nas duas cidades um acervo permanente de informações a disposição do público, tais como livros, documentários, registros históricos,informações e roteiros turísticos, peças promocionais, calendários de eventos, dados estatísticos e informações econômicas entre as cidades irmãs. Outro objetivo é estimular a realização de eventos que permitam estreitar o relacionamento entre administradores, empresários, desportistas, jornalistas e outras categorias profissionais e culturais das duas capitais, alem de, com apoio das Associações de Imprensa de Santa Catarina e de Goiás, proporcionar a inserção de noticiário sobre a cidade-irmã nos meios de comunicação de Florianópolis e Goiânia. A abrangência do convênio se estende a qualquer munícipe que compartilhe com os preceitos e compromissos do mesmo, assim como das aspirações das cidades - irmãs. As experiências resultantes do convênio, cuja vigência é por tempo indeterminado, serão repassadas a outras prefeituras dos estados de Goiás e Santa Catarina, como intuito de estender e estimular a integração de outras comunidades em projetos semelhantes.

(Sergey Albernaz ,jornalista, associado à Associação Goiânia de Imprensa-AGI)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias