Home / Opinião

OPINIÃO

Muitos se apresentaram, mas apenas um será chamado pelo ‘professor’

Há sete anos governando Aparecida de Goiânia – o segundo maior município do Estado de Goiás - o prefeito Maguito Vilela (PMDB) pode exibir um extenso portfólio de obras. A cidade, que antes era considerada a ‘Baixada Fluminense do Centro-Oeste’, avançou em pontos importantes. Muito foi feito e, para continuar crescendo, sobretudo, na geração de emprego, Educação e Saúde, o próximo prefeito ou prefeita precisa observar o que deu certo e, é claro, ousar ainda mais na tentativa de superar o antecessor.

Vereadores, secretários e lideranças da base maguitista se colocaram à disposição para, quem sabe, receberem o apoio do peemedebista, nas eleições de outubro e, se aprovados pelos eleitores, governarem Aparecida pelos próximos quatro anos.

Maguito, sem dúvida, será um importante cabo eleitoral para aquele que for escolhido para disputar a prefeitura, com as ‘bênçãos’ da base do atual prefeito. A lista de interessados na empreitada já registra nomes como, por exemplo, do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha – apontado por muitos como favorito, do vereador Ezízio Barbosa, da secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, Euller Moraes, da Secretaria de Governo, Rodrigo Caldas – secretário de Desenvolvimento Urbano, Adriano Montovani – secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Mário Vilela – secretário de Infraestrutura, Jório Rios – da secretária de Administração e Recursos Humanos e do líder do prefeito na Câmara, Edilson Ferreira.

Cauteloso nas palavras, quando questionado sobre o assunto, Maguito valoriza cada um dos pré-candidatos, assegurando que todos têm condições de participar da disputa.  O ‘comandante’ já antecipou que sai na frente aquele que demonstrar “poder de articulação, conversar com o povo e ainda ser capaz de ser tocar obras importantes”. O nome indicado para disputar a prefeitura nas eleições deste ano deve ser indicado por Maguito , segundo o burburinho político, em abril ou maio.

O tempo pode ser, a essa altura do campeonato, favorável ao prefeito Maguito, que poderá observar melhor seu possível sucessor, ensinando-o como administrar uma cidade em pleno crescimento, cheia de demandas, mas também repleta de boas expectativas. Aos que pleiteiam a ‘unção’ do prefeito, o passar dos dias pode parecer lento, aumentando a ansiedade e a perspectiva de poder. Até lá, os pré-candidatos também terão a oportunidade de aprender um pouco mais com o ‘professor’. Contar apenas com o apoio de Maguito não é certeza de vitória nas eleições.

Os interessados em sentar numa cadeira que garante projeção política estadual e nacional, devem ‘colocar o bloco na rua’, conquistar apoiadores e demonstrar ao eleitor aparecidense que poderá se igualar ou, quem sabe, superar Maguito Vilela.

(Rodrigo Augusto, é jornalista.)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias