Home / Opinião

OPINIÃO

O dualismo na Polícia Civil de Rio Verde - GO

O papel fundamental da Polícia é a repressão e combate ao crime. Entretanto, o problema da agressividade e rebeldia dos jovens nas escolas, na família e na sociedade também é problema que requer ação policial. Hoje, por exemplo, a agressividade e rebeldia dos jovens é um problema preocupante, dramático e amedrontador, principalmente na família, na escola e na sociedade. De maneira geral, todos questionam as causas. Culpa dos pais? Do modelo atual de educação?

Se estivéssemos na Idade Média, diríamos que os jovens – cujas fronteiras com os adultos não eram bem definidas – deveriam ser bem assistidos, mas sempre policiados, para que, quando adultos, se integrassem perfeitamente nos novos espaços da época, sob vigilância absoluta, sujeitos a uma situação rigorosa quanto a seu espaço, seu tempo, seu corpo, seus gestos e suas atitudes, carimbados como seres insignificantes, que não despertavam atenção. Hoje, a pedagogia moderna – contrária a esse tipo de relacionamento – classifica as instituições de então “como vazios de significados” por não responderem diretamente às preocupações mais urgentes dos jovens, tais como, por exemplo, o estabelecimento de um diálogo efetivo com eles num espaço onde pudessem expressar suas ideias e opiniões livremente e de várias maneiras. Infelizmente, na prática não é bem assim.

Fundamentado em tais princípios é que o competente Delegado da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio Verde - GO, dr. Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira, preocupado com o problema, resolveu diversificar a atuação da Polícia, sob seu comando, implementando o Projeto “Amigo da Segurança Pública” ou polícia Civil Mirim, desejoso de transformar as relações que se estabelecem entre os diversos membros da sociedade, tornando-os significativos e enriquecedores para todos, a partir do momento em que pais, escolas e sociedade se apropriem de conceitos e metas que correspondam às necessidades e interesses dos jovens, ou seja, num espaço onde as pessoas dialogam umas com as outras; construam relações de confiança e solidariedade; convivam com diferentes modos de ser e com a diversidade de opiniões e interesses.

Pelo Projeto “Amigo da Segurança Pública”, o insigne delegado Danilo Fabiano estabelece parcerias com as escolas municipais, estaduais e empresas privadas. Os beneficiados são crianças carentes de 11 a 15 anos de idade. O Curso é aplicado em sessenta dias e as turmas se intercalam após esse período, e as aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras, no período matutino. O ambiente onde as crianças estudam é amplo, confortável, com aparelhos de multimídia de última geração, inclusive com direito a saboroso e farto lanche. Descrito assim, o edifício da 8ª Delegacia Regional de Polícia de Rio Verde assemelha-se a uma Secretaria de Segurança Pública, tamanha a suntuosidade, codificada na eficiência e cordialidade do atendimento. Curiosamente, a 8ª Delegacia Regional de Rio Verde é a única no Estado de Goiás que dispõe de salas de aulas confortáveis em sua dependência interna. Isso explica a constante procura das famílias por uma vaga.

Outra especificidade do Projeto consiste em mostrar às crianças qual o fim das pessoas que optam por caminhos do crime, da delinquência, das drogas; e incentivar as crianças para serem disciplinadas, obedientes às leis, aos pais, aos idosos, bem como a dedicação aos estudos como o meio mais apropriado para se ter uma profissão rentável como garantia de um futuro tranquilo e seguro. Como se percebe, a iniciativa do dr. Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira é facilmente reconhecida por ser diferente das demais. Por isso é referência às novas gerações. Competente e criativo, o querido delegado promove o progresso e amplia os horizontes, transformando a segurança pública no oxigênio do bem-estar social. Como gestor, estimula o trabalho, executa projetos nobres e conclama sua eficiente Equipe ao dever, de vez que há bastante trabalho a executar.

Enfim, a compreensão, enquanto capacidade abrangente que permite uma relação criativa entre aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, é o propósito essencial da articulação do Projeto “Amigo da Segurança Pública”.

(Ademar Romano, prof. federal, escritor e presidente da Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios de Rio Verde – GO)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias