Home / Opinião

OPINIÃO

Os melhores prefeitos do século XX

A Associação Goiana de Imprensa inseriu-se às comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil promovendo a grande festa Os Melhores Prefeitos do século XX. O evento épico deu-se há 16 anos, mas vale a pena relembrá-lo.

A entidade prestou, assim, uma marcante homenagem às figuras mais representativas em nosso estado, na área da administração pública municipal.

A escolha dos prefeitos homenageados deu-se num universo de 118 relatórios de administrações municipais que chegaram às mãos da Comissão Promotora.

Os prefeitos homenageados valorizaram, nas suas gestões, os projetos voltados à educação e ao meio ambiente. Também a ética, honestidade e a coerência política foram levados em conta.

O evento aconteceu no dia 20 de abril do ano de 2001, a partir das 21 horas, no recinto do Master Hall, totalmente lotado. Houve pronunciamentos, entrega de troféus e diplomas, coquetel e confraternização entre os presentes.

Na ocasião falou o então Secretário da Fazenda, Jalles Fontoura, em nome dos ex-prefeitos, tecendo elogios aos promotores da festa e aos administradores municipais homenageados. Também, profilou os prefeitos já falecidos homenageados “in memoriam”.

O então presidente da AGI, jornalista Walter Menezes, disse que a láurea o Melhor Prefeito do Século XX é a maior já concedida, em Goiás, na esfera municipalista. A entidade mater da comunicação em Goiás, ao patrociná-la, iniciou um novo ciclo de relacionamento com o interior goiano, verdadeiro esteio do futuro da nossa terra.

Em nome dos laureados a prefeita de Montividiu, Renata do Nascimento Leão, falou da importância do evento para demostrar que, em meio ao descrédito popular dos políticos, há espaço para a seriedade e o respeito com os munícipes.

A MESA DE HONRA

A mesa de honra abrigou o secretario da Solidariedade Humana de Brasília, professor José Luiz Vieira Naves, representante do governador Joaquin Roriz; dona Iris Araújo, suplente senadora, representando a Assembleia Legislativa de Goiás; deputado José Essado, um dos homenageados; vereadores de Goiânia; empresário Sérgio Câmara, representando a Organização Jaime Câmara; professor José Fernandes, presidente da Academia Goiana de Letras; jornalista Eliezer José Penna, representando os ex-presidentes da AGI; e sr. Nonô Amaral, presidente do PSC de Goiânia, além do presidente da AGI, jornalista Walter Menezes.

GALERIA DOS HOMENAGEADOS(IN MEMORIAM)

Jonas Ferreira Alves Duarte (Anápolis, representando pelo seu filho Haroldo Ferreira Duarte), Públio de Souza (Catalão, representado por Públio de Souza Neto), José Rodrigues de Queiroz (Cristalina, representando pelo filho, Luiz Alberto de Queiroz), Antônio Ferreira de Morais ( Paraúna). Onício Rezende (Quirinópolis, representado por José Cherobino), Eurico Veloso do Carmo (Rio Verde, representado por Régio Maria Teixeira Júnior), Iron Jaime do Nascimento (Rio Verde, representado pela viúva Marilene Leão Nascimento), Paulo Campos (Rio Verde, representado por Márcio E. Campos, seu filho), Turmim Azevedo (Santa Helena de Goiás, representado por Renaldo Joaquin da Silva), André Ferreira de Carvalho (Crixás e Uirapuru, representado por Eleuza Neves de Carvalho Ferreira Marques), Venerando de Freitas Borges (Goiânia, representado por sua filha Nize Freitas de Souza), Israel Amorim (Iporá e Israelândia, representado pelo seu filho, Armando de Souza) e Antônio Carlos Paniago (Mineiros, representado pelo seu pai, sr. Antônio Paniago).

EX-PREFEITOS

Marcando seus nomes no limiar do novo século, foram homenageados: Ari Ribeiro Valadão (Anicuns), Iris Rezende Machado (Goiânia, representado por dona Iris Araújo), Joaquim Roriz (Goiânia, representado pelo professor José Luiz Vieira Naves, secretário da Solidariedade Humana de Brasília), Hélio Seixo de Brito (Goiânia), Otávio Lage de Siqueira (Goianésia, representado pelo secretario da Fazenda, seu filho, Jalles Fontoura), Sinval Boaventura (Itapuranga), Modesto de Carvalho (Itumbiara, representado por Getúlio de Lima), José Gomes Filho Acreúna), Paulo Rodrigues de Freitas (Cachoeira Alta), Oscar Santos (Caldas Novas), Arizio Morato (Firminópolis) José Essado (Inhumas), João Leonor (Jandáia), Ademar Amorim (Piracanjuba), Aniceto de Oliveira Costa (Pontalina), Edson Monteiro de Godoi (Pires do Rio, representado por João Sésar Fleury e Nerivaldo Costa (Quirinópolis).

PREFEITOS EM EXERCÍCIO (GESTÃO 1997-2000)

Iraci Antônio David (Alexânia), Osvaldo Pinheiro Dantas (Arenópolis), Ramiro Caiado Fleury (Cachoeira Alta). Antônio Lary de Souza Castro (Caiapônia), Valter Pereira Melo (Ceres), Orlando Silva Naziozeno (Crixás). Fernando Autusto de Castro Furtado (Faina), Afrânio Ferreira Filho (Fazenda Nova), Renata Nascimento Leão (Montividiu), Eurípedes Custódio Borges (Palminópolis), Wilson Borges (Piracanjuba), Max Rodrigues de Oliveira (Campestre de Goiás), Hélio Antônio de Souza (Goianésia), Sebastião José de Lima (Indiara), Jerônimo Pereira Lopes (Jandaia), Aderaldo Cunha Barcelos (Mineiros), José Oliveira Fernandes (Vicentinópolis), Abeçolon Ribeiro de Moura (Vila Boa) e Janete Coelho Pereira (Três Ranchos).

MENSAGENS

O presidente da AGI leu, para os presentes, várias mensagens de congratulações aos administradores municipais goianos, de ontem e de hoje, que foram distinguidos no significativo evento. A do gabinete da Presidência da República encerra com as palavras “...transmitimos a Vossa Senhoria e aos homenageados os cumprimentos do senhor presidente por esse significativo evento, desejando que a solenidade se revista do brilho indispensável. José Lucena Dantas chefe do Gabinete Pessoal do presidente da República”.

Foram registradas, ainda, as mensagens do ministro José Serra, da Saúde; do ministro da Educação, Francisco Weffort; do então ministro da Justiça, José Carlos Dias; do presidente da Câmara Federal, Michel Tamer; do vice-presidente da República, Marco Maciel; do presidente do BMDES, prof. Francisco Gros, dos senadores Maguito Vilela e Mauro Miranda, do desembargador Joaquin Henrique de Sá, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás; do general de Brigada João Alexandre Filho, comandante da Bda. Min. Mtz; dos deputados estaduais Afreni Gonçalves e Rubens Otoni; da presidente da Associação de Imprensa de Brasília, drª Elisete do Nascimento; do diretor da Regional dos Correios de Goiás e Tocantins. Dr. José Aparecido de Souza; do ministro Elias Bufaiçal, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, e do Presidente da Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas do Estado de Goiás, empresário Jacinto Lúcio Borges.

A AGI realizou a promoção em parceria com o Correio dos Municípios, dirigido pelo jornalista D’jalma Sena, a AGI realizou a promoção em parceria com o Correio dos Municípios, dirigido pelo jornalista D’jalma Sena. O cerimonial do jornalista José Cunha Júnior, com a participação de Gildete Andrade da Costa, Iracema Dantas e Régio Maria Teixeira Júnior, todos da diretoria da Associação Goiana de imprensa.

(Sergey Albernaz, jornalista associado à Associação Goiana de Imprensa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias