Home / Opinião

OPINIÃO

Toque de silêncio!

Me tocou profundamente, o toque de silêncio executado no sepultamento do cabo Moreira, mais uma vítima do crime organizado, em Goiás. O que me deixa indignado, é que o cabo Moreira, o agente Oscar, o subtenente Sérgio, assassinados nos últimos dias, não perderam as vidas por nenhuma doença, foram assassinados, covardemente, por criminosos que optaram ganhar a vida assaltando, roubando, furtando e assassinando inocentes. São indivíduos  que não temem a justiça, não respeitam as autoridades e trata a sociedade como inimiga. São elementos perigosos e nocivos à sociedade. São pessoas que não têm a mínima condição de viverem livres nas ruas das cidades.

Assistir, indignado, os velórios  e os sepultamentos dos policiais mortos em confrontos com bandidos. Mesmo tocado pela emoção, foi possível registrar a tristeza e a revolta dos companheiros de caserna, diante daquele quadro desolador. O toque de silêncio, as salvas  de tiros, as palmas, as continências, são manifestações de gratidão e de respeito por tudo que as vítimas fizeram pelas suas corporações e pela sociedade que serviram. São rituais que traduzem o sentimento das famílias e dos companheiros de profissão, mas que ninguém deseja vê-los executados. A verdade é que está muito difícil ser policial no Brasil. Ao sair de casa para o trabalho, o policial nunca sabe o que vai encontrar pela frente, qualquer vacilo, pode virar vítima dos bandidos, que estão sempre à espreita de suas vítimas.

Acredito que a sociedade, mesmo quase sempre indiferente às ações dos policiais, não têm interesse nenhum em ouvir o toque de silêncio. As corporações e as entidades representativas dos policiais têm que fazerem alguma coisa para proteger esses profissionais. O caminho, na minha opinião, é a mobilização da sociedade exigindo do governo as condições necessárias para as polícias trabalharem. Chega de tanta violência, os bandidos estão matando mais do que qualquer doença. As autoridades devem se preocupar com o mosquito da dengue, ele realmente é uma grave ameaça à humanidade. Mas, no Brasil, pior do que o mosquito da dengue e as doenças dele derivadas, é o alto índice de violência e de crimes que toma conta do país, já podendo ser considerado epidemia nacional. A população não pode ficar olhando  o bonde passar, fazendo de conta que não viu, algo precisa ser feito, com urgência.

Os brasileiros  estão sufocados pelas doenças do corpo e da alma. Se o povo não tomar atitude, ficar apenas reclamando, chorando e criticando o governo, nada vai mudar no Brasil. A fase de apenas confiar e esperar na ação dos políticos, já passou, agora é a hora da ação de cada cidadão e cidadã do País. Ninguém quer ouvir o toque de silêncio. Penso que  todos querem ouvir, sim, o Hino Nacional Brasileiro, simbolo de vitórias do bem contra o mal, da paz contra a violência e da verdade contra a mentira. O país que todos desejamos, têm que haver justiça social, solidariedade, democracia, ordem e progresso e cumprimento das leis estabelecidas. Queremos um país que toque alvorada e não que toque silêncio.

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias