Home / Opinião

OPINIÃO

A crise e a educação em Ipameri

O Brasil tem enfrentado um grande desafio, especialmente nos últimos anos, de promover avanços significativos na área educacional, nos aspectos quantitativos e qualitativos. Tendo em vista a necessidade de se garantir uma educação de qualidade, diversas ações estão sendo realizadas.

Ipameri, uma cidade arrojada e que acompanha o desenvolvimento do país em muitos setores – social, econômico, cultural, educacional, etc. – é destaque em educação, com visível competência em todas as modalidades educacionais.

As instituições de ensino que visam atender à demanda estudantil em todas as etapas de educação básica e  ensino superior, além das diversas modalidades de ensino, demonstra a amplitude educacional do Município de Ipameri, quer seja por meio das instituições públicas de ensino ou iniciativas da Rede Privada: atendimento à Educação Infantil (creches e pré-escolas), escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, Instituto Federal e Universidade de Goiás.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Ipameri tem por missão coordenar a elaboração e implementação de políticas de educação, integradas e articuladas aos poderes instituídos, que considerem às necessidades locais, consolidando uma Escola Cidadã, por meio da vivência da escola como ambiente de aprendizagem e de formação humano - cidadã.

Assim, as ações educacionais, na sua articulação, têm sido planejadas e organizadas com o apoio incondicional da prefeita Daniela, objetivando desenvolver, gradativamente, todas as oportunidades para que o potencial educador de Ipameri se realize na vida da cidade e de cada cidadão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, para o progresso e para a formação de uma sociedade cada vez mais humana, igualitária e democrática.

Como dizia Pablo Neruda: “Bem vale haver lutado e cantado, bem vale haver vivido se o amor me acompanha.” Essa amorosidade tão própria de professores e professoras, demonstra que em momentos de crise, o mais importante é cada um e cada uma dar o melhor de si para que os outros tenham a qualidade.

Com a crise econômica atual, a arrecadação dos Estados e municípios está declinando rapidamente. Como os gastos com educação estão diretamente ligados à arrecadação de impostos, a tendência é que eles também diminuam ou pelo menos parem de crescer. Será que isso afeta o aprendizado dos alunos? O que se deve fazer para melhorar a qualidade da educação em tempos de crise econômica?

Os Estados e municípios têm que gastar 25% de suas receitas com educação e o governo federal 18%. Assim, se as transferências e a arrecadação de impostos caem, os gastos obrigatórios com educação também deveriam diminuir automaticamente. Porém, na prática, o que acontece é exatamente o inverso. Os gastos com professores, que representam grande parte dos gastos com educação, não diminuem , aumentam. Prova disso, o piso salarial, que aumentou 11,36% em 2016, passando para R$ 2.135,00, uma realidade de responsabilidade com o profissional da educação de nossa cidade.

Assim, os parcos recursos existentes têm que ser redirecionados para boas práticas de políticas públicas. E a crise pode ser uma boa oportunidade para fazê-las.

Ipameri deu um grande salto. Iniciamos o quarto ano de mandato tendo assegurado o maior volume de investimentos da história da Educação da cidade.

Vivemos uma gestão de desafios. Conseguimos equacionar muitas dificuldades. Apesar de todos os problemas, conquistamos avanços significativos em áreas fundamentais nesses anos à frente da Secretaria.

Este período – considerado curto, demarca importante etapa na História da Secretaria Municipal de Educação (SME) ao apontar avanços, dificuldades e principalmente desafios para os anos vindouros. Em função disso entendemos que as ações realizadas orientarão inúmeras outras.

As perspectivas de crescimento, desenvolvimento e alcance de metas eram enormes, no começo, assim como o volume de trabalho. Diante dessas perspectivas, desenvolvemos um trabalho com o objetivo de dar o melhor na condução desta Secretaria.

Nossa obstinação é o nosso compromisso. Foi com essa obstinação que pleiteamos e é nela que confiamos para melhorar a qualidade da educação dos ipamerinos e levar o nome de Ipameri para o mundo como cidade de vanguarda, com capacidade de encontrar soluções simples e inteligentes para os desafios.

Atendendo uma rede com 1133 alunos na Educação Infantil, 1311 no Ensino Fundamental I, 532 alunos no Ensino Fundamental II, 206 alunos na  Educação de Jovens e Adultos, temos a alegria de podermos dizer que nossas crianças e adolescentes são atendidos com dignidade, não faltam vagas, já atingimos  a meta 1 do PNE/PME Plano Municipal de Educação (Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo,50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste Plano Municipal de Educação) e nossas escolas tem uma ação muito importante no que se refere à inclusão, somos, na região a cidade que mais atende alunos com deficiência na rede regular.

Outras ações importantes merecem destaque:  o Acompanhamento da frequência dos alunos para viabilizar o recebimento do benefício “Bolsa Família”; Festival Municipal de Educação e Cultura – Femec – Jogos Estudantis, Programa “A União Faz a Vida” em parceria com o Sicredi, Projeto gincana de materiais recicláveis do Município em parceria com a Funasa para combater a Dengue, Construção e Aprovação do PME – Plano Municipal de Educação 2015 – 2025, Atendimento aos alunos das Creches no Mês de Julho para beneficiar a mãe trabalhadora, Discussão e  Contribuições de todas as Unidades Escolares na  Base Nacional Comum, Capacitação para Merendeiras, Capacitação através do Pnaic para professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, Paradas Pedagógicas para todas as modalidades de Ensino, Desenvolvimento do Projeto Agrinho, além da  contratação de  67 estagiários do IEL  em  nossas  17 Unidades Escolares .

Não posso deixar de relatar a importância que as escolas tiveram na condução dessas ações, desenvolvendo as atividades e fazendo um trabalho de equipe comprometida com a qualidade da educação.

Agradeço a todos os servidores que contribuíram para que essas ações pudessem ser realizadas. E quero aqui também ressaltar o apoio incondicional da Prefeita Municipal – Daniela Vaz Carneiro – às ações da secretaria, sabedora que é da importância da educação para construirmos uma Ipameri ainda melhor.

Em suma, a interrupção no crescimento dos gastos com educação pode ser uma boa oportunidade para que os gestores coloquem em prática programas educacionais focados na melhoria de aprendizado, deslocando recursos para esses programas e aumentando a qualidade de ensino. É na crise que os bons gestores aparecem.

A Educação pode andar bem, mesmo em tempos de crise, desde que os gestores demonstrem coragem para mudar a situação atual. Empregar bem, no lugar certo. E assim pôr em prática o ensinamento de Paulo Freire: É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

(Ana Lúcia Vaz Simão, secretária Municipal de Educação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias