Home / Opinião

OPINIÃO

Nasce a Associação dos Economistas de Itumbiara (Assecon)

A ideia surgiu pra valer em meados de 2010/2011; a base dessa organização era, como continua sendo, o curso de Ciências Econômicas (ECO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Itumbiara; o público pretendido, além de estudantes, professores e economistas, inclui as demais pessoas interessadas no debate econômico, em seu estudo e na produção de boas análises que, de fato, possam contribuir com... o entendimento e a interpretação da barafunda de questões que envolvem a economia em seus mais diferentes níveis e estratos.
Dessa necessidade surgiu a clarividência de uma articulação mais institucionalizada destes profissionais em Itumbiara. Já em 2012 foram realizadas algumas reuniões mais sistematizadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego) mas a ideia fora suspensa em razão de uma série de dificuldades.
Ficamos em um “banho-maria” de três anos e no segundo semestre de 2015 a ideia mais uma vez toma força e um grupo de bacharéis em economia e economistas retoma a discussão com mais objetividade e persistência e daí, as bases teóricas deste empreendimento associativo envolvendo princípios, metas e interesses essenciais são, enfim, lançadas e acatadas pelos participantes.
Em seguida veio a definição do estatuto social, um documento simples e muito bem arranjado para orientar praticas, condutas e formas de participação objetivando que todas as ações convirjam para o fortalecimento da Assecon e por conseguinte, para o próprio aperfeiçoamento dos economistas locais, dotando-os de formação profunda, ampla e social acerca dos principais dilemas que tomam conta de nosso mundo de trabalhos cotidianos.
A ser fundado em um bem próximo oito de março de 2016, não por acaso, dia internacional das lutas das mulheres, a Assecon é um símbolo organizativo moderno, atual e militante em favor, como já dito, da organização dos profissionais da economia visando não só o aprimoramento dos aspectos técnicos da profissão mas também e, sobretudo, o necessário resgate da dimensão humana, ética e moral deste profissional e que tem muito a contribuir com a sociedade da qual é parte.

(Ângelo Cavalcante - economista, cientista politico, doutorando em Geografia Humana (USP) e professor da Universidade Estadual de Goiás - UEG, campus Itumbiara)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias