Home / Opinião

OPINIÃO

Oração aos moços - (Rui Barbosa)

Algumas lições dessa  mensagem à  juventude, de Rui Barbosa conhecido como o “Águia de Haia”em 1907. Nasceu em Salvador em 5 de novembro de 1841, advogado, jurista, político, diplomata, orador e faleceu em Petrópolis em 10 de março de 1923. Após 109 anos da ‘Conferencia de Haia (1907), Rui Barbosa é lembrado como um dos mais brilhante e culto brasileiro de todos os tempos. Escreveu essa profunda oração para os jovens mas não proferiu quando foi paraninfo dos bacharelandos em São Paulo. Observem trechos da ‘Oração aos Moços’: “Quando ele já não entende o raio visual pelo horizonte do invisível, quando sua visão tem por limite a do nervo ótico, e que o coração, já esclerótico ou degenescente e saturado nos resíduos de uma vida gasta no mal, apenas oscila mecanicamente no interior do arcaboiço, como pêndula de relógio abandonado, que agita com as derradeiras pancadas os vermes e a poeira da caixa. Dele se retirou a centelha divina. Até ontem lhe banhava ela de luz todos esse espaço, que nos distancia do incomensurável desconhecido, e lançava entre este e nós, uma ´ponte de astros. Agora apagados esses luzeiros, que o inundavam de radiosa claridade, lá se foram, com o extinto cintilar das estrelas, as entre abertas do dia eterno, deixando-nos, tão somente, entre o longínquo mistério daquele termo e o aniquilamento de nossa miséria desamparada, as trevas de outro éter, como esse que se diz encher de escuridão o vago mistério do espaço, entre vós porém moços, que me estais a ler, ainda bilha em todas a sua rutilância o clarão da lâmpada sagrada, ainda arde em toda a sua energia o centro de calor, a que se aquece a essência d’alma e vosso coração, pois, ainda estará incontaminado; e Deus assim o  preserve.”

A intenção do grande Rui Barbosa era despertar a juventude para os caminhos corretos do bem, e não se envolverem com o mal, destacando os olhos como fonte de ambições, de enganos e ilusões. Também fala em Deus, de não perdermos a fé, dizendo: “Dele se retirou a centelha divina.” Ilustra sobre a luz, fala em luzeiros, e destaca que os jovens são fortes, são luz quando andam longe da prática do mal e se envolvem com a claridade do amor, da verdade, e da obediência. Ele diz aos jovens que estão a ler sua oração: “Ainda mais brilha e toda  a sua rutilância o clarão da lâmpada sagrada, ainda arde em toda a sua energia e centro de calor a que se aquece a essência da alma, vosso coração pois, ainda está incontaminado e Deus assim o preserve.”

Linda e profunda mensagem, para os jovens meditarem no seu valor para uma sociedade confusa, as vezes hipócrita, às vezes em trevas, sejam luz, luzeiros pela força da mocidade, pelas idéias, pela visão do futuro, pela fé em Deus e amor a verdade e as coisas boas que trazem paz. A depressão fruto da tristeza, a vida nos vícios, vingança, mágoas, e falta de perdão. Rui Barbosa  ensina transformar as trevas em luz, e não viva na escuridão. Jovens vivam para desfrutar de uma vida iluminada, de paz e de alegria, para servir e envolver sua família de plena felicidade. Hoje as trevas das ‘drogas’ estão precisando da luz, da claridade, da libertação dos jovens pela força da mocidade e a luz de Jesus que traz a paz e alegria aos corações. Essa lição de mais de cem anos é atual e pode trazer luzeiros nos caminhos dos jovens e  dos maduros também.

(Pr. Leordino Lopes de Carvalho Junior – presidente do CPA - Conselho de Pastores de Anápolis, presidente da Cruzada Pela Dignidade)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias