Home / Opinião

OPINIÃO

Momento grave no Brasil e no mundo

Há uma for­te efer­ves­cên­cia no mun­do. No Bra­sil, ela é par­ti­cu­lar­men­te mais gra­ve de­vi­do à dis­pli­cên­cia de acre­di­tar que tu­do de­va ca­ir do céu sem es­for­ço. Em gran­de par­te, os go­ver­nan­tes pou­co pri­ma­ram pe­lo de­sen­vol­vi­men­to e for­ta­le­ci­men­to da po­pu­la­ção. To­dos ti­ve­ram opor­tu­ni­da­des de agir e con­tri­bu­ir; mui­tos fa­lha­ram, le­va­dos pe­las co­bi­ças pes­so­ais. Sa­bo­ta­do­res, es­pe­cu­la­do­res, fal­sos lí­de­res e cor­rup­tos atra­sa­ram a na­ção e o po­vo em seu de­sen­vol­vi­men­to na­tu­ral.

O Es­ta­do se tor­nou per­du­lá­rio com con­tra­ta­ções po­lí­ti­cas e com­pras sem cri­té­rio, aten­den­do a in­te­res­ses par­ti­cu­la­res. As re­cei­tas são con­su­mi­das no cus­teio, nos gas­tos so­ci­ais, des­con­tro­le e su­per­fa­tu­ra­men­to. Na­da so­bra pa­ra in­ves­ti­men­tos. Des­de lon­ga da­ta têm fal­ta­do es­ta­dis­tas e em­pre­sá­rios em­pe­nha­dos no bem ge­ral da na­ção.  Com a glo­ba­li­za­ção, fi­cou ain­da pi­or, pois não há com­pro­mis­so com o pa­ís; in­te­res­sa ape­nas po­der dis­por dos re­cur­sos es­tra­té­gi­cos e lu­cra­ti­vos e van­ta­gens da es­pe­cu­la­ção fi­nan­cei­ra.

O Es­ta­do vai in­chan­do. Obras su­per­fa­tu­ra­das. Dí­vi­das e ju­ros au­men­tan­do. Não há res­pon­sa­bi­li­da­de com o fu­tu­ro. Dé­fi­cits in­ter­nos e ex­ter­nos. As con­tas es­tou­ram. Atra­sa­dos, os emer­gen­tes ten­dem a de­ca­ir. Fal­tam in­te­res­se, em­pe­nho e res­pon­sa­bi­li­da­de. Não há mais equi­lí­brio, ape­nas a bus­ca por van­ta­gens. O ar­ca­bou­ço fi­nan­cei­ro tor­nou-se do­mi­nan­te, es­ta­be­le­cen­do me­ca­nis­mos que as­se­gu­ram o for­ta­le­ci­men­to pró­prio e in­de­pen­den­te. Pro­du­zir pa­ra aten­der às ne­ces­si­da­des e ob­ter ga­nhos ou pro­du­zir ga­nhos aten­den­do às ne­ces­si­da­des?

O cré­di­to foi uma boa in­ven­ção pa­ra pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to, mas, do­mi­nan­te, su­plan­tou o la­do hu­ma­no. O sis­te­ma le­vou sé­cu­los pa­ra che­gar à for­ma atu­al. Po­der e di­nhei­ro de­su­ma­ni­za­ram a vi­da, eli­mi­nan­do os al­vos ele­va­dos de apri­mo­ra­men­to; tu­do con­ver­ge pa­ra a ob­ten­ção do ga­nho fi­nan­cei­ro. Não há boa von­ta­de. Mer­ca­do e Es­ta­do se afas­ta­ram do re­al ob­je­ti­vo da vi­da. É ne­ces­sá­rio com­ba­ter a de­ca­dên­cia, a dro­ga, a cri­mi­na­li­da­de e pro­mo­ver a res­pon­sa­bi­li­da­de e o re­al in­te­res­se pe­la vi­da. A po­lê­mi­ca ide­o­ló­gi­ca na­da re­sol­ve.

Sem um ob­je­ti­vo co­mum de ele­var a qua­li­da­de de vi­da, sem­pre ha­ve­rá es­sa bus­ca de do­mi­na­ção e van­ta­gens. Com a per­da do al­vo ele­va­do e su­fo­ca­men­to do im­pul­so pa­ra a bus­ca do sen­ti­do da vi­da, a so­ci­e­da­de tam­bém se aco­mo­dou aos di­ta­mes da cul­tu­ra mer­can­ti­lis­ta. Sur­giu o ce­ná­rio de vi­da abor­re­ci­da e di­fí­cil, cu­ja ten­são in­duz à bus­ca de an­ti­de­pres­si­vos e com­pen­sa­ção nas dro­gas, na se­xu­a­li­da­de ca­su­al.

No pas­sa­do, ha­via um pro­je­to de vi­da vol­ta­do pa­ra o apri­mo­ra­men­to e for­ta­le­ci­men­to das in­di­vi­dua­li­da­des. Tu­do foi fi­can­do igual, com a an­te­na do ide­a­lis­mo no­bre vol­ta­da pa­ra bai­xo. O ide­al cul­ti­va­do atu­al­men­te é o da fru­i­ção do pra­zer ime­di­a­to, dan­do o mí­ni­mo es­pa­ço ao eu in­te­ri­or pa­ra se de­sen­vol­ver. For­ma va­zia de vi­ver que cria de­sin­te­res­se e au­men­to da cri­mi­na­li­da­de.

O Bra­sil es­tá de­ca­in­do mui­to. Do jei­to que es­tá não dá pa­ra con­ti­nu­ar. Qual é pla­no de re­cu­pe­ra­ção? Co­mo in­cen­ti­var os em­pre­sá­rios a in­ves­tir e pro­du­zir? Co­mo re­vi­ta­li­zar a in­dús­tria e ge­rar em­pre­gos? Co­mo dar âni­mo às no­vas ge­ra­ções? Na eco­no­mia, a pa­la­vra-cha­ve tam­bém de­ve­ria ser re­no­va­ção. O di­nhei­ro tem de cir­cu­lar e re­cir­cu­lar na pro­du­ção, em­pre­go, co­mér­cio, con­su­mo. A re­cu­pe­ra­ção de­pen­de do es­for­ço de to­dos.

O que es­tá em jo­go é o fu­tu­ro do pa­ís. Se o Bra­sil con­ti­nu­ar sen­do pos­to de la­do por seus go­ver­nan­tes, não se­ria o ca­so de or­ga­ni­zar elei­ção ge­ral pa­ra o pa­ís re­ad­qui­rir a cre­di­bi­li­da­de? Os se­res hu­ma­nos são do­ta­dos da ca­pa­ci­da­de de li­vre re­so­lu­ção, mas de­vi­do ao fun­cio­na­men­to das leis cós­mi­cas, sem­pre fi­cam su­jei­tos às con­se­quên­cias. O Bra­sil e seu po­vo têm de se es­for­çar pa­ra re­nas­cer e al­can­çar o seu des­ti­no pa­ra es­ca­par da de­ca­dên­cia e ru­í­na.

(Be­ne­dic­to Is­ma­el Ca­mar­go Du­tra, gra­du­a­do pe­la Fa­cul­da­de de Eco­no­mia e Ad­mi­nis­tra­ção da USP, faz par­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do Pro­digy Ber­ri­ni Grand Ho­tel e é as­so­cia­do ao Ro­tary Club de São Pau­lo. É ar­ti­cu­lis­ta co­la­bo­ra­dor de jor­nais e re­a­li­za pa­les­tras so­bre te­mas li­ga­dos à qua­li­da­de de vi­da. É tam­bém co­or­de­na­dor dos si­tes www.vi­da­e­a­pren­di­za­do.com.br e www.li­brary.com.br, e au­tor dos li­vros: “No­la – o ma­nus­cri­to que aba­lou o mun­do”, “O se­gre­do de Darwin”,“2012...e de­pois?”;“De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no”; “O Ho­mem Sá­bio e os Jo­vens” e “A tra­je­tó­ria do ser hu­ma­no na Ter­ra – em bus­ca da ver­da­de e da fe­li­ci­da­de”.  E-mail: bic­du­tra@li­brary.com.br; Twit­ter: @bi­du­tra7)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias