Home / Opinião

OPINIÃO

Os golpistas e os cínicos tentam esconder suas mentiras

Se­gun­do a ci­ên­cia, o ser hu­ma­no não pos­sui as fun­ções psí­qui­cas ou bi­o­ló­gi­cas pa­ra men­tir co­mo se fos­se um fe­nô­me­no na­tu­ral. Ao fa­zê-lo, apre­sen­ta re­a­ções vi­si­vel­men­te de­tec­tá­veis, co­mo bem o sa­bem os psi­có­lo­gos. Me­ca­nis­mos da tec­no­lo­gia ele­trô­ni­ca, co­mo os po­lí­gra­fos, co­mu­men­te co­nhe­ci­dos co­mo “de­tec­to­res de men­ti­ras’, só fo­ram pos­sí­veis em ra­zão de o pró­prio cor­po na­tu­ral­men­te re­a­gir di­an­te de uma men­ti­ra.

Des­de que se in­ten­si­fi­ca­ram as ma­ni­fes­ta­ções con­tra a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, re­cru­des­cen­do pa­ra ma­ni­fes­ta­ções de ódio e a sa­bo­ta­gem do exer­cí­cio re­gu­lar do seu man­da­to, já era pos­sí­vel per­ce­ber nas ati­tu­des, nos dis­cur­sos e nas pa­la­vras de or­dem dos ma­ni­fes­tan­tes que tu­do não pas­sa­va de uma gran­de dis­si­mu­la­ção que cul­mi­nou em um de­plo­rá­vel ci­nis­mo pú­bli­co. É evi­den­te que nun­ca pro­tes­ta­ram con­tra a cor­rup­ção e não ape­nas pe­lo fa­to de a pre­si­den­te re­e­lei­ta não ter con­tra ela ne­nhu­ma sus­pei­ta de con­du­ta cri­mi­no­sa, mas, prin­ci­pal­men­te, em ra­zão de os ma­ni­fes­tan­tes pró-im­pe­achment es­ta­rem ali­nha­dos ou ma­ni­pu­la­dos por uma sór­di­da pan­di­lha com­pos­ta pe­lo que há de mais nau­se­an­te em ma­té­ria de ban­di­dos en­cas­te­la­dos. Além dis­so, não ape­nas a clas­se po­lí­ti­ca mo­ral­men­te de­te­rio­ra­da, mas os re­pre­sen­tan­tes das clas­ses so­ci­ais mais eli­ti­za­das, e que to­ma­ram fren­te nas ma­ni­fes­ta­ções a fa­vor gol­pe, es­tão ar­ra­i­ga­dos em uma cul­tu­ra e em um es­ti­lo de vi­da emi­nen­te e pre­pon­de­ran­te­men­te cor­rup­to. É di­zer: a cor­rup­ção, as­so­cia­da ao ódio de clas­se, con­se­quên­cia de uma abis­sal es­tra­ti­fi­ca­ção so­ci­al, é a ba­se de sus­ten­ta­ção des­sa eli­te de­lin­quen­te, es­po­li­a­do­ra e cí­ni­ca.

Es­sa eli­te, quan­do ques­ti­o­na­da se não lhe pa­re­ce­ria pa­ra­do­xal ale­gar que exi­gem a de­po­si­ção de uma pre­si­den­te le­gi­ti­ma­men­te elei­ta e pre­su­mi­da­men­te ho­nes­ta, res­pon­de que se tra­ta de uma as­sep­sia por “eta­pa”. Pri­mei­ro, de­põe-se a pre­si­den­te, de­pois o vi­ce, em se­gui­da o pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e, por úl­ti­mo, o pre­si­den­te do Se­na­do. Na­da mais cí­ni­co, men­ti­ro­so e hi­pó­cri­ta. A ver­da­de, re­pi­ta-se, é que es­sa eli­te bra­si­lei­ra, tan­to cí­ni­ca quan­to ile­tra­da, é his­to­ri­ca­men­te cor­rup­ta e, por ób­vio, tem den­tre seus re­pre­sen­tan­tes po­lí­ti­cos os adi­dos es­sa cul­tu­ra cor­rup­ta. Is­so se res­sai de for­ma ine­quí­vo­ca pe­las de­mons­tra­ções pú­bli­cas de ad­mi­ra­ção e ido­la­tria às fi­gu­ras mais sór­di­das da po­lí­ti­ca, co­mo o pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e a gran­de mai­o­ria dos par­la­men­ta­res que in­te­gra­ram a Co­mis­são e dos que vo­ta­ram a fa­vor do im­pe­achment. Um ban­do de de­lin­quen­tes, cu­jos cri­mes são com­pro­va­dos e am­pla­men­te do co­nhe­ci­men­to pú­bli­co.

Mas, ape­sar de tu­do is­so, há que se ten­tar man­ter o dis­far­ce. Es­sa eli­te e seus re­pre­sen­tan­tes ines­cru­pu­lo­sos não se sen­tem con­for­tá­veis em se re­ve­la­rem de ma­nei­ra tão des­nu­da­da. Não dá pa­ra as­su­mir pu­bli­ca­men­te as su­as ca­na­lhi­ces. Afi­nal, é ne­ces­sá­rio pre­ser­var o dis­cur­so mo­ra­lis­ta, con­tra a cor­rup­ção, con­tra a cri­mi­na­li­da­de, pois a de­fe­sa do ri­gor pu­ni­ti­vo pe­nal, con­tra a clas­se po­bre, com to­da a sua en­ge­nho­sa es­tru­tu­ra do sis­te­ma de jus­ti­ça (ou de jus­ti­ça­men­to) é ex­tre­ma­men­te útil e lu­cra­ti­vo à es­sa eli­te. Por­tan­to, é pre­ci­so ado­tar-se me­ca­nis­mos lu­di­bri­a­do­res da opi­ni­ão pú­bli­ca e, pa­ra tan­to, o ci­nis­mo, a dis­si­mu­la­ção, a de­lin­quên­cia des­sa so­ci­al po­si­cio­na­da na ca­deia de co­man­do e na to­ma­da de de­ci­sões de am­plo al­can­ce, os de­ten­to­res do po­der po­lí­ti­co e do po­der re­al, pre­ci­sam va­ler-se de eu­fe­mis­mos ou ne­o­lo­gis­mos pa­ra seus atos imo­ra­is e cri­mi­no­sos. Des­ta for­ma, o rou­bo pas­sa a ser “atos de ir­re­gu­la­ri­da­des”, “des­vio de fun­ção ou de fi­na­li­da­de”, “im­pro­bi­da­de”, etc. O so­ne­ga­dor, o em­pre­sá­rio que se apro­pria dos en­car­gos so­ci­ais dos tra­ba­lha­do­res, o la­ti­fun­di­á­rio ou pe­cu­a­ris­ta que de­pe­na os ban­cos pú­bli­cos, to­dos os ban­di­dos au­to­res de cri­mes de al­tís­si­ma le­si­vi­da­de so­ci­al são eu­fe­mis­ti­ca­men­te cha­ma­dos de “ina­dim­plen­tes”. Ou­tros, os mais cí­ni­cos, se au­to­in­ti­tu­lam “ví­ti­mas” de uma “cri­se fi­nan­cei­ra” ou da “va­ri­a­ção cam­bi­al”.

É exa­ta­men­te em ra­zão do re­fle­xo des­sa hi­po­cri­sia que al­gu­mas ver­da­des não po­dem e não de­vem ser tor­na­das pú­bli­cas em to­da a sua cru­e­za. O gol­pe con­tra a pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca não po­de ser cha­ma­do de gol­pe, mas de im­pe­achment. Afi­nal, ele es­tá pre­vis­to da Cons­ti­tu­i­ção. Por­tan­to, é “de­mo­crá­ti­co”. Não in­for­mam, to­da­via, que de­mo­crá­ti­co é o de­vi­do pro­ces­so le­gal que se ori­gi­na de um cri­me ou um fa­to ju­ri­di­ca­men­te re­le­van­te, em es­tri­ta ob­ser­vân­cia do prin­cí­pio da re­ser­va le­gal e que a con­du­ta do pro­ces­sa­do es­te­ja em con­so­nân­cia com a des­cri­ção do ti­po, atra­vés de um pro­ces­so le­gí­ti­mo e idô­neo. Não dei­xa de ser ti­ra­no e ile­gí­ti­mo atri­bu­ir, por exem­plo, a au­to­ria de um ho­mi­cí­dio a al­guém, sa­ben­do-se ino­cen­te, sem um pro­ces­so le­gí­ti­mo, sem pro­vas idô­ne­as e ju­í­zes pro­bos, ape­nas pe­lo fa­to de o cri­me es­tar pre­vis­to na lei e na Cons­ti­tu­i­ção. Os ins­tru­men­tos pro­ces­su­ais le­gais tam­bém po­dem ser ma­ne­ja­dos pa­ra fins es­pú­ri­os, ser­vin­do aos in­te­res­ses de ca­pri­chos pes­so­ais – pró­prios ou de ter­cei­ros.

Es­sas são as ver­da­des que os men­ti­ro­sos ten­tam ocul­tar. Por is­so, quan­do não con­se­gui­ram im­pe­dir que o gol­pe fos­se cha­ma­do de gol­pe, em ra­zão da es­can­ca­ra­da ob­vi­e­da­de, pas­sa­ram a de­fen­der a re­nún­cia da pre­si­den­te, “pe­lo bem do Bra­sil e a re­to­ma­da dos in­ves­ti­men­tos”. Tam­bém por es­ta ra­zão em­pe­nham-se em ten­tar im­pe­dir que as per­fí­dias me­fis­to­fé­li­cas e as tra­mas gol­pis­tas le­va­das adi­an­te por uma cor­ja de cri­mi­no­sos se­jam de­nun­ci­a­das e le­va­das ao co­nhe­ci­men­to da co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal, em uma vã ten­ta­ti­va de evi­ta­rem um ve­xa­me além das fron­tei­ras. Se­gun­do as de­cla­ra­ções do vi­ce-pre­si­den­te, se­ria um “ve­xa­me in­ter­na­ci­o­nal ex­tre­ma­men­te des­con­for­tá­vel”. Os mo­ral­men­te fa­li­dos, ao que pa­re­ce, ain­da são ca­pa­zes de en­sai­a­rem al­gu­ma de­mons­tra­ção de ru­bor. Ain­da que se­ja ape­nas pa­ra es­tran­gei­ro ver.

 (Ma­no­el L. Be­zer­ra Ro­cha, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta – mlbe­zer­ra­ro­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias