Home / Opinião

OPINIÃO

Beleza de antanho, Wilma Abrantes

Nascida na cidade de Goiás em 11 de fevereiro de 1941, desde tenra idade mirando a poesia da vida, sem se descurar do caminhar com passos firmes do viver em sintonia com o idealismo. É assim a escritora e advogada Wilma Abrantes Almeida de Brito, uma Beleza de Antanho das plagas anhanguarinas.

Atilada e observadora do cotidiano, chega aos 75 anos de posse de um rosário de lampejos da vida, impregnado de eventos que são, pedras preciosas de uma existência fecunda e benfazeja, mormente em relação aos seus entes queridos.

Foi um sucesso o lançamento o seu livro Acordes de Saudade no salão Dona Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, no ano findo título da obra literária Acordes de Saudade, que abriga o vínculo imorredoiro entre a autora e seus familiares.

A seguir, extraída das “orelhas” do livro, apresentamos a síntese da vida de Wilma Abrantes.

Wilma Abrantes de Britto é o nome literário da escritora Wilma Abrantes Almeida de Britto.

Nasceu na cidade de Goiás em 11 de fevereiro de 1941.

Filha do advogado Danton Raul Abrantes e da agropecuarista Geralda Bueno de Azevedo Abrantes.

Com sua família, chegou a Anicuns em 1942, onde seu pai exerceu sua profissão por 50 anos. Nessa cidade, passou sua infância onde cursou o primário no grupo escolar Machado de Assis. Em Goiânia, fez sus estudos secundário e universitário. Graduou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, em 1963. Especializou-se em Direito Agrário, Direito Penal e Processo Penal.

Aos dez anos, começou a publicar contos e poemas no jornal do Colégio Santo Agostinho.

Exerceu advocacia durante 50 anos, tendo como lume, ensinado pelo pai – “O advogado deve ser, por natureza, um psicólogo e usar o bom senso no exercício de sua profissão”. Atuou como advogada em vários casos de separação judicial, sempre tendo o cuidado de amenizar a dor daqueles que se separaram e secando as lágrimas dos que se despedem do convívio familiar, formado por um porto seguro na existência de seu grupo familiar.

Aconselhava aos pais a necessidade de preparar os filhos quando chegasse o momento de deixarem o lar.

Tais atitudes tornaram a autora precursora do exercício do Direito Família, entre nós.

No ano de 1966, contraiu núpcias com o jovem médico e professor Eumar Almeida de Britto.

Formaram um grupo familiar forte com o nascimento dos seus quatro filhos:

Eumar Luiz Almeida de Britto, médico que herdou do pai o gosto pelo exercício da profissão com filantropia. Paulo Alexandre Almeida de Britto, advogado, empresário e político, cuja utopia de paz e prosperidade para todos foi interrompida quando teve sua vida ceifada em plena juventude pela violência e impiedade do crime organizado. Seu sacrifício é um grito permanente a levar para as gerações vindouras o clamor por justiça e contra o opróbrio da impunidade. Fabrício Antônio Almeida de Britto, advogado, seu colega, confidente e companheiro de luta por justiça. Braz Abrantes Almeida de Britto, empresário bem-sucedido, marcando sua trajetória pelo desvelo ao bem-estar do próximo.

A publicação desta obra literária foi feita do entusiasmo e colaboração do escritor Aidenor Aires – orador e advogado. O poeta que tanto engradece o meio cultural.

(Walter Menezes, ex-presidente e conselheiro permanente da AGI - Associação Goiana de Imprensa, diretor do Jornal da Cultura Goiana)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias