Home / Opinião

OPINIÃO

Cracóvia 2016 – Jornada Mundial da Juventude

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude 2016 se realizará na cidade de Cracóvia, Polônia. Essa jornada é um grande encontro de jovens de todo o mundo à volta do Santo Padre. As jornadas são formas de evangelização da Igreja, que continuam a anunciar a mensagem de Jesus Cristo aos jovens. A misericórdia foi escolhida como tema de reflexão da JMJ 2016, cujo lema "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia".(Mateus 5:7) A misericórdia também faz parte do pontificado do Papa Francisco,com a ideia de que "Miserando atque eligendo" ("Olhou-o com misericórdia e o escolheu").

A Jornada Mundial da Juventude é um evento como qualquer outro direcionado ao público jovem, porém com a dimensão católica de oração e de evangelização. Possui, como forte aspecto cultural, a presença e a unidade entre inúmeras nações e culturas diferentes, o que significa conhecer essas culturas, principalmente a do país anfitrião e perceber o desaparecimento de fronteiras através da fé em comum. Entretanto, a essência encontro é a fé católica em Jesus Cristo. A Cruz é o Ícone das Jornadas, que ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo, com a seguinte recomendação: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção.

Sabemos que o mundo atravessa por circunstâncias de muita violência, resultado da fome, da miséria, da ganância, corrupção e tantas coisas mais. Parece até que foi aberta a “Caixa de Pandora”   (Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a "esperança". É a esse termo que humanidade deve se apegar “esperança”. É por isso que à Jornada Mundial da Juventude são agregados valorares que norteiam os jovens para a educação na paz, nos preceitos religiosos e na esperança de um mundo melhor. Um “mega” evento, idealizado pelo Santo João Paulo II é sempre presidido pelo  Papa. Este ano, como também o ano passado no Rio de Janeiro, o encerramento da Jornada, no dia 31 de julho será presidido pelo Papa Francisco.

Sendo a esperança o nosso ideal, não devemos nos intimidar quando corremos o risco de sermos atacados pelas mãos desvairadas dos desequilíbrios terroristas. Antes, porém, devemos rezar para que o mal se afaste e que todos os infortúnios despejados no mundo se voltem para uma caixa que nunca mais poderá ser aberta. Ali permanecerão guardados eternamente e as pessoas viverão em paz.

Volto os olhos para a realidade do recente ataque terrorista em Nice na França. Um caminhão avançou sobre uma multidão na cidade litorânea, deixando mais de 70 mortos e dezenas de feridos. Turistas e franceses se reuniam à beira-mar para assistir a uma queima de fogos de artifício em comemoração ao Dia da Bastilha, uma das mais importantes datas cívicas do país, celebrada em 14 de julho, logo após o fim do show de fogos, ocorreu a terrível tragédia. Uma tristeza mundial! É por isso que devemos rezar juntos, unindo-nos e nos solidarizando com orações, coragem e fé. Estamos a poucos dias das Olimpíadas no Rio de Janeiro, lá também o mundo se unificará por alguns dias. Pessoas dos continentes se encontrarão para celebrarem a vida, na performance do esporte e mais uma vez a esperança é a de que tudo se transcorrerá na alegria. A juventude mostrando ao mundo sua coragem e vontade de paz.

Neste contexto louvo a “Jornada Mundial da Juventude”. É emocionante de ver e participar deste acontecimento, que ainda que seja organizada pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo. Naquele ambiente se confirma que a humanidade precisa de se unir na fé e na esperança. Jovens sedentos de Deus se manifestam de maneira surpreendente. O ano passado tive o prazer de participar deste encontro no Rio de Janeiro, foi uma experiência maravilhosa! Senti que a juventude espera em Deus e nos homens. Sinto-me cada vez mais responsável no fazer político, em buscar, nos recursos disponíveis, a esperança de um mundo melhor, começando pela minha cidade. Aqui, os jovens também estão imbuídos do espírito de justiça, de esperança, de solidariedade e de fé. Eles são a esperança de um futuro melhor para a humanidade.

(Célia Valadão, cantora, bacharel em Direito, vereadora e vice-presidente do PMDB Metropolitano)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias