Home / Opinião

OPINIÃO

Nars Chaul na AGL

Na imprensa, vez por outra, pode-se ver inseridas matérias cujos textos são adjetivados de “épicos”. “Chaul, o imortal bipolar” é um desses. O escritor, historiador e jornalista Px Silveira, numa crônica agradável de se ler, abrangendo aspectos importantes do mundo cultural de Goiás, projetou a grandeza de Nars Nagib Favad Chaul, no Diário Manhã, na edição do 14 do mês corrente.

Venho acrescentar alguns pontos sobre aquele anoitecer cintilante ocorrido no Palácio das Esmeraldas.

A presidente da Academia Goiana de Letras (AGL) Leda Selma de Alencar, conduziu a solenidade com maestria.

O governador Marconi Perillo, aquiecendo-se ao pleito da diretoria a Aflag para que a festa de Nars Chaul acontecesse no Salão Nobre Dona Gerciana Borges Teixeira, valorizou a posse do seu general de Exercito na batalha que vem mantendo na governança em prol da cultura e a arte goiana que o faz senhor do titulo de “Governador mor da Cultura”.

Registre-se aqui o auspicioso fato de que todas as entidades culturais atuante de Goiás se fizeram presente na ascensão de Nars Chaul à família dos mortais da Aflag. Os predicados justificáveis à sua entrada na Aflag todos conhecem. Por isso mesmo os presidentes da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), Academia Feminina de Letra e Artes de Goiás, Associação Goiana de Imprensa (AGI), Academia de Letras Trindade, Academia de Letras de Palmeiras de Goiás e outras la estiveram. Foi o escritor Nars Chaul que, por determinação do governador Marconi Perillo, providenciou a aquisição de sedes próprias para essas entidades (a maioria delas) num jantar ocorrido no Palácio das Esmeraldas sendo que o primeiro pedido de sede partiu da Afla, que tinha a benquista Ana Braga na presidência e foi seguida pela Malu Ribeiro, presidente da UBE e o signatário destas linhas, quando presidente da Associação Goiana de Imprensa – AGI. As sedes destinadas a outras entidades acontecem em dias posteriores.

Daí por que essas entidades, via dos seus dirigentes, foram fartas de afagos, naquela noite, ao novo imortal de AGL.

Então, aqui estamos com algumas fotos do evento na expectativa de dar relevância ainda mais ao grande evento quando Nars Chaul passa a ocupar a cadeira nº. 3, patrocinada pelo padre Luiz Gonzaga de Camargo Fleury, nascido em Pirenópolis, onde foi redator do primeiro jornal que circulou em Goiás, a Matutiara Meiapontense.

As fotos foram cedidas pela Assessória de Imprensa do Palácio.

(Walter Menezes , ex-presidente, conselheiro permanente da AGL e diretor do Jornal da Cultura Goiânia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias