Home / Opinião

OPINIÃO

A desilusão de um leitor

Os escândalos políticos das atualidade são a maior prova da falta de harmonia entre os poderes.

Apesar de negarem a ideia de que o Legislativo é supremo aos demais poderes e até mesmo à Constituição, evidências se apresentam e provam o contrário.

A votação de um projeto de lei, na calada da noite, comprovou o excesso de autonomia de nossos deputados, que mais uma vez igualou réus e vítimas. Anistia à corruptos. Mais um retrocesso histórico, o mesmo que correu em 1979, quando na Ditadura, a Anistia foi dada a perseguidos e perseguidores.

O nosso Legislativo: deputados, senadores e vereadores que durante o Militarismo ficou no Ostracismo (esquecimento) aproveitam, que agora, estão no poder e comandam conforme seus interesses. Políticos despreparados, analfabetos e desonestos, que simplesmente, buscam aumentar ainda mais suas fortunas.

Parlamentares que foram escolhidos para representar a sociedade, mas na verdade, nunca desempenharam tal representatividade, já que os interesses dos mesmos são individuais e não coletivos. Sentem-se donos do poder e donos do Patrimônio Público.

Legitimar a corrupção é algo necessário para que o Legislativo continue no comando. Até mesmo porque pagar propina aos políticos é um fato que ocorre há muito tempo.

As artimanhas políticas são recorrentes desde o governo do Fernando Henrique Cardoso. Com o Lula não foi diferente, o Mensalão, a compra e a aprovação de projetos de Leis foi o Ato mais comum.

Quando a Dilma assumiu o poder, ela se recusou a continuar com a prática do Mensalão. Leis necessárias ao governo não foram votadas. O executivo parou e a crise política, social e econômica apareceu.

Um legislativo rebelado, somado a liberdade de expressão digital e televisionada levou ao impeachment da Presidente. Mais uma vez, abalada por notícias alarmantes, a sociedade brasileira responsabilizou, apenas o executivo por todos os problemas. Até mesmo, porque é mais fácil acusarmos um único poder por todos os males, já que nem lembramos dos nomes dos que elegemos nas últimas eleições.

Há dúvidas, da supremacia do Legislativo em relação aos demais poderes? Qual o poder do Judiciário e do Executivo na aplicabilidade das Leis? Uma vez que, quando os parlamentares sentem-se ameaçados burlam descaradamente, todos os meios da legislação.

(Edjania Melo, historiadora)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias