Home / Opinião

OPINIÃO

Eventos na Goiânia de todas as culturas

O precioso mosaico étnico do Estado de Goiás, constituído a partir das fortes influências indígenas, africanas e europeias, na sua formação e desenvolvimento, propiciaram o surgimento de muitas manifestações culturais, que compõem o calendário de Goiânia. Aliado a essa valiosa herança cultural, expressa nas congadas, folias de Reis e catiras, a capital goiana, por se caracterizar como polo da contemporaneidade e terra de grandes talentos, que une o tradicional e o moderno, possui uma agenda cultural bastante movimentada.

Seja por iniciativa do poder público, entidades ou empresas, temos uma vasta programação cultural em Goiânia nas mais diversas áreas, que inclui: festivais de música, feiras de livros, exposições de artes plásticas, mostras de teatro e cinema, encontros de grupos tradicionais e outros. Esses acontecimentos têm uma notável importância para a economia goianiense, pois, atraem turistas e visitantes, movimentando uma extensa cadeia produtiva, composta por agências de turismo, hotéis, restaurantes, bares, boates e outros segmentos do comércio e serviços.

Um dos principais celeiros da catira no território nacional, Goiânia é palco, no mês de janeiro, do Encontro de Foliões e Catireiros, que acontece na Matriz de Campinas. Na área das tradições, temos ainda festival de violeiros, feira de artesanato, mutirão das fiandeiras, arraial do cerrado, procissão de congadas e encontros gastronômicos, da típica culinária do cerrado goiano. Uma das nossas maiores referências no folclore é o escritor Bariani Ortencio, inventor do famoso peixe na telha e um dos mais antigos moradores de Goiânia.

Os festivais de música de Goiânia atraem dezenas de milhares de apaixonados de todas as partes do país. Há boas opções para todas as preferências musicais, como os festivais de rock: Bananada, que alia música, artes visuais, gastronomia, produção audiovisual e skate; Grito Rock, Goiânia Noise e Vaca Amarela. O Goyaz Festival, que é referência para o jazz, o soul e toda a música instrumental. Temos ainda no circuito goianiense grandes festivais de música eletrônica e do sertanejo, como o Villa Mix, o Festeja e outros, que estão entre os maiores do Brasil.

Há 16 anos, a capital goiana serve como uma janela de exibição do curta-metragem brasileiro, por meio do Goiânia Mostra Curtas, que é hoje um dos grandes festivais de cinema do país, com mostras competitivas e especiais, além de oficinas, lançamento literário, seminários, debates e encontros. Ele promove e divulga curtas-metragens produzidos em todo o território nacional. Em Goiânia acontece também o maior evento de cultura pop de Goiás, que é o Super Hero, com diversas atividades, estandes e palestras voltadas ao segmento geek.

Todos esses eventos são amostras de valores que se agregam a cada manifestação. Uma cidade necessita dos eventos culturais para nortear as pessoas sobre a forma correta da versão do conhecimento. A cultura é um agente propulsor de conhecimento tanto de mundo como a construção da nossa identidade.

Assim sendo, compete ao poder público municipal exercer um grande papel de parceiro e aglutinador de todos os agentes e empreendedores, responsáveis pela realização desses eventos, propiciando todas as condições necessárias, como na questão da logística, para que esses acontecimentos possam se fortalecer ainda mais. O Calendário Cultural de Goiânia precisa apenas ser organizado e divulgado com competência e profissionalismo.

(Uugton Batista, empreendedor cultural)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias