Home / Opinião

OPINIÃO

Por um Rotary melhor

Nos últimos anos no Brasil, em todos os distritos, as estatísticas têm mostrado que o número de rotariano cresce e diminui, quase que na mesma proporção, que tem levado as lideranças rotárias à refletirem sobre a urgente necessidade de trabalharmos por um Rotary melhor. Para que isso aconteça, não basta o prestígio da marca da organização e nem a história de sucesso na prestação de serviços, é preciso comprometimento e muito trabalho dos rotarianos. O serviço que prestamos é de primeiríssima qualidade, atendemos parte das aspirações das pessoas carentes e nos enchemos de alegria em podermos servir ao próximo. Por isso, temos que lutar por um Rotary grande e melhor.

O mundo sem o Rotary seria menor. Os registros rotários têm mostrado como temos atuado na face da terra. São milhares de rotarianos e rotarianas, dentro e fora do território nacional, fazendo e executando projetos humanitários, focados nos pontos de maior interesse das comunidades do mundo inteiro. Os voluntários do Rotary são pessoas diferenciadas. São abnegados e benfeitores do bem, além de doarem o seu tempo, a sua capacidade de produzirem e pagarem para ser rotarianos. Isso tem nome, é o ideal e a vocação para o servir.

Para um Rotary melhor, precisamos de rotarianos convertidos, onde a instrução rotária tenha sido o suficiente para torná-los conhecedores do Rotary. Não pregamos o Rotary em primeiro lugar em nossas vidas, mas não podemos colocá-lo em último. Se assim fizermos, nunca vamos ter tempo para os projetos rotários e nem para cumprirmos com fidelidade as obrigações assumidas. Ser rotariano não é brincadeira, é uma opção de vida, é uma escolha que fazemos, mas que exige responsabilidade, pois carregamos o fardo de uma organização centenária, por isso merece a nossa defesa e admiração.

Para um Rotary melhor precisamos de rotarianos comprometidos com a causa rotária, conscientes das responsabilidades e firmes na missão, e que nas diversas oportunidades sejam capazes de reconhecer a importância e a grandeza do Rotary. Rotarianos firmes em seus clubes contribuem para o crescimento e fortalecimento da organização, por meio do trabalho e do bom exemplo que transmite aos demais companheiros. Para um Rotary melhor precisamos de rotarianos líderes, determinados e comprometidos com a causa rotária, nos clubes e nos distritos. Façamos a nossa parte.

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4.530. Gestão 2012-13)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias