Home / Opinião

OPINIÃO

Lição de vida – Chico Xavier

O Diário da Manhã me propiciou a oportunidade de, através do seu caderno OpiniãoPública, construir um ponto de encontro todos os sábados, que passou a fazer parte da minha vida. Um aconchego, um canto em que me recolho, me junto aos inúmeros amigos e me encontro com todos eles. Neste agora, o de número 311. Desde 5 de fevereiro de 2011, sem falha de uma semana sequer. Ora alegre, triste, surpreso, indignado, mas sempre reforçando e plantando neste espaço a semente do bem, da harmonia, dos bons relacionamentos e registrando mensagens que nos motivam e nos encorajam na caminhada terrena. Busco fontes para este plantio, em vidas como a de Francisco Cândido Xavier.

Conhecido como Chico Xavier. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG, 2 de abril de 1910 e faleceu em Uberaba, 30 de junho de 2002. Médium, filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Psicografou mais de 400 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares. Sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Foi eleito o maior brasileiro de todos os tempos, em votação popular.

Ofereço-lhes com muito otimismo e fé, meus amigos de todos os sábados, duas páginas dele, para uma leitura que nos transmite os melhores fluidos. A primeira, intitulada “Isso também passa”.

“Todas as coisas na Terra passam. Os dias de dificuldades passarão. Passarão também os dias de amargura e solidão. As dores e as lágrimas passarão. As frustrações que nos fazem chorar, um dia passarão. A saudade do ser querido que se vai, na mão da morte, passará. Os dias de glórias e triunfos mundanos, em que nos julgamos maiores e melhores que os outros, igualmente passarão. A vaidade interna, que nos faz sentir como o centro do universo, um dia passará.

A vida é feita de momentos, momentos pelos quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso aprendizado. Nada é por acaso. Precisamos fazer a nossa parte, desempenhar o nosso papel no palco da vida, lembrando que ela nem sempre segue o nosso querer, mas é perfeita naquilo que tem que ser”.

A segunda, é a que dá título a este artigo, “Lição de Vida”.

“Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo eu sabendo que as rosas não falam.  Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre. Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa... Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda. Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim... Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...

Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos. Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu. Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos... Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma... Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.

Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado. Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno... E acima de tudo...

Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente. Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois.... a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor”!

Concluo este artigo com uma frase de Chico Xavier, com os meus votos de um bom e feliz 2017 para os amigos de todas as semanas.

“A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... Tudo bem! O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos”.

(Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias