Home / Opinião

OPINIÃO

A água do Parque Cascavel

Neste 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. A discussão global da preservação dos nossos recursos hídricos é essencial. Afinal de contas, estima-se que apenas 3% de toda a água existente no planeta serve para o nosso consumo. Mas temos que voltar para o nosso quintal. E buscar soluções para os nossos problemas.

O Parque Cascavel foi criado a partir de um projeto de lei elaborado pelo meu pai, o então vereador Honor Cruvinel. A expectativa é que se repetisse ali, no Jardim Atlântico, na Região Sudoeste de Goiânia, o êxito do Parque Vaca Brava. A lógica era a recuperação de recursos naturais, com a implantação de empreendimentos que dessem sustentabilidade maior ao local. Parte do processo aconteceu. Outra parte, não.

O Parque Cascavel tem apenas oito anos de vida e há três já pede socorro. O principal desafio é a recuperação do seu lago, ponto central do verdadeiro cartão postal em que se transformou o Parque Cascavel para a região. Goiânia tem pressa e possui moradores que anseiam e merecem melhor qualidade de vida. O Parque Cascavel tem que voltar a ser modelo, como foi projetado. É uma extensa área que, mesmo com os problemas de conservação, de manutenção, de iluminação e de segurança ainda continua sendo um local de convivência entre pessoas de bem.

Por isso, o meu mandato está se dispondo a aproveitar o Dia da Água para discutir a recuperação do Parque Cascavel. A área de nascentes, que está dentro do parque precisa ser recuperada. O assoreamento do lago tem projeto, que foi abandonado no meio em 2016, mas que pode ser atualizado e ser colocado em prática. Vamos discutir no local, com técnicos, ambientalistas, autoridades, empresários e, principalmente, os moradores da região. Queremos contribuições para que possamos construir um novo projeto, que recupere o tempo perdido e que devolva o parque Cascavel aos seus melhores dias, com respeito ao meio ambiente e ao cidadão que tem o local como opção de lazer e esporte.

O escritor Leon Tolstoi ficou conhecido ao dizer que “se quer ser universal, comece por pintar a sua aldeia”. Que a lição seja entendida. Que no Dia da Água, encontremos uma boa, rápida e viável solução para o Parque Cascavel. Contamos com todos!

(Gustavo Cruvinel, engenheiro e vereador por Goiânia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias