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OPINIÃO

Diversidade cultural nas organizações

Em uma organização, cada colaborador tem sua maneira de agir: alguns assumem riscos com mais tranquilidade, outros são mais comunicativos e outros ainda são mais voltados para as necessidades dos clientes. Essa diversidade, sem bem administrada, pode constituir uma importante vantagem competitiva. Caso contrário, entretanto, pode ser o motivo de sérios problemas.

Vários fatores vêm contribuindo para evidenciar a importância das organizações sobre a diversidade da força de trabalho e como gerenciá-la, visando obter uma vantagem competitiva. As diferenças e costumes são as principais dificuldades dentro do contexto organizacional. Vários fatores, como a diversidade cultural, vem contribuindo para que a competitividade seja uma forma de lucrar cada vez mais, das organizações.

A cultura precisa ser alinhada a outros aspectos das decisões e ações da organização como: liderança, planejamento, organização, direção e controle.

A cultura de uma organização é algo só criado pra ser transmitido de uma geração para outra. Para que essa cultura seja aceita, é preciso que a mesma seja disseminada entre os membros da organização de forma clara e objetiva. Eles precisam entender que todos terão a própria cultura, e não é tão fácil se adaptar a normas e costumes diferentes. Portanto neste mundo moderno e globalizado, em que prevalece o poder econômico, é imprescindível que a diversidade humana e cultural seja preservada, e deverá se criar condições para se viver em sociedade, e para isso é necessário utilizar a cultura da diversidade para que a matéria prima humana signifique a essência da sociedade.

A diversidade realça as diferenças individuais das pessoas e se contrapõe à homogeneidade, que procura tratar as pessoas como se elas fossem padronizadas e despersonalizadas

É certo que atualmente vive-se em uma sociedade que é cada vez mais multicultural e a diversidade não é somente justa. Ela faz sentido em termos de negócio. As organizações devem se conscientizar que existe mais de uma maneira de se obter resultados positivos. Assim, a cultura das empresas deve criar expectativas de altos padrões de desempenho para todos e não esperar menos de alguns empregados em virtudes de crenças errôneas acerca de características particulares. “As metas organizacionais que são diretamente atingidas pelo bom gerenciamento da diversidade referem-se à responsabilidade moral, ética e social da organização, suas obrigações legais e o aumento do desempenho econômico” (COX, 1994 apud Zanelli, 2009).

É claramente perceptível que a diversidade cultural se faz presente nos grupos de trabalho e no ambiente organizacional de empresas do mundo inteiro, porém, no Brasil especificamente, a diversidade cultural se faz ainda mais forte até pelo histórico de formação étnica do país. Tendo em vista esse multiculturalismo presente no país, é necessário que as organizações passem a se preocupar em gerir essa diversidade, a fim de obter resultados positivos para o seu desenvolvimento empresarial.

Por fim, deixo aqui o meu apelo para que os estudos em relação à gestão da diversidade cultural nas organizações continuem sendo desenvolvidos, a fim de aprimorar ainda mais essa ferramenta.

(Ângela Maria de Souza Dias. Gestora de Recursos Humanos e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. [email protected])

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