Home / Opinião

OPINIÃO

Políticas públicas para as mulheres na Câmara Municipal de Trindade

Na última terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Trindade, realizamos uma sessão especial de debates para discutir políticas públicas para as mulheres. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Jânio Darrot, primeira-dama Dairdes Darrot, as secretárias municipais de educação, Magda Margarida, de saúde, Gercilene Branca, de Direitos Humanos, Eva Eny Junqueira, de assistência social, Gerúsia Paiva e demais vereadores. Estiveram presentes também, o vereador por Goiânia, Delegado Eduardo Prado e o chefe de gabinete da deputada estadual Delegada Adriana Accorsi, Elton Magalhães.

Neste evento, entregamos à Delegada da Mulher de Trindade, Renata Vieira, o título honorífico de cidadã trindadense. Esta é uma homenagem do Poder Legislativo – de minha iniciativa e aprovação unânime do Plenário em 2015 – que reconhece os relevantes serviços prestados à população da cidade. A delegada Renata Vieira é uma profissional apaixonada pelo seu trabalho e tem se comprometido trabalhar com perspicácia e lealdade.

Com a Casa cheia, algumas mulheres deram sugestões de projetos como uma nova praça intitulada “Praça da Mulher” e a implantação de uma casa de amparo para mulheres sem lar. Posteriormente estas ideias serão levadas para apreciação do Plenário e, dentro das possibilidades, poderão virar lei. Dentre os projetos, propus a criação da Procuradoria Especial da Mulher, órgão interno da Câmara que terá a competência de zelar pela efetiva participação das mulheres na política e encaminhar possíveis denúncias de violência aos órgãos responsáveis.

Sugeri, a implantação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com o 2º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás. A Patrulha será uma viatura da Polícia Militar que estará reservada para atender ocorrências de violências contra as mulheres em todos os bairros do município. Apresentei, por último, o Projeto de Lei que orientará o Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, o provimento de vagas prioritárias para filhos de mulheres vítimas de quaisquer tipos de agressões.

Na oportunidade, reforcei o meu pedido ao prefeito Jânio Darrot – que se prontificou a doar o prédio ao lado da subprefeitura, setor Jardim Floresta – a implantação de uma unidade de extensão da Delegacia de Polícia Civil na região leste do município para registros de ocorrências. A delegada Renata Vieira também se colocou à disposição para levar este projeto à frente, com equipe e serviços. Há anos venho trabalhando para que este sonho da nossa comunidade se realize.

Agradeço a Deus por este momento feliz, ao presidente da Câmara, Hélio Braz, pelo colossal apoio; aos nobres vereadores, em especial às companheiras mulheres Irani e Márcia. Agradeço ao prefeito Jânio, à primeira-dama Dairdes, às secretárias pelo excelente trabalho e à honrada delegada Renata Vieira. A todos que estiveram presente, o meu muito obrigada!

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10.

(Aninha Carvalho, vereadora pelo partido Solidariedade no município de Trindade)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias