Home / Opinião

OPINIÃO

Serviços recuam 12,5% em Goiás

O volume de serviços em Goiás recuou 12,5% em janeiro deste ano em comparação com janeiro de 2016, maior recuo da série, enquanto o Brasil apresentou um recuo de 7,3% na mesma base de comparação. Já em comparação com o mês imediatamente anterior (dezembro de 2016) Goiás apresentou variação negativa de 1,8%, enquanto no Brasil foi registrado um recuo de 2,2%. Os dados são do IBGE e foram repassados ao Diário da Manhã pela unidade estadual da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações.

Com os dados de janeiro de 2017, o volume de serviços em Goiás acumulou nos últimos 12 meses variação negativa de 9,0% em comparação com o acumulado de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016, variação mais negativa do que a nacional (-5,2%). Os dados para as diferentes atividades nos meses de novembro e dezembro de 2016 e janeiro/de 2017, bem como os índices acumulados no ano e nos últimos 12 meses para o volume de serviços. Excepcionalmente, no mês de janeiro a variação acumulada no ano e a variação mensal se igualam, pois o período compreendido é o mesmo.

Das cinco diferentes atividades que compõem o setor de serviços, analisadas na PMS, no mês de janeiro de 2017 somente uma apresentou variação positiva no volume de serviços em comparação com janeiro de 2016: Serviços prestados às famílias, com 15,3%. Já com relação às taxas dos últimos 12 meses e no acumulado do ano, a atividade mencionada anteriormente também foi a única que apresentou variação positiva, com valores de 3,1% e 15,3%, respectivamente.

Das cinco atividades, Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou o maior recuo no volume de serviços prestados no mês de janeiro de 2017 (-19,7%). No acumulado dos últimos 12 meses, a atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio também registrou o maior recuo de -14,4%, seguida de Serviços profissionais, administrativos e complementares, com -10,1%.

No que se refere aos resultados regionais do setor de serviços em Janeiro, na comparação com igual mês do ano anterior, Goiás apresentou recuo maior que o observado para o Brasil, quanto ao volume de serviços. Regionalmente, 23 das 27 unidades da federação assinalaram recuo do volume de serviços em janeiro sobre janeiro de 2016.

(Wandell Seixas é jornalista voltado para o agro, bacharel em Direito e Economia pela PUC-Goiás, ex-bolsista em cooperativismo agropecuário pela Histradut, em Tel Aviv, Israel, e autor do livro O Agronegócio passa pelo Centro-Oeste.)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias