Home / Opinião

OPINIÃO

Iracema Dantas, ambientalista

A proposito da defesa do Meio Ambiente, mister se faz lembrar o nome de Iracema Dantas, uma paranaense que apontou em Goiânia, nos anos 70. À época, uma jovem com fé em sonhos simples: viver, buscar a felicidade e distribuir solidariamente. Nesse artigo reconhecemos, de público, o seu mérito. Ambientalista e com boa folha de ações dedicadas à ecologia diretora de Eventos da AGI buscou parceria com os Correios em 1997, para a outorga do título de Destaque Ecológico a Perseu Mathias, pela sua pioneira iniciativa de criar, dentro de Goiânia, a única reserva particular de Patrimônio Natural, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos ligados à ecologia. A solenidade foi realizada no Bosque Botafogo e teve ainda o lançamento de selo alusivo à data, pelos Correios, ao som das bandas do Corpo de Bombeiros e do Instituto Peter Pan, sob aplausos de mais de 5.000 estudantes e moradores da região da Vila Nova. O renomado sertanista e escritor Leolídio de Ramos Caiado fez emocionado um breve discurso, elogiando e incentivando a participação de todos e, enfaticamente, das crianças. Um abraço simbólico ao Bosque Botafogo finalizou alegre e festivamente a comemoração.

Em evento patrocinado pela Associação Goiana de Imprensa, contando com o apoio da Justiça Federal (rua 20) e dos Correios, como presidente da entidade tive a ventura de ter a Iracema na diretória da AGI, quando ela reuniu autoridades, estudantes e a comunidade em um preito de reconhecimento à saga de uma das mais brilhantes gerações de universitários goianos, que iniciou um movimento ecológico pela preservação do patrimônio florestal da terra anhanguerina, com ênfase no mogno, nos idos de 1956/60. Além de propiciar o contato com o esplendoroso exemplar de mogno, plantado nos jardins da Justiça Federal, o evento serviu ainda para o reencontro de alguns ex-alunos que plantaram aquela muda em 1959. Eles fizeram a Rio Impex, empresa alemã predadora do Mogno sair de Goiás.

Entrelaçando Semarh e AGI, promoveu homenagem em memória de Altamiro de Moura Pacheco, renomado médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área transformada no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco.

Como filatelista e cartofilista, Iracema Dantas sempre se empenhou em dinamizar a parceria Correios/AGI, promovendo e organizando exposições com o tema Meio Ambiente, com destaque para o Cerrado, em eventos de congraçamento entre comunidade e órgãos de comunicação.

Iracema levou para a Inglaterra, onde passou uma temporada para estudos, o backgound adquirido no Brasil, referente ao Meio Ambiente. Por sua experiência na área, recebeu convite para participar da campanha Bem-vindo a Bolton (“Welcome to Bolton”), assim integrando o evento Trees around the world, projeto ambiental para sensibilizar as pessoas sobre as questões ecológicas globais.

Em Diest (Bélgica) participou como convidada especial da homenagem a Louis Cruls, cientista belga e geógrafo que chefiou a Missão cientifica encarregada de pesquisa e demarcar a zona que se tornaria o local da nova capital brasileira – Brasília. Vale lembrar que os Correios confeccionaram um selo alusivo ao ano do Centenário da Missão Cruls, por indicação de Iracema Dantas, em 1992.

Revisora geral da publicação GEO-Goiás 2002 – Estado Ambiental de Goiás, elaborado pela Fundação Cebrac, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Ibama. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), trata-se do primeiro trabalho de avaliação integrada realizada para um território estadual, no planeta, utilizando a metodologia  GEO (Global Environmental Outlook).

Organizou os ursos Gerenciamento Ambiental, Gerenciamento de Recursos Hídricos, I Simpósio de Recursos Hídricos do Estado de Goiás e Bienal ABES de Artes Plásticas. Coordenou o Dia da Terra (Earth Day) em Goiânia, realizado pela Universidade de Stanford (USA), em 1990.

Em 1989, a AGI, com o apoio da entidade Amigos da Natureza patrocinou o replantio de 1000 mudas de árvores no Parque Botafogo, considerado o “Pulmão Ecológico de Goiânia”. O Parque Botafogo estava totalmente degradado e recebeu uma injeção de vida, coordenado por Iracema Dantas. O grande evento chamou a atenção das autoridades para esse importante espaço de lazer e sociabilidade. Local onde tem jogos de futebol todos os finais de semana, congregando pessoas, seja para torcer por um time, ou mesmo para encontrar amigos e usufruir um tempo de lazer. O acontecimento interrompeu a degradação da área.

Em Goiânia, Iracema Dantas realizou seu caminho como profissional no Externato São José, Credicon Turismo, Cardeltur, Urbs, Mobral (Fundação Educar), Fola de Goyaz, Governo de Goiás e OVG. Em todos, procurou ser produtiva, apostando na dedicação e na qualidade. Sempre deu apoio e atenção ao ser humano, contribuindo para a inclusão, proteção e minimização das desigualdades sociais.

Irrequieta, idealista e em constante busca por conhecimentos, participou de inúmeros cursos de aperfeiçoamento profissional e ministrou com sucesso os cursos: Português sob medida e Excelência em Comunicação Comercial (para Micro e Pequenos empresários), Recepcionista de Eventos Políticos, Planejar e Organizar Eventos Técnicos e Científicos, Planejar e Organizar Eventos Sociais e outros.

Como voluntária, desenvolveu trabalhos na OVG, Fempeg, AGPE e AGI.

Enviou graciosamente às crianças da Guiné-Bissau exemplares de seu livro A Formiga que Virou Estrela (editado em Português e Crioulo). Com A viagem das folhas de outono (The trip of the Autumn leaves), editado em Português e Inglês, chamou atenção para a Amazônia, no Ano Internacional das Florestas – 2011 -, merecendo cumprimentos especiais e aplausos do Príncipe Charles, da Inglaterra.

Eclética, multifacetada e dona de um talento notável, organizou a 1ª Semana das Letras, das Artes e do Desenvolvimento de Goiás, em 1980, capitaneada pelo jornal Folha de Goyaz, onde atuava na área de Turismo. Participou da organização do I Simpósio Goiano de Terapias não Alopáticas, em 1985, passo inicial para a criação do Hospital de Medicina Alternativa (HMA). Na década de 70, incentivou a criação da Feira de Arte e Artesanato (hoje Feira Hippie).

Iracema Dantas é também dedicada defensora da língua portuguesa, com trabalho abalizado por entidades de reconhecida projeção nacional e internacional. Ainda menina, estudante em um colégio de freiras em Brasília, tinha como tarefa escolar caçar erros de português nos letreiros comerciais dos prédios, o que se tornou evidente durante toda sua vida. Iniciou-se dessa tarefa um arsenal de prêmios, destacando-a como orgulho de seus mestres.

O Projeto É Chique Falar Português, seu salto mais alto e de relevante expressividade cultural, emergiu da urgente necessidade de se valorizar a língua portuguesa. O Projeto é Chique Falar Português foi aprovado pelo Ministério da Cultura, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura, em 1999. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, por intermédio de sua então Secretária Executiva, Embaixatriz Dulce Maria Pereira, sugeriu a formatação do projeto para todos os países de língua portuguesa por julgá-lo uma iniciativa que deve ser encorajada e apoiada.

Sempre ligada à arte de ensinar, idealizou o Projeto Correspondência, que objetiva desenvolver o lado social do aluno, utilizando a correspondência como meio de expressar suas experiências e valorizar seus conhecimentos, despertando-o para a importância de ler e escrever. Desenvolvendo em escolas públicas de ensino fundamental, em nível de Brasil., essa iniciativa já mereceu o prêmio de Incentivo à Leitura e Escrita da Associação dos Professores de Sorocaba – SP (2012), Prêmio de Incentivo à Leitura (2010) em Cubatão – SP e o Melhor Projeto do Município, em São Vicente – SP (2012); Destaque de Incentivo à Escrita e Leitura – Nova Contagem – MG (2013), dentre outros.

Em 2010, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, no Dia da Imprensa.

Com um currículo impecável, Iracema aposentou-se precocemente por motivo de doença. Quando alguém pergunta se ela tem algum projeto, a resposta está na ponta da língua: Não tenho projeto. Limito-me a viver intensamente o dia de hoje.

Cumpre-nos afirmar que a Associação Goiana de Imprensa, dentre as entidades culturais e classistas de Goiás, tem sido a que mais defende o meio ambiente. E muito disso se deve à Iracema.

Que segue, distribuindo sorrisos e carisma.

(Walter Menezes, ex-presidente, conselheiro permanente da Associação Goiana de Imprensa (AGI) e diretor do Jornal da Cultura Goiana)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias