Home / Opinião

OPINIÃO

Amor e vida

O ob­je­ti­vo des­te tex­to é re­fle­tir­mos so­bre a pre­ser­va­ção da nos­sa vi­da en­quan­to en­car­na­dos.

Quan­do fa­la­mos em su­i­cí­dio, lo­go ima­gi­na­mos al­guém co­lo­can­do fim a sua vi­da fí­si­ca atra­vés de en­ve­ne­na­men­to, ti­ro na ca­be­ça ou na bo­ca, cor­te nos pul­sos, en­for­ca­men­to, etc., é o que cha­ma­mos de SU­I­CÍ­DIO DI­RE­TO OU CON­SCI­EN­TE.

Mas nos es­que­ce­mos que, há um su­i­cí­dio len­to e si­len­cio­so, que cha­ma­mos de SU­I­CÍ­DIO IN­DI­RE­TO OU IN­CON­SCI­EN­TE. Es­te, é o que mais ma­ta. O su­i­cí­dio in­di­re­to, é quan­do ani­qui­la­mos len­ta­men­te nos­so cor­po fí­si­co, atra­vés: DA IR­RI­TA­ÇÃO (cau­sa­do­ra de dis­túr­bio cir­cu­la­tó­rio, co­mo en­tu­pi­men­to de vei­as do co­ra­ção); CAL­MAN­TES (a bus­ca da tran­qui­li­da­de ar­ti­fi­cial); ALU­CI­NÓ­GE­NOS (a bus­ca da eu­fo­ria ilu­só­ria atra­vés da ma­co­nha, co­ca­í­na, be­bi­das al­co­ó­li­cas, etc.); O VÍ­CIO MEN­TAL CO­MO OS HI­PO­CON­DRÍ­A­COS (que de tan­to ima­gi­nar do­en­ça, fi­cam do­en­tes); OS ME­LAN­CÓ­LI­COS (ado­e­cem por­que a par­te psi­co­ló­gi­ca es­tá em bai­xa); OS MA­LE­DI­CEN­TES (se en­ve­ne­nam com o mal que jul­gam iden­ti­fi­car nos ou­tros); OS RE­BEL­DES (os eter­nos in­con­for­ma­dos com a vi­da); OS APE­GA­DOS A FA­MÍ­LIA E BENS TER­RE­NOS (pas­sam a vi­da pre­o­cu­pa­dos em ter, em cu­i­dar, em não per­der, em não dei­xar nin­guém lhe pas­sar a per­na); OS EX­CES­SOS (à ali­men­ta­ção, ao ci­gar­ro, ao se­xo des­re­gra­do, à be­bi­da al­co­ó­li­ca).

Co­mo ve­mos, as for­mas de su­i­cí­dio são gran­des. An­dré Lu­iz, atra­vés da psi­co­gra­fia de Chi­co Xa­vi­er, ex­pli­ca que pou­cos de nós são com­ple­tis­tas, ou se­ja, nas­ce­mos com uma es­ti­ma­ti­va de vi­da e, com os abu­sos, de­sen­car­na­mos an­tes do pre­vis­to.

E con­ta tam­bém, no li­vro "Nos­so Lar", seu so­fri­men­to ao de­sen­car­nar, por­que foi um su­i­ci­da in­di­re­to. Sua de­sen­car­na­ção ocor­reu por­que to­do apa­re­lho gás­tri­co foi des­tru­í­do à cus­ta de ex­ces­sos de ali­men­ta­ção e be­bi­das al­co­ó­li­cas. E a sí­fi­lis de­vo­rou-lhe ener­gi­as es­sen­ci­ais pa­ra a re­cu­pe­ra­ção pós-ope­ra­tó­ria. E, no tem­po atu­al, in­fe­liz­men­te, ob­ser­va­mos o au­men­to do au­to ani­qui­la­ção pe­las dro­gas co­mo: ma­co­nha, co­ca­í­na, he­ro­í­na, crack, be­bi­das al­co­ó­li­cas (es­ta já é li­be­ra­da), etc. Há mui­tos pro­ble­mas cau­sa­dos pe­lo uso de dro­gas, e mui­tos são os ti­pos de mor­te. A mais co­nhe­ci­da é a over­do­se, por­que o or­ga­nis­mo se adap­ta aos efei­tos da dro­ga, im­pli­can­do a ne­ces­si­da­de de au­men­tá-la pa­ra con­ti­nu­ar ob­ten­do re­sul­ta­dos se­me­lhan­tes. Mui­tos de­fen­dem a dro­ga di­zen­do: "Não es­tou pre­ju­di­can­do nin­guém. A vi­da é mi­nha e eu fa­ço o que que­ro com ela." Es­te dis­cur­so ego­ís­ta, mos­tra to­tal ig­no­rân­cia no as­sun­to.

O de­pen­den­te de dro­gas, ge­ral­men­te, en­vol­ve a fa­mí­lia, a so­ci­e­da­de e tor­na-se en­vol­vi­do com a cri­mi­na­li­da­de, pois quan­do es­te fi­ca sem con­di­ções fi­nan­cei­ras pa­ra ad­qui­ri-la, a con­se­gue com o tra­fi­can­te, atra­vés do sis­te­ma de co­mis­são nas ven­das; sem con­tar pe­que­nos e gran­des fur­tos, as­sal­tos, mui­tas ve­zes, se­gui­dos de mor­tes, etc. Che­gam a ma­tar fa­mi­lia­res pa­ra ob­ter al­go que pos­sam ven­der e sus­ten­tar seu ví­cio. E com is­so, tra­fi­can­tes se for­ta­le­cem, ma­tan­do vi­das de ma­nei­ra di­re­ta ou in­di­re­ta, de­sa­gre­gan­do fa­mí­lias e de­se­qui­li­bran­do a so­ci­e­da­de.

Se to­dos acre­di­tas­sem na re­en­car­na­ção, sa­be­ri­am que a vi­da não co­me­ça no ber­ço, não aca­ba no tú­mu­lo e que a lei é de Cau­sa e Efei­to. Con­se­quen­te­men­te, abu­sa­ri­am me­nos da lei di­vi­na. En­tão, quan­do mal­tra­ta­mos nos­so cor­po fí­si­co, ge­ral­men­te, res­sar­ci­re­mos o mal cau­sa­do atra­vés de do­en­ças, as­sim co­mo des­fru­ta­re­mos da sa­ú­de se de­la cu­i­dar­mos. Aqui­lo que cau­sa­mos, de bom ou de mal, a nós, ao pró­xi­mo ou a qual­quer fru­to da cri­a­ção di­vi­na, sen­ti­re­mos o efei­to, nes­ta ou em ou­tra en­car­na­ção. Por exem­plo: o usu­á­rio de ci­gar­ro le­sa vá­rios ór­gã­os do cor­po fí­si­co, um de­les é o pul­mão. Es­te ór­gão, en­tão, se foi o mais le­sa­do, po­de­rá de­sen­ca­de­ar pro­ble­mas pul­mo­na­res. Se is­to não ocor­rer nes­ta en­car­na­ção, nu­ma pró­xi­ma, po­de­rá vir sen­sí­vel a do­en­ças co­mo: cân­cer, as­ma, bron­qui­te, etc.

Os que não abu­sam da sa­ú­de e tem vá­ri­as do­en­ças es­tão, pro­va­vel­men­te, co­lhen­do o que plan­ta­ram. E os que abu­sam da sa­ú­de e pas­sam pe­la vi­da sa­u­dá­veis, es­tão plan­tan­do. Se as­sim não fos­se, Deus se­ria in­jus­to. Por exem­plo: Co­mo po­de uma cri­an­ça nas­cer pre­ci­san­do de trans­plan­te de fí­ga­do e, um adul­to usu­á­rio de be­bi­das al­co­ó­li­cas ser sa­u­dá­vel? Co­mo dis­se­mos, um es­tá co­lhen­do (por­que a cri­an­ça é um Es­pí­ri­to ve­lho em cor­po no­vo), e o ou­tro es­tá plan­tan­do (o adul­to). Co­mo nos foi avi­sa­do: "O plan­tio é li­vre, mas a co­lhei­ta é obri­ga­tó­ria".

A im­pa­ci­ên­cia é ou­tro ví­cio gra­ve. Fal­ta de ca­ri­da­de pa­ra con­si­go mes­mo. Por is­so, afir­ma­va Je­sus: "Bem-aven­tu­ra­dos os man­sos, por­que pos­su­i­rão a Ter­ra" Is­so quer di­zer que o ho­mem se­re­no des­fru­ta o pri­vi­lé­gio de mais ex­ten­sa vi­da no cor­po.

O su­i­cí­dio in­di­re­to é, mui­tas ve­zes, pra­ti­ca­do pe­los cul­to­res da in­tem­pe­ran­ça men­tal. Em mui­tas oca­si­ões, bas­ta um mo­men­to de in­dis­ci­pli­na e a mor­te sur­ge por no­na­das.

Exis­tem ve­ne­nos que agem go­ta a go­ta. De­ve­mos nos con­du­zir de mo­do a não nos ex­ce­der em ati­tu­des su­pe­ri­o­res à pró­pria re­sis­tên­cia, nem se con­fi­ar a in­tem­pes­ti­vas ma­ni­fes­ta­ções emo­cio­nais, que cri­am ca­la­mi­to­sas de­pres­sões. O abu­so das ener­gi­as cor­pó­re­as tam­bém pro­vo­ca su­i­cí­dio len­to.

Te­mos que dis­tin­guir no se­xo a se­de de ener­gi­as su­pe­ri­o­res que o Cri­a­dor con­ce­de à cri­a­tu­ra pa­ra equi­li­brar-lhe as ati­vi­da­des, sen­tin­do-se no de­ver de res­guar­dá-la con­tra os des­vi­os sus­ce­tí­veis de cor­rom­pê-la. O se­xo é uma fon­te de bên­çã­os re­no­va­do­ras do cor­po e da al­ma.

Ali­men­tar-se em ex­ces­so e evi­tar a in­ges­tão sis­te­má­ti­ca de con­di­men­tos e ex­ci­tan­tes, bus­can­do to­mar as re­fei­ções com cal­ma e se­re­ni­da­de, é um ato de amor e ca­ri­da­de pa­ra co­nos­co. Gran­de nú­me­ro de cri­a­tu­ras hu­ma­nas dei­xa pre­ma­tu­ra­men­te o Pla­no Ter­res­tre pe­los er­ros do es­tô­ma­go.

Sem­pre que nos se­ja pos­sí­vel, de­ve­mos res­pi­rar o ar li­vre, to­mar ba­nhos de água pu­ra e re­ce­ber o sol far­to, ves­tin­do-se com de­cên­cia e lim­pe­za, sem, con­tu­do, pren­der-se à ado­ra­ção do pró­prio cor­po.  Cri­té­rio e mo­de­ra­ção ga­ran­tem o equi­lí­brio e o bem-es­tar.

Por mo­ti­vo al­gum, de­ve­mos des­pre­zar o va­so cor­pó­reo de que dis­po­mos, por mais tor­tu­ra­do que ele se­ja. Na Ter­ra, ca­da Es­pí­ri­to re­ce­be o cor­po de que pre­ci­sa.

No li­vro A Vi­da Es­cre­ve, psi­co­gra­fia de Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er e Wal­do Vi­ei­ra, pe­lo es­pí­ri­to Hi­lá­rio Sil­va, te­mos a se­guin­te his­tó­ria:

“A ses­são ter­mi­nou e to­dos exal­ta­ram a ex­ce­lên­cia dos con­cei­tos ou­vi­dos. E Fra­ga, o con­ta­dor de vá­rios es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais, co­çan­do ner­vo­sa­men­te a ca­be­ça ex­cla­mou ri­so­nho:

- Tão bons con­se­lhos! Tão bons con­se­lhos!

No ou­tro dia, po­rém, o mes­mo Fra­ga, en­tre os li­vros do es­cri­tó­rio, no ca­lor da tar­de, via-se ata­ran­ta­do. Le­ve mos­ca zom­ba­va de­le, pro­cu­ran­do-lhe a cal­va. O ze­lo­so con­ta­dor ten­ta­va al­can­çá-la com um ta­be­fe, aqui e ali, mas na­da. À ma­nei­ra da per­so­na­gem de Pe­dro, cas­ti­ga­va im­pro­fi­cua­men­te a si mes­mo. Sen­tin­do que ela se alo­ja­va, pro­va­vel­men­te pe­la vi­gé­si­ma vez, en­tre os seus ra­ros ca­be­los, ba­teu for­te­men­te no pró­prio crâ­nio. A pan­ca­da, no en­tan­to, fê-lo ca­ir. So­cor­ro. Afli­ção. Ocor­re­ra a rup­tu­ra de va­so im­por­tan­te no cé­re­bro, e Fra­ga, em pou­cas ho­ras, se viu de­sen­car­na­do.

Quan­do acor­dou, es­pan­ta­do, no re­ga­ço do pi­e­do­so Je­rô­ni­mo, ao co­nhe­cer a pró­pria si­tu­a­ção, gri­tou, afo­ba­do:

- E ago­ra, meu Deus? Que fa­zer?

O ami­go es­pi­ri­tual, to­da­via, in­for­mou cal­ma­men­te:

- Vo­cê já se en­con­tra fo­ra do cor­po de car­ne há dois mes­es, mas ape­nas ago­ra to­ma acor­do de si. Já es­tu­da­mos seu ca­so. Vo­cê es­ta­va avi­sa­do quan­to aos pe­ri­gos da im­pa­ci­ên­cia e caiu, mes­mo as­sim, no con­to das mos­cas. Su­i­cí­dio in­di­re­to, meu ca­ro, su­i­cí­dio sem ne­nhu­ma ra­zão de ser. E vo­cê ain­da dis­pu­nha de on­ze anos pe­la fren­te pa­ra tra­ba­lhar jun­to aos ho­mens.

- E ago­ra? Que fa­ço?

O ben­fei­tor es­prai­ou o olhar pe­la ca­sa de so­cor­ro ter­res­tre em que se acha­vam e es­cla­re­ceu:

- Já ex­pli­quei o pro­ble­ma aos nos­sos Mai­o­res. Pe­la vi­da cor­re­ta que vo­cê le­vou, de­cer­to não me­re­ce o pa­vor das re­gi­ões abis­mais. Mas tam­bém não es­tá ha­bi­li­ta­do pa­ra su­bir. Fi­ca­rá aqui mes­mo.

- Aqui, on­de? – In­da­gou Fra­ga, as­som­bra­do.

- No hos­pi­tal on­de es­ta­mos.

- Com que fim?

- Aju­dan­do aos en­fer­mei­ros...

- E fa­zen­do o que?

Sem sor­rir, Je­rô­ni­mo ex­pli­cou sim­ples­men­te:

- Apren­den­do a ter pa­ci­ên­cia, vo­cê fi­ca­rá du­ran­te al­gum tem­po a es­pan­tar mos­cas...

Se o nos­so cor­po é o tem­plo sa­gra­do do Es­pí­ri­to, va­lo­ri­ze­mos en­tão es­te ins­tru­men­to úni­co e tão va­lo­ro­so, sem o qual nos­so Es­pí­ri­to não tem co­mo con­ti­nu­ar sua ca­mi­nha­da evo­lu­ti­va.

Que o ama­do Mes­tre Je­sus aben­çoes a to­dos nós e ilu­mi­ne nos­sas men­tes, pa­ra que ca­da vez mais to­me­mos con­sci­ên­cia da im­por­tân­cia de nos amar­mos, pre­ser­van­do nos­sa vi­da e per­mi­tin­do as­sim, que pos­sa­mos cum­prir nos­sas ta­re­fas, de­sig­na­das cui­da­do­sa­men­te a ca­da um de nós pe­la Es­pi­ri­tua­li­da­de Su­pe­ri­or, com o ob­je­ti­vo úni­co de pro­mo­ver a nos­sa evo­lu­ção es­pi­ri­tual.

Que as­sim se­ja.

(Man­fre­do Hi­pó­li­to de Aze­ve­do, mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias