Home / Opinião

OPINIÃO

Aos políticos corruptos do Brasil

“E não vos con­for­meis com es­te sé­cu­lo, mas trans­for­mai-vos pe­la re­no­va­ção da nos­sa men­te, pa­ra que ex­pe­ri­men­te­is qual se­ja a boa, agra­dá­vel e per­fei­ta von­ta­de de Deus”.

Ro­ma­nos 12:2

Es­ta­mos vi­ven­do tem­pos di­fí­ceis, den­tro e fo­ra da igre­ja, na vi­da de cren­tes e in­cré­du­los. É uma cri­se sem fun­da­men­to, um sen­ti­men­to sem sen­ti­do, al­go que me con­so­me, que me cor­rói, que me fe­re, per­das ir­re­pa­rá­veis, fa­mí­lias de­ses­tru­tu­ra­das e tu­do is­so tem a ver com o fa­to de vi­ver­mos fo­ra do cen­tro da von­ta­de de Deus.

Que­re­mos es­tar on­de Ele não nos cha­mou pa­ra es­tar, ser o que Ele não nos cha­mou pa­ra ser, ocu­par um lu­gar que não é nos­so, vi­ver uma ver­da­de que Ele não cha­mou pa­ra ser nos­sa. E, en­quan­to eu, vo­cê e to­dos que nos cer­cam, lu­tar­mos com o Pai pa­ra vi­ver­mos um so­nho que não é dE­le, vi­ve­re­mos com cri­ses e con­fli­tos in­te­rio­res. Por­que que­re­mos ir pa­ra um ca­mi­nho que não foi tri­lha­do pa­ra nós.

Tu­do is­so por­que não en­ten­de­mos que a von­ta­de de Deus é óti­ma, per­fei­ta e agra­dá­vel e só se­re­mos com­ple­tos e in­tei­ra­men­te fe­li­zes quan­do es­ti­ver­mos no cen­tro des­sa von­ta­de, no lu­gar que é fei­to só pa­ra nós, que Deus mol­dou pa­ra nos co­lo­car, que tem a nos­sa for­ma. O dia que en­ten­der­mos is­so, mas en­ten­der de ver­da­de, com o co­ra­ção, com a vi­da, vi­ve­re­mos com a ple­ni­tu­de do Se­nhor e do Es­pí­ri­to.

Es­tar no cen­tro da von­ta­de de Deus. O cen­tro. Nem pa­ra di­rei­ta, nem pa­ra es­quer­da, nem pa­ra fren­te, nem pa­ra trás, mas no cen­tro. Es­ta é a prin­ci­pal mis­são da igre­ja, es­te é o ob­je­ti­vo prin­ci­pal des­te pro­je­to “Colocando a Vida em Ordem”.

Sim, po­lí­ti­cos cor­rup­tos do Bra­sil, vo­cês aten­ta­ram bem pa­ra o pre­âm­bu­lo do ar­ti­go em pau­ta. Os bra­si­lei­ros em qua­se sua to­ta­li­da­de já não es­tão su­por­tan­do ne­nhum po­lí­ti­co cor­rup­to. E eu per­gun­to a vo­cês cor­rup­tos, é me­lhor rou­bar e ir pa­ra o in­fer­no mo­rar com sa­ta­nás ou, ser ín­te­gro, ir pa­ra o Céu e mo­rar pa­ra to­do o sem­pre com o nos­so Deus? Re­fli­tam se­nho­res, re­fli­tam; mo­rar no fo­go in­fer­nal é mui­to tris­te, é a mai­or de to­das as tris­te­zas.

O Bra­sil se­ria um Pa­ís de pri­mei­ro mun­do se não fos­sem as rou­ba­lhei­ras que os la­drões da po­lí­ti­ca apron­ta­ram.

Ex­ten­são ter­ri­to­ri­al in­ve­já­vel o Pa­ís tem; po­vo tra­ba­lha­dor, hu­mil­de e so­li­dá­rio tam­bém.

Mas os la­rá­pios da cor­rup­ção pre­fe­ri­ram usar o di­nhei­ro do po­vo pa­ra de­po­si­tar em ban­cos de ou­tros paí­ses e de en­cher os seus bol­sos, ban­cos bra­si­lei­ros e de apa­ni­gua­dos.

Com tu­do is­so o que es­ta­mos ob­ser­van­do ago­ra, a fal­ta de uma edu­ca­ção de me­lhor qua­li­da­de, fal­ta de pa­gar bem os pro­fes­so­res, por­que to­dos os es­tu­dan­tes, de ou­tro­ra, de ago­ra e do ama­nhã pre­ci­sa­ram, pre­ci­sam e pre­ci­sa­rão de pro­fes­so­res. Os pro­fes­so­res do Bra­sil te­ri­am que re­ce­ber os mai­o­res sa­lá­ri­os, mai­or até do que o sa­lá­rio do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Por­que os pro­fes­so­res en­si­nam a edu­ca­ção, a mo­ral, o ci­vis­mo, a or­ga­ni­za­ção, en­si­nam os alu­nos co­mo de­ve se com­por­tar na so­ci­e­da­de e en­si­nam, tam­bém, co­mo a po­lí­ti­ca par­ti­dá­ria de­ve ser de­sen­vol­vi­da. E os po­lí­ti­cos cor­rut­pos? O que eles es­tão fa­zen­do? Jus­ta­men­te o con­trá­rio, rou­ban­do des­ca­ra­da­men­te o di­nhei­ro do po­vo so­fri­do e, ven­do na im­pren­sa no­ti­ci­á­rios de uma ba­na­li­da­de cru­el, que en­ver­go­nha o Bra­sil, os ou­tros paí­ses es­tão can­tan­do em ver­so e pro­sa que o Bra­sil é o pa­ís da mais in­cré­du­la ver­go­nha.

Os bra­si­lei­ros não es­tão que­ren­do ne­nhum po­lí­ti­co que es­tá ocu­pan­do man­da­to, es­tão que­ren­do um lim­pa to­tal e que ve­nham só can­di­da­tos que nun­ca can­di­da­ta­ram, mas, que se­jam ho­nes­tos.

O po­vo ho­nes­to do Bra­sil exi­ge dos cor­rup­tos a de­vo­lu­ção do di­nhei­ro rou­ba­do e que to­do es­se vo­lu­me de la­drões se­jam pre­sos pa­ra sem­pre, pa­ra ser­vir de exem­plo pa­ra os pró­xi­mos de­ten­to­res do Bra­sil.

Por­tan­to, se­nho­res cor­rup­tos, não es­que­çam do tí­tu­lo des­ta ma­té­ria: co­lo­quem su­as vi­das em or­dem. Que­ro dei­xar bem cla­ro, que to­da re­gra tem ex­ce­ção, pa­ra os po­lí­ti­cos ho­nes­tos, dei­xo aqui o meu abra­ço fra­ter­nal.

Es­sa é a ver­da­de. A mais cris­ta­li­na de to­das as ver­da­des.

(Ha­mil­ton Al­ves Ma­cha­do, pas­tor, pro­fes­sor, ad­vo­ga­do, te­ó­lo­go, com mes­tra­do em Te­o­lo­gia e ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias