Home / Opinião

OPINIÃO

Araguaia: a nossa praia

O mês de julho chegou e com ele a temporada do “Araguaia”. Sinônimo de pesca , praia e sol. Com isso, um item que se torna indispensável na “tralha” do goiano é o filtro solar.Levando em consideração que 85% da radiação solar que recebemos ao longo da vid

O mês de julho chegou e com ele a temporada do “Araguaia”. Sinônimo de pesca , praia e sol. Com isso, um item que se torna indispensável na “tralha” do goiano é o filtro solar.

Levando em consideração que 85% da radiação solar que recebemos ao longo da vida ocorrem nos primeiros 20 anos, devemos dar grande importância aos cuidados com os bebês, crianças e adolescentes.

O filtro solar é um produto aplicado sobre a pele que vai absorver (filtros chamados de químicos) ou refletir (filtros chamados de físicos) os raios solares . No mercado a maioria dos produtos disponíveis é uma combinação de filtros físicos e químicos. Os filtros solares exclusivamente físicos (conhecidos como “baby”) tem baixo poder de irritação e portanto, são ideais para as crianças (principalmente antes dos 2 anos) pois não ardem os olhos e não causam alergias.

Importante saber e lembrar:

  • Evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas;
  • Use bonés ou chapéus com abas largas;
  • Use camisetas;
  • Procure a sombra nos horários de sol forte, mesmo com uso de filtro solar;
  • Utilize filtro solar com FPS 15 ou superior. Aplique uma camada grossa. Reaplique a cada 2 horas ou após sudorese excessiva ou após contato com a água ;
  • Não se esqueça de aplicar filtro nos dias nublados;
  • Antes dos 6 meses de idade a proteção deve ser feita com roupas, bonés e sombra.


O melanoma, câncer de pele gravíssimo, tem como fator de risco a exposição solar em excesso, que pode ser modificado com os cuidados de proteção .

Não há bronzeamento seguro!

Atenção: a água reflete 10% e a areia 15% da radiação solar e por isso na praia pode ocorrer queimadura mesmo na sombra ou dentro da água!

Falando em queimadura solar, os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de algumas horas após a exposição ao sol. Mas isto pode levar um dia ou mais para entendimento da extensão total da queimadura. Sintomas como pele rosa ou vermelhidão, morna ou quente ao toque, dor, sensibilidade ou coceira, inchaço e bolhas pequenas cheias de líquido são mais comuns. Já dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga são sinais de queimadura grave.

Constatado a queimadura deve-se refrescar a pele com compressa fria, como uma toalha umedecida ou tomar banho frio, aplicar hidratante, ingerir bastante água, tomar analgésico em caso de dor e se formar bolhas, não estourar.

A hidratação da pele também compreende cuidado importante em ambientes com sol, vento e baixa umidade. O creme ou loção hidratante deve ser aplicado em abundância de preferência após cada banho.

A pele é o maior órgão humano e por isso deve receber todo esse cuidado e atenção!

Gustavo Limongi, médico dermatologista