Home / Opinião

OPINIÃO

Associação Esportiva de Rio VerdeAssociação Esportiva de Rio Verde

O es­por­te é uma pon­te en­tre o ta­len­to e uma opor­tu­ni­da­de de bus­car no­vos ca­mi­nhos e vi­tó­rias, se su­pe­rar em ca­da tor­neio, cam­pe­o­na­to e apre­sen­ta­ções es­pe­ci­ais. Há dez anos foi cri­a­da  a As­so­cia­ção Es­por­ti­va de Rio Ver­de, com aber­tu­ra pa­ra to­das as mo­da­li­da­des, em­bo­ra no mo­men­to o des­ta­que es­te­ja mai­or no han­de­bol e vo­lei­bol. A as­so­cia­ção tem tu­do cer­ti­nho, re­gis­tra­do, com CNPJ e to­dos os do­cu­men­tos exi­gi­dos pe­la lei pa­ra re­ce­ber apoi­os fi­nan­cei­ros e vi­si­bi­li­da­de. Sem pro­pi­nas, ape­nas no mé­ri­to da ques­tão.  Abrir o es­pa­ço pa­ra o Fut­sal é uma me­ta pre­ten­di­da pe­la as­so­cia­ção, já que em Rio Ver­de o Fut­sal é des­ta­que, prin­ci­pal­men­te na ala fe­mi­ni­na. A Co­pa Rio Ver­de de Fut­sal Fe­mi­ni­no, co­or­de­na­do por Ado­ni­des Fer­rei­ra vai pa­ra a sex­ta edi­ção e reú­ne ti­mes de to­dos os re­can­tos do Bra­sil. Es­se ano a com­pe­ti­ção se­rá re­a­li­za­da na da­ta do ani­ver­sá­rio de Rio Ver­de, que é Cin­co de agos­to.

Nos di­as 2 e 4 de ju­nho a mo­da­li­da­de de han­de­bol da AERV par­ti­ci­pou da pri­mei­ra fa­se do cam­pe­o­na­to go­i­a­no e foi cam­peã. Na fi­nal a equi­pe de Rio Ver­de ven­ceu a Trin­da­de/Gov.de Go­i­ás/Han­des­fa pe­lo pla­car de 23 a 22.  O han­de­bol tem co­le­ci­o­na­do vi­tó­rias e for­ma­do no­vos at­le­tas, pois ela se fun­de com as es­co­li­nhas da Se­cre­ta­ria de Es­por­tes atu­an­do nas ca­te­go­ri­as mi­rim, in­fan­til, ca­de­te e ju­ve­nil, al­gu­mas com alas mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no. A par­ce­ria tem da­do cer­to, e os fru­tos apa­re­cem em ca­da dis­pu­ta mu­ni­ci­pal e até es­ta­du­al. Os trei­nos são cons­tan­tes e os pro­fes­so­res man­tém uma be­la sin­to­nia com os alu­nos, já que o ob­je­ti­vo é for­mar os at­le­tas do fu­tu­ro sem des­cui­dar do pre­sen­te. Al­guns pro­fes­so­res são at­le­tas cons­tan­tes da pró­pria as­so­cia­ção, co­mo Cláu­dia Si­mony, Mar­ce­lo, Egui­lar, Lu­ci­vai­ne, Fa­bi­a­ne, dan­do con­ti­nui­da­de ao ca­mi­nho pro­pos­to há 10 anos.  O vo­lei­bol das me­ni­nas irá re­pre­sen­tar a ci­da­de de Rio Ver­de nos di­as 24 e 25 de ju­nho em Go­i­â­nia, e tam­bém em 1 e 2 de ju­nho, quan­do se­rá dis­pu­ta­da a Li­ga Go­i­a­na Lin­ce de Vo­lei­bol.  A li­ga se­rá dis­pu­ta­da em 4 eta­pas anua­is, sen­do ca­da eta­pa du­as fa­ses, on­de é de­fi­ni­do em  4 di­vi­sões. Em ca­da fa­se ca­em du­as equi­pes e so­bem du­as.  As equi­pes es­tão ran­que­a­das pa­ra fa­zer o TOP 6 em de­zem­bro, ou se­ja, as seis me­lho­res equi­pes. A equi­pe de Rio Ver­de es­tá na Pri­mei­ra Di­vi­são e dis­pu­ta a Co­pa Lin­ce de Vo­lei­bol pe­la se­gun­da vez. Co­mo se per­ce­be, ho­mens e mu­lhe­res são va­lo­ri­za­dos den­tro do con­tex­to es­por­ti­vo. Em ca­da sa­que,  de­fe­sa, gol e cor­ta­da a emo­ção es­tá pre­sen­te.

No ano pas­sa­do a as­so­cia­ção de­fen­dia o no­me da AABB de Rio Ver­de, mas ago­ra é apoi­a­da pe­la Pre­fei­tu­ra de Rio Ver­de e tam­bém pe­la Se­cre­ta­ria de Es­por­tes, co­or­de­na­da por Fer­nan­do Cé­sar Pa­zot­ti. Usar as mãos no han­de­bol, vo­lei­bol e tam­bém os pés no Fut­sal é a me­ta da as­so­cia­ção, que pla­ne­ja no fu­tu­ro ca­mi­nhar com as pró­pri­as per­nas. O es­por­te em Rio Ver­de me­re­ce cré­di­to e vi­si­bi­li­da­de, pois tem ta­len­to e se­me­a­do bons exem­plos, ven­do na prá­ti­ca es­por­ti­va tam­bém um exer­cí­cio de ci­da­da­nia com as ati­vi­da­des das ca­te­go­ri­as de ba­se. Ou­tro exem­plo des­sa in­te­ra­ção es­por­ti­va é que a at­le­ta Cláu­dia Si­mony é es­po­sa do téc­ni­co de Fut­sal do Go­i­ás, o com­pe­ten­te Cé­sar Pa­raí­ba. For­mar bons ci­da­dã­os e at­le­tas, agre­gar sa­ú­de e mo­ti­va­ção tem si­do o por­tal da As­so­cia­ção Es­por­ti­va de Rio Ver­de. O su­ces­so atu­al do han­de­bol e vo­lei­bol mos­tra que o ob­je­ti­vo es­tá sen­do al­can­ça­do. O se­cre­tá­rio Pa­zot­ti tem da­do o res­pal­do pa­ra a as­so­cia­ção, e as­sim o es­por­te ama­dor dá li­ções pa­ra o pro­fis­si­o­nal.

(Jo­sé Car­los Vi­ei­ra, o Le­la, es­cri­tor, jor­na­lis­ta, fo­tó­gra­fo da Se­cre­ta­ria de Es­por­tes de Rio Ver­de e E-mail le­la­ba­le­la1@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias