Home / Opinião

OPINIÃO

Bandeira é a inflação

De­ve­mos re­co­nhe­cer que Mi­chel Te­mer mon­tou uma das me­lho­res equi­pes eco­nô­mi­cas da nos­sa his­tó­ria, e que, com seu ir­res­tri­to apoio, con­si­de­rá­veis avan­ços ocor­re­ram.  E o Ilan God­fajn, pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, mes­mo em meio a es­ta gra­ve cri­se po­li­ti­ca, fir­me e tran­spa­ren­te nos seus ob­je­ti­vos con­se­gue le­var tran­qui­li­da­de ao mer­ca­do.  E nes­ta ex­ce­len­te en­tre­vis­ta que con­ce­deu ao Es­ta­dão (19/06/17) co­mo guar­di­ão da nos­sa mo­e­da diz “A in­cer­te­za au­men­tou, mas, o que me in­te­res­sa são as re­for­mas e o ajus­te”. Ló­gi­co que, a sua pre­o­cu­pa­ção é com a in­fla­ção que ho­je fe­liz­men­te no acu­mu­la­do de 12 mes­es es­tá em 3,6%, abai­xo da me­ta de 4,5%! As­sim co­mo a que­da da ta­xa Se­lic, que sob sua ges­tão já caiu de 14,25% pa­ra 10,25%! E es­ta que­da da ta­xa bá­si­ca po­de sig­ni­fi­car ao go­ver­no uma re­du­ção de qua­se R$ 100 bi­lhões, em pa­ga­men­tos de ju­ros so­bre a di­vi­da pu­bli­ca!  Con­for­ta sa­ber tam­bém que na sua ad­mi­nis­tra­ção Ilan,  só to­ma de­ci­sões téc­ni­cas, di­fe­ren­te­men­te de seu an­te­ces­sor o Ale­xan­dre Tom­bi­ne, que fi­ca­va a mer­cê das von­ta­des da Dil­ma... E o pre­si­den­te do BC, en­fá­ti­co diz que, a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia, não po­de ser des­fi­gu­ra­da, “de­ve ser am­pla, e por ser fis­cal é re­le­van­te”! E que ve­nham as re­for­mas e ajus­tes ne­ces­sá­rios pa­ra con­so­li­dar a in­fla­ção em ní­vel bai­xo, ta­xa Se­lic co­mo pre­vis­to pa­ra es­te ano em tor­no de 8%, e o Pa­ís, fi­nal­men­te ca­mi­nhar pa­ra ofe­re­cer ao con­su­mi­dor fi­nal ta­xa de ju­ros de­cen­te, que in­cen­ti­ve tam­bém os in­ves­ti­men­tos...

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail) 


 Um sonho irrealizável 

O Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res,  res­pon­sá­vel pe­lo ca­os po­lí­ti­co e eco­nô­mi­co que o Bra­sil atra­ves­sa, es­tá ar­qui­te­tan­do a for­ma­ção de uma fren­te de par­ti­dos e mo­vi­men­tos de es­quer­da com o pro­pó­si­to de fa­ci­li­tar a vol­ta de Lu­la ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to.  Um so­nho ir­re­a­li­zá­vel.  É co­mo se um pi­lo­to acre­di­tas­se po­der po­sar na Lua pi­lo­tan­do  um mo­no­mo­tor.  É pre­ten­são de­mais. O PT mor­reu e não há san­to que o res­sus­ci­te.  É bom que os pe­tis­tas co­me­cem a pen­sar não em pa­lá­cio,  mas  sim em pre­sí­dio.


(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail


 Delação anulada! 

Beatriz Campos

Em ple­na era da in­for­má­ti­ca, nem em­pre­sá­rios es­per­tos co­mo Jo­es­ley Ba­tis­ta es­ca­pam. Ro­la pe­la in­ter­net vá­ri­as fo­tos em que ele apa­re­ce com “aque­le” que afir­mou ter en­con­tra­do es­po­ra­di­ca­men­te. Lula e Jo­es­ley se en­con­tra­ram di­ver­sas ve­zes, e as fo­tos que an­tes ser­viam de pro­pa­gan­da, com to­dos eles ale­gre­men­te fa­zen­do ca­ras e bo­cas, ho­je ser­vem de pro­va pa­ra mos­trar que sua de­la­ção pre­mi­a­da só mi­rou em um de­sa­fe­to, mas  ali­viou pa­ra o cúm­pli­ce. Se o PGR Ro­dri­go Ja­not qui­ses­se en­cer­rar sua car­rei­ra com hon­ras, anu­la­ria a de­la­ção. Ou Jo­es­ley de­nún­cia to­dos, ou vai pa­ra a ca­deia. Fim!

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Golpe do mestre Janot

Mara Montezuma Assaf

Ja­not tra­ta o sen­ti­men­to da po­pu­la­ção com um des­ca­so re­vol­tan­te. Não bas­tan­do ter ou­vi­do uma de­la­ção do Jo­es­ley con­tra Te­mer que na­da mais é, tam­bém, que uma cla­ra ad­mis­são de cul­pa; de não en­qua­drá-lo na lei co­mo de­via; de tê-lo tra­ta­do com des­ve­lo de pai le­nien­te per­mi­tin­do-lhe go­zar de pré­vio in­dul­to ju­di­cial de seus cri­mes,  não ob­stan­te ele ter se be­ne­fi­ci­a­do (por mag­na­ni­mi­da­de e in­te­res­se pró­prio de Lu­la e Dil­ma) de em­prés­ti­mos bi­lio­ná­rios a ju­ros pa­ter­nais do BNDES -  ago­ra, o pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, es­tá ofe­re­cen­do uma sa­í­da ju­di­cial pa­ra de­ze­nas de po­lí­ti­cos acu­sa­dos ex­clu­si­va­men­te de cai­xa 2, "sem um ato cor­res­pon­den­te de cor­rup­ção" . Ou se­ja, ele já par­te do prin­cí­pio de que cai­xa 2 não é cor­rup­ção , e es­ta é a te­se de Lu­la des­de o men­sa­lão. o jor­nal Va­lor  (19/06) apu­rou que me­ta­de dos 98 po­lí­ti­cos in­ves­ti­ga­dos na "Lis­ta de Fa­chin" po­de­ri­am se be­ne­fi­ci­ar des­sa be­ne­vo­lên­cia e o mes­mo cri­té­rio de­ve ser usa­do nas de­la­ções de exe­cu­ti­vos do gru­po JBS que re­ve­la­ram do­a­ções a mais de 1.800 po­lí­ti­cos. Ou se­ja, is­so in­clui Se­na­do, Câ­ma­ras  Fe­de­ral e es­ta­du­ais...um mun­do de gen­te.  Es­te é o gol­pe do mes­tre Ja­not con­tra a La­va Ja­to, con­tra o exaus­ti­vo e com­pe­ten­te  tra­ba­lho do ju­iz Ser­gio Mo­ro, mas é tam­bém a te­se apre­go­a­da pe­lo Con­gres­so de que há que "se­pa­rar o joio do tri­go".  Ja­not par­te do prin­ci­pio de que cai­xa 2 é cri­me de me­nor po­ten­ci­al ofen­si­vo, po­den­do seus acu­sa­dos se­rem agra­ci­a­dos com sus­pen­são con­di­cio­nal do pro­ces­so, sen­do obri­ga­dos ape­nas , co­mo re­pa­ra­ção, a pres­ta­ção de ser­vi­ços co­mu­ni­tá­rios, com­pa­re­ci­men­to men­sal pe­ran­te o ju­iz du­ran­te 2 a 4 anos,etc. etc. e tal.  Ja­not vai sa­ir do car­go em se­tem­bro e an­tes dis­so tem pres­sa em cum­prir pro­mes­sas e acor­dos com seu pa­dri­nho que o in­di­cou à  PGR e to­dos seus apa­ni­gua­dos e com is­so po­de des­mon­tar a La­va Ja­to!  So­cor­ro!

(Ma­ra Mon­te­zu­ma As­saf, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias