Home / Opinião

OPINIÃO

Deserto, seca, poluição...

De­zes­se­te de ju­nho é o Dia Mun­di­al de Com­ba­te à De­ser­ti­fi­ca­ção e à Se­ca. Va­le, por­tan­to, res­sal­tar re­cen­tes e alar­man­tes es­ta­tís­ti­cas. Uma de­las vem da OMS, con­for­me nos in­for­ma o si­te da ONU-Bra­sil: “A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de (OMS) des­ta­cou a ne­ces­si­da­de de re­du­zir as emis­sões de po­lu­en­tes co­mo o car­bo­no ne­gro, o ozô­nio, o me­ta­no e o dió­xi­do de car­bo­no, que não só con­tri­bu­em pa­ra as mu­dan­ças cli­má­ti­cas, co­mo tam­bém pro­vo­cam mais de 7 mi­lhões de mor­tes as­so­cia­das à po­lu­i­ção do ar por ano”. E, con­for­me no­ti­ciou a Deutsche Wel­le, uma pes­qui­sa do Pac­to pe­la Res­tau­ra­ção da Ma­ta At­lân­ti­ca diz que os re­ser­va­tó­rios de água no pa­ís, con­si­de­ra­dos crí­ti­cos pe­la Agên­cia Na­ci­o­nal de Águas (ANA), pwer­de­ram em mé­dia 80% de sua co­ber­tu­ra flo­res­tal.

Ora, os da­no­sos im­pac­tos des­se ver­da­dei­ro “ar­bo­ri­cí­dio” es­tão aí. O ar, o so­lo e a água di­a­ria­men­te es­cas­sei­am em qua­li­da­de, fer­ti­li­da­de e abun­dân­cia.

Cui­da­do, es­ta­mos res­pi­ran­do a mor­te

Há 17 anos, em 1o de ju­lho de 2000, a re­vis­ta Man­che­te pu­bli­cou um ar­ti­go meu que pa­re­ce até que foi es­cri­to ho­je:

Atu­al­men­te, em vas­tas re­gi­ões da Ter­ra, o sim­ples ato de res­pi­rar cor­res­pon­de à abre­vi­a­ção da vi­da. So­fri­men­tos de ori­gem pul­mo­nar e alér­gi­ca cres­cem em pro­gres­são ge­o­mé­tri­ca. Hos­pi­tais e con­sul­tó­rios de es­pe­cia­lis­tas vi­vem lo­ta­dos com as ví­ti­mas das mais di­fe­ren­tes im­pu­re­zas.

Abei­rar-se do es­ca­pa­men­to de um ve­í­cu­lo é su­i­cí­dio, tal a adul­te­ra­ção de com­bus­tí­vel vi­gen­te por aí. Is­so sem ci­tar os mo­to­res des­re­gu­la­dos...

Ci­da­des  as­sas­si­na­das

Quan­do vo­cê se apro­xi­ma, por es­tra­da, via aé­rea ou ma­rí­ti­ma, de gran­des cen­tros po­pu­la­cio­nais do mun­do, lo­go avis­ta pai­sa­gem si­ti­a­da por oce­a­no de ga­ses no­ci­vos.

Cri­an­ças e ido­sos mo­ram lá... Me­re­cem res­pei­to.

No en­tan­to, de ma­nei­ra im­pla­cá­vel, sua sa­ú­de vai sen­do mi­na­da. A co­me­çar pe­la psí­qui­ca, por­quan­to as men­tes hu­ma­nas vêm pa­de­cen­do to­da es­pé­cie de pres­sões. Por is­so, pou­co adi­an­ta­rá cer­car-se de mu­ros ca­da vez mais al­tos, se de an­te­mão a ame­a­ça es­ti­ver den­tro de ca­sa, atin­gin­do o cor­po e a psi­co­lo­gia do ser.

Em ci­da­des prai­ei­ras, a des­pei­to do mar, o en­ve­ne­na­men­to at­mos­fé­ri­co avan­ça, sem re­fe­rên­cia à con­ta­mi­na­ção das águas e das arei­as... O que sur­pre­en­de é cons­ti­tu­í­rem, mui­tas de­las, me­tró­po­les al­ta­men­te po­li­ti­za­das, e só de al­gum tem­po pa­ra cá seus ha­bi­tan­tes na ver­da­de des­per­ta­rem pa­ra tão ter­rí­vel ris­co.

Des­po­lu­ir qual­quer área ur­ba­na ou ru­ral de­ve­ria fa­zer par­te do pro­gra­ma co­ra­jo­so do po­lí­ti­co que re­al­men­te a amas­se. Não se po­de es­pe­rar que is­so ape­nas ocor­ra quan­do se tor­na as­sun­to lu­cra­ti­vo. Ora, na­da mais pro­vei­to­so do que cu­i­dar do ci­da­dão, o Ca­pi­tal de Deus.

As ques­tões são múl­ti­plas, mas es­ta é gra­vís­si­ma: es­ta­mos res­pi­ran­do a mor­te. En­con­tra­mo-nos di­an­te de um ti­po de pro­gres­so que, ao mes­mo tem­po, es­pa­lha ru­í­na. A nos­sa pró­pria.

Com­pro­va-se a pre­ci­são ur­gen­te de am­pli­ar em lar­go es­pec­tro a con­sci­ên­cia eco­ló­gi­ca do po­vo, an­tes que a que­da de sua qua­li­da­de de vi­da se­ja ir­re­ver­sí­vel. Es­te tem si­do o de­sa­fio en­fren­ta­do por vá­rios ide­a­lis­tas prag­má­ti­cos. En­tre­tan­to, por ve­zes, a ga­nân­cia re­ve­la-se mai­or que a ra­zão. O des­cui­do no pre­pa­ro de cer­tas co­mu­ni­da­des, pa­ra que não es­te­ri­li­zem o so­lo, mos­tra-se su­pe­ri­or ao ins­tin­to de so­bre­vi­vên­cia. (...)

A po­lu­i­ção que  che­ga an­tes

A in­fi­ni­da­de de po­lu­i­ções que vêm pre­ju­di­can­do a vi­da de ca­da um de­ri­va da fa­lên­cia mo­ral que, de uma for­ma ou de ou­tra, in­fer­ni­za a to­dos. Vi­ver no pre­sen­te mo­men­to é ad­mi­nis­trar o pe­ri­go. Mas ain­da há tem­po de aco­lher­mos a as­ser­ção de An­to­i­ne de Saint-Exu­péry (1900-1944): “É pre­ci­so cons­tru­ir es­tra­das en­tre os ho­mens”. Re­al­men­te, por­que ca­da vez me­nos nos es­ta­mos en­con­tran­do nos ca­mi­nhos da exis­tên­cia co­mo ir­mãos. Lon­ge da Fra­ter­ni­da­de Ecu­mê­ni­ca, não des­fru­ta­re­mos a Paz.

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected] — www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias