Home / Opinião

OPINIÃO

Diante de medidas extremas, a solução surge na força da reação

As­sis­ti, acre­di­to eu, tão es­tu­pe­fa­to quan­to to­do o mun­do, ao anún­cio do pre­si­den­te ame­ri­ca­no Do­nald Trump so­bre a sa­í­da dos Es­ta­dos Uni­dos do acor­do cli­má­ti­co de Pa­ris. Me­nos de dois anos de­pois da­que­le en­con­tro no qual ti­ve a hon­ra de es­tar pre­sen­te e que fi­cou co­nhe­ci­do co­mo uma vi­ra­da his­tó­ri­ca na me­ta de re­du­zir o rit­mo do aque­ci­men­to glo­bal, nos de­pa­ra­mos com o con­tras­sen­so de um lí­der que re­jei­ta a po­si­ção mun­di­al de aler­ta pa­ra a mu­dan­ça nas po­lí­ti­cas de emis­são de ga­ses po­lu­en­tes.

Per­ple­xos, nos de­pa­ra­mos com mais uma ati­tu­de ex­tre­mis­ta e ma­qui­a­da pe­lo dis­cur­so na­ci­o­na­lis­ta de Trump, po­rém são nas res­pos­tas que ve­mos um con­tra mo­vi­men­to mui­to mai­or se for­mar. No âm­bi­to po­lí­ti­co já é pos­sí­vel vê-lo per­der na pró­pria ca­sa. Enal­te­cen­do a van­ta­gem do Fe­de­ra­lis­mo, go­ver­na­do­res e pre­fei­tos re­for­ça­ram seu po­si­cio­na­men­to con­tra a de­ci­são da Ca­sa Bran­ca. En­tre o gru­po de 12 go­ver­na­do­res que as­si­na­ram um ma­ni­fes­to de boi­co­te à sa­í­da do acor­do so­bre o cli­ma, a Ca­li­fór­nia, já co­nhe­ci­da co­mo po­lo das no­vas tec­no­lo­gi­as, não só anun­ciou que vai re­for­çar as me­di­das pa­ra ga­ran­tir o in­ves­ti­men­to em ener­gia lim­pa, co­mo fe­chou um acor­do com o Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia da Chi­na pa­ra de­sen­vol­vi­men­to e co­mer­cia­li­za­ção de in­te­li­gên­cia so­bre cap­tu­ra e ar­ma­ze­na­men­to de car­bo­no, ener­gia lim­pa e tec­no­lo­gia avan­ça­da.

No vi­és em­pre­sa­ri­al, o Wal­mart, mai­or gru­po va­re­jis­ta mul­ti­na­ci­o­nal es­ta­du­ni­den­se, re­for­çou a de­ci­são de não com­prar de pro­du­to­res que apoi­am as no­vas po­lí­ti­cas am­bien­tais de Trump. Se a po­pu­la­ri­da­de já não era seu pon­to for­te, mais uma vez as ru­as de No­va York e Was­hing­ton fi­ca­ram re­ple­tas de ma­ni­fes­tan­tes que es­bra­ve­ja­vam pa­la­vras de re­pú­dio e in­sa­tis­fa­ção com a de­ci­são do Pre­si­den­te. Co­mo se is­so não bas­tas­se pa­ra de­mons­trar o des­con­ten­ta­men­to ge­ral, pas­mem! Ema­na nes­se mo­vi­men­to mes­mo as gran­des com­pa­nhi­as do se­tor de ener­gia co­mo Ex­xon­Mo­bil, Che­vron, Shell que se co­lo­cam a fa­vor da mu­dan­ça pro­pos­ta pe­lo Acor­do de Pa­ris.

De­ci­sões ex­tre­mas de um lí­der ime­di­a­tis­ta, do­ta­do de um sen­so par­ti­cu­lar de ino­por­tu­ni­da­de e acen­tu­a­da fal­ta de ha­bi­li­da­de po­lí­ti­ca. Trump mais uma vez mos­trou não se im­por­tar com a ma­tu­ra­ção do seu go­ver­no, an­tes mes­mo de to­mar me­di­das ex­tre­mas que cho­cam o mun­do e pro­vo­cam re­a­ções tam­bém “fo­ra de ca­sa”. Sim, nas ou­tras na­ções o mo­vi­men­to de res­pos­ta foi rá­pi­do, qua­se ins­tan­tâ­neo. Apro­vei­tan­do o en­se­jo, a Chi­na anun­ciou a re­du­ção de su­as ter­mo­e­lé­tri­cas ao pas­so que vai in­ves­tir nos não po­lui­do­res, co­mo usi­nas nu­cle­a­res. Hou­ve tam­bém pro­nun­ci­a­men­tos de lí­de­res da Fran­ça, Ale­ma­nha e In­gla­ter­ra.

O re­ca­do da ONU foi da­do ain­da di­as an­tes do pro­nun­ci­a­men­to de Trump. O Se­cre­tá­rio-ge­ral, An­tó­nio Gu­ter­res, re­for­çou o fu­tu­ro cin­zen­to que aguar­da aque­les que que não se uni­rem a eco­no­mia ver­de. Após a de­cla­ra­ção do pre­si­den­te, Gu­ter­res se man­te­ve tran­qui­lo ao afir­mar que o acor­do não es­tá to­tal­men­te per­di­do, já que é pos­sí­vel fa­zer par­ce­rias com os es­ta­dos ame­ri­ca­nos, in­de­pen­den­tes nes­se sen­ti­do. Ao ava­li­ar to­do o mo­vi­men­to que pa­re­ce se es­tru­tu­rar, o fu­tu­ro do lí­der ame­ri­ca­no se­rá cin­zen­to e so­li­tá­rio.

Co­mo de­fen­sor ati­vo do de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, à fren­te da pre­si­dên­cia de uma es­co­la de ne­gó­ci­os há mais de vin­te anos, e pre­si­den­te do Ca­pí­tu­lo Bra­si­lei­ro do PRME da ONU, res­sal­to o pa­pel fun­da­men­tal das ins­ti­tu­i­ções de en­si­no em for­mar alu­nos com uma no­va vi­são mun­di­al. É pre­ci­so en­tre­gar ao mun­do não so­men­te lí­de­res, mas ci­da­dã­os que sai­bam as­so­ciar com­pe­tên­cias téc­ni­cas à va­lo­res e que pos­suam uma vi­são vol­ta­da pa­ra o com­pro­mis­so com as fu­tu­ras ge­ra­ções, em­pe­nha­dos em tor­nar o mun­do mais jus­to, éti­co e am­bien­tal­men­te res­pon­sá­vel.

Pa­ra usar dos cli­chês e lem­brar que to­da ação tem uma re­a­ção de igual ou mai­or in­ten­si­da­de, es­pe­ro que a res­pos­ta do mun­do di­an­te de tal ati­tu­de do go­ver­no ame­ri­ca­no se­ja mui­to mais for­te e sig­ni­fi­ca­ti­va, co­mo uma on­da na qual mes­mo aque­les que não de­se­jam na­dar, aca­bam le­va­dos pe­la cor­ren­te do bem. E que es­sa voz na­ci­o­na­lis­ta re­a­ci­o­ná­ria se­ja aba­fa­da por um mo­vi­men­to glo­bal uni­fi­ca­do em prol de mu­dan­ças po­si­ti­vas pa­ra o fu­tu­ro das no­vas ge­ra­ções.

(Nor­man de Pau­la Ar­ru­da Fi­lho é pre­si­den­te do ISAE — Es­co­la de Ne­gó­ci­os e do Ca­pí­tu­lo Bra­si­lei­ro do PRME (Prin­cí­pios pa­ra Edu­ca­ção Exe­cu­ti­va Res­pon­sá­vel), da ONU. Tam­bém é dou­tor em Ges­tão Apli­ca­da pe­lo Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­cias do Tra­ba­lho e da Em­pre­sa (ISCTE), de Por­tu­gal e co­or­de­na o Co­mi­tê de Sus­ten­ta­bi­li­da­de Em­pre­sa­ri­al da As­so­cia­ção Co­mer­cial do Pa­ra­ná (ACP))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias