Home / Opinião

OPINIÃO

Edição de “A tarde é sua” é aula do que não se deve fazer na televisão

Em­ba­la­do pe­la po­lê­mi­ca Du­du Ca­mar­go x Mai­sa Sil­va, o pro­gra­ma “A Tar­de é Sua”, da Re­deTV, apre­sen­tou edi­ção ‘es­pe­ci­al’ com o apre­sen­ta­dor do “Pri­mei­ro Im­pac­to”. Li­de­ra­do por Sô­nia Abrão, o qua­dro “Ro­da da Fo­fo­ca”, que

Em­ba­la­do pe­la po­lê­mi­ca Du­du Ca­mar­go x Mai­sa Sil­va, o pro­gra­ma “A Tar­de é Sua”, da Re­deTV, apre­sen­tou edi­ção ‘es­pe­ci­al’ com o apre­sen­ta­dor do “Pri­mei­ro Im­pac­to”. Li­de­ra­do por Sô­nia Abrão, o qua­dro “Ro­da da Fo­fo­ca”, que tem par­ti­ci­pa­ção dos jor­na­lis­tas Fe­li­peh Cam­pos e Már­cia Pi­o­ve­san, deu opor­tu­ni­da­de pa­ra que Du­du for­ne­ces­se ao te­les­pec­ta­dor o seu la­do do acon­te­ci­do, su­as opi­ni­ões a res­pei­to do jor­na­lis­mo e sua his­tó­ria de vi­da – co­mo cha­mou a aten­ção de Síl­vio San­tos, por exem­plo. Pa­ra co­me­çar es­te ar­ti­go, acho ne­ces­sá­rio elen­car os mo­men­tos mais te­ne­bro­sos e crí­ti­cos do qua­dro e, as­sim, es­cre­ver da ma­nei­ra que se­ja mais com­pre­en­sí­vel e cla­ra. Pois bem!

Sô­nia Abrão co­me­çou o qua­dro fa­lan­do, no­va­men­te, sua opi­ni­ão so­bre o com­por­ta­men­to de Mai­sa no qua­dro “Jo­go dos Pon­ti­nhos” – o que cau­sou to­do es­se al­vo­ro­ço. Há pou­cos di­as, a jor­na­lis­ta já ha­via opi­na­do so­bre a atriz e apre­sen­ta­do­ra, sem pou­par crí­ti­cas. An­tes de apre­sen­tar o “con­vi­da­do mui­to es­pe­ci­al”, co­mo mes­mo dis­se, Sô­nia no­me­ou de “de­fe­sa” a ati­tu­de de Mai­sa e a cha­mou de “ex­tre­ma­men­te mal edu­ca­da e ar­ro­gan­te”. Em se­gui­da, a apre­sen­ta­do­ra afir­mou que ar­ma­ram um dis­cur­so fe­mi­nis­ta pa­ra ten­tar “dis­far­çar” o acon­te­ci­do.

On­de tem a pa­la­vra “fe­mi­nis­mo” tem que ha­ver tam­bém ex­tre­mo cui­da­do com dis­cur­sos opi­na­ti­vos. A gran­de mai­o­ria das pes­so­as são con­vic­tas de que sa­bem do que se tra­ta  e, por as­sim ser, se sen­tem no di­rei­to de opi­nar so­bre o te­ma. Eu, par­ti­cu­lar­men­te, te­nho com­ple­ta cer­te­za de que não sou ap­to à dis­ser­tar so­bre fe­mi­nis­mo e, por is­so, só to­quei nes­te as­sun­to por­que foi de­sen­ca­de­a­do pe­lo pro­gra­ma de TV e di­to em ou­tro.

Sô­nia Abrão afir­mou que, pa­ra ela, a “edu­ca­ção não tem ida­de e se car­re­ga do ber­ço”. Co­men­tá­rio que se as­se­me­lha bas­tan­te a ou­tros que li em pos­ta­gens da pró­pria Mai­sa ou de no­tí­cias so­bre o ca­so: que a atriz não ti­nha edu­ca­ção, que os pa­is não a edu­ca­ram mui­to bem, que ar­ro­gân­cia le­va nin­guém a lu­gar al­gum e etc.” O que é pe­ri­go­so. Afi­nal, co­mo al­guém que es­tá atrás de um ce­lu­lar ou com­pu­ta­dor po­de sa­ber o que acon­te­ce de ver­da­de na vi­da de ou­tra pes­soa? Com que cer­te­za po­de-se afir­mar em co­men­tá­rios que Mai­sa não te­ve “edu­ca­ção de ber­ço” e que os pa­is não sou­be­ram edu­cá-la?

Ain­da an­tes de apre­sen­tar Du­du Ca­mar­go, Sô­nia fez a dis­pen­sá­vel com­pa­ra­ção en­tre Mai­sa e La­ris­sa Ma­no­e­la. Pa­re­ce que am­bas são in­ter­li­ga­das e não é pos­sí­vel co­men­tar so­bre uma sem ci­tar o no­me da ou­tra, né? Afir­mar que ‘La­ri’ é mais edu­ca­da e que a atriz em­bar­ca­ria na brin­ca­dei­ra de Síl­vio é las­ti­má­vel! É di­fí­cil acei­tar que pes­so­as são di­fe­ren­tes.

Já com Du­du em te­la co­mo se es­ti­ves­se apre­sen­tan­do o Pri­mei­ro Im­pac­to, o pri­mei­ro te­ma a ser dis­cu­to se­ria, cla­ro, o su­pos­to ví­deo de­le dan­do se­li­nho em ou­tro ra­paz. O que, di­go de for­ma chu­la, nos es­fre­ga na ca­ra que a se­xu­a­li­da­de de al­guém ain­da é mo­ti­vo de bus­ca pe­la au­diên­cia e agu­ça a cu­ri­o­si­da­de de mui­tas pes­so­as – co­mo se fos­se al­go anor­mal ou um mis­té­rio de ou­tro pla­ne­ta mos­tra­do no Pro­gra­ma do Gu­gu. Fe­li­peh Cam­pos per­gun­tou ao Du­du se ele lem­bra qual era sua ida­de quan­do pro­ta­go­ni­zou o ví­deo. O an­ti­go ho­mem do sa­co do ex­tin­to “Fo­fo­can­do” foi di­re­to e eco­nô­mi­co na res­pos­ta: “Não lem­bro, não fiz as con­tas”.

Há dois di­as, o su­pos­to ex de Du­du pos­tou no Fa­ce­bo­ok o tex­to afir­man­do que ele era agres­si­vo e que o agre­diu fí­si­ca e psi­co­lo­gi­ca­men­te. Du­du, con­vic­to, já dei­xou cla­ro que “é uma men­ti­ra”. Fe­li­peh to­mou fren­te e ini­ciou o seu pon­to de vis­ta jus­ti­fi­ca­ti­vo. “Ele [Du­du] era um ado­les­cen­te. É uma his­tó­ria ma­lu­ca.” E foi em se­gui­da que sur­giu, tal­vez, o pi­or co­men­tá­rio de to­do o qua­dro. “Co­mo que um ado­les­cen­te de 16, 17 anos vai abu­sar de um ou­tro ra­paz?”, ques­ti­o­nou o jor­na­lis­ta. Ou­vi, ou­vi e ou­vi de no­vo pa­ra ter a cer­te­za de ha­via es­cu­ta­do cer­to. Es­ta­mos num mo­men­to em que, clas­ses até en­tão opri­mi­das, co­me­ça­ram a ter voz e im­por seus di­rei­tos. É ina­cei­tá­vel que um jor­na­lis­ta fa­ça es­se ti­po de ques­ti­o­na­men­to em meio à tan­ta lu­ta di­á­ria con­tra re­la­ci­o­na­men­tos abu­si­vos e agres­sões. (Na­da ain­da foi com­pro­va­do e, por­tan­to, não es­tou afir­man­do que Du­du agre­diu o su­pos­to ex-na­mo­ra­do).

Dis­se­ram no qua­dro que se­ria mais “le­gal” se a Mai­sa en­tras­se na brin­ca­dei­ra e dan­ças­se com o co­le­ga, o que faz pa­re­cer que a pre­o­cu­pa­ção mai­or é ter au­diên­cia e es­pe­tá­cu­lo pa­ra o pro­gra­ma, ao in­vés de se im­por­tar com o que o par­ti­ci­pan­te sen­te ou qual men­sa­gem so­ci­al aque­la par­ti­ci­pa­ção irá pas­sar. O pro­gra­ma foi au­la de co­mo não fa­zer jor­na­lis­mo e te­le­vi­são, cheio de co­men­tá­rios de­bo­chan­tes, ri­sa­di­nhas sar­cás­ti­cas, opi­ni­ões va­zi­as. Du­du, após a po­lê­mi­ca, dis­se que es­tá tran­qui­lo, afi­nal, ga­nhou mais se­gui­do­res no Ins­ta­gram, “ge­rou mí­dia” e a au­diên­cia do Pri­mei­ro Im­pac­to vai mui­to bem, obri­ga­do.

Pa­ra ter­mi­nar com clas­se, Du­du deu se­li­nho em Sô­nia Abrão e dan­çou com Flor, par­ti­ci­pan­te do Pro­gra­ma do Síl­vio; do mes­mo jei­to que ele dan­ça di­a­ria­men­te no Pri­mei­ro Im­pac­to após no­ti­ci­ar di­ver­sos fa­tos; as­sim co­mo dan­çou com ou­tra par­ti­ci­pan­te no do­min­go bei­jan­do-a pos­te­rior­men­te. Além da voz im­pos­ta­da, pa­re­ce que a mar­ca de Du­du ago­ra se­rá dan­çar e dar se­li­nhos. Che­ga a ser ofen­sa à He­be Ca­mar­go. E, por fim, res­pon­deu cal­ma­men­te à crí­ti­ca de Mai­sa so­bre du­vi­dar que ele acor­de “en­ges­sa­do” co­mo é na TV. “Aí eu con­vi­dei ela pra dor­mir co­mi­go”. Sô­nia, sor­rin­do e com a mão na tes­ta ad­ver­tiu: “não fa­la is­so!”. Os sor­ri­si­nhos en­gra­ça­dos dos ou­tros jor­na­lis­tas con­ti­nu­a­ram.

Fa­la­ram que mui­to Du­du foi cons­tran­gi­do no pro­gra­ma do Síl­vio, mas, na ver­da­de, fo­ram Sô­nia, Fe­li­peh, Mar­cia e Du­du que cons­tran­ge­ram Mai­sa em edi­ção que po­de­ria mui­to bem ser pou­pa­da pa­ra qual­quer te­les­pec­ta­dor. A úl­ti­ma per­gun­ta que mar­te­la ins­tan­ta­ne­a­men­te na mi­nha ca­be­ça des­de que co­me­cei ver o qua­dro foi: qual se­rá o dia que Mai­sa te­rá a opor­tu­ni­da­de de ir ao pro­gra­ma pa­ra se de­fen­der e dar a sua ver­são da his­tó­ria. Sim, por­que qual­quer jor­na­lis­ta sa­be que o prin­cí­pio bá­si­co da pro­fis­são é ou­vir os dois la­dos, né? Pe­lo me­nos de­ve­ri­am sa­ber. As­sim, evi­ta­ri­am tan­ta des­ne­ces­si­da­de na te­le­vi­são.

(Jo­ão Pau­lo, jor­na­lis­ta do SindMe­tal-GO)