Home / Opinião

OPINIÃO

Embate no TSE!

À exemplo do mensalão quando o ministro Lewandowski e Toffoli mais pareciam advogados de defesa dos mensaleiros, agora no julgamento da chapa Dillma/Temer por uso de dinheiro ilícito na campanha eleitoral de 2014, o advogado de defesa se chama “Gilmar Mendes”. Não torço para lado nenhum, e sim da justiça porque corrupção não tem hora, dia ou ano para ser julgado e condenado. Mas ver ministros do STF, responsáveis pelo cumprimento de nossa carta magna, literalmente tomando “ lados contrários ao óbvio”, se manifestando em acalorado bate boca, realmente não dá. Porque qualquer cidadão que precise recorrer ao STF, TSE, STJ, etc já entra sem saber se seu processo terá o real entendimento de nossa Constituição, ou julgará de acordo com a cara do freguês? Preocupante!

(Beatriz Campos, via e-mail)


Extradição de Joesley

joesley

Consta que, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), protocolou no Ministério Publico Federal, Ministério das Relações Exteriores, e Ministério da Justiça, pedido de extradição do delator Joesley Batista, um dos donos da JBS.  Nenhuma autoridade provocada destes órgãos ainda  se pronunciou.  Porém, este deputado sensível ao fato, e interpretando o sentimento da sociedade brasileira fez muito bem em encurralar nossas autoridades, para que reparem e com urgência o escândalo do benefício de “salvo conduto” concedido por Rodrigo Janot, e pelo ministro do STF, relator da Lava Jato, a este Joesley, corruptor de presidentes, e de 1.829 parlamentares...

(Paulo Panossian, via e-mail)


Venda da JBS!

Beatriz Campos 1

A venda da JBS ao grupo Minerva, dará um alívio de US$-300 milhões, mas para quem tem no curto prazo vencimento de R$-18 bilhões, não dá a holding J&F do grupo muito descanso. Eu não investiria um centavo no grupo dos irmãos Batista, porque eles subiram meteoricamente como as Empresas X, de Eike Batista e deu no que deu. Teve investidor que perdeu tudo. Porque nem sempre ser esperto em conchavos políticos os torna excelentes executivos. Esperteza para engabelar, nem sempre dá atestado de bom gestor e a história está cheia desses desastres  para contar!

(Beatriz Campos 1, via e-mail)


Desanimo

Mário A. Dente

Analisando a revolta e as críticas nas opiniões dos leitores nos jornais,iguais às minhas,  e a Constituição do Brasil, os comportamentos dos partidos e seus  políticos, dos presidentes da nação e as lentidões dos judiciários (TSE, STF, STJ) que resultam em impunidades, do congresso, os mensalões, petrolões e as denúncias de empresários sobre propinas exigidas para contratar obras públicas, pagas com os altíssimos impostos, só vejo quatro  saídas para sair desse labirinto: mudar tudo isso com o auxilio das Forças Armadas, ir morar noutro país, ser morto por um ladrão ou suicídio.

(Mário A. Dente, via e-mail)


E na PF

Por que o presidente Michel Temer tem 24 horas ou mais para responder as 84 perguntas feitas pela Polícia Federal(PF) e os estudantes apenas 09 horas para responder 180 questões e fazer uma redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?. Se Temer não é obrigado a responder, por-que fizeram as perguntas?. De uma coisa temos certeza, no ENEM, o estudante que não responde as questões leva ferro. E na PF?.

(Leonidas Marques, via e-mail)


Tentando entender

Mara Montezuma Assaf

Nunca votei em Temer, por isso fico confortável em dizer que ele me foi uma grata surpresa neste ano que passou. Tentando consertar o estrago que os 14 anos de governo Lula e Dilma nos deixaram, fez mais do que seus próprios adversários esperavam que fizesse , e assim, desagradou tanto os inimigos declarados como também os ocultos. Afinal, como  deixar que os louros dessas conquistas coubessem a Temer, o "gópista" ?  Então, sem que nada fizesse pressentir um ataque, vem a midiática Operação Carne Fraca, que ameaçou derrubar o governo Temer e de cambulhada a economia e a imagem do Brasil no exterior. Foi tão desproporcional o fato específico que a motivou com o estardalhaço geral que fizeram deste assunto a Polícia Federal e uma emissora ...que tudo acabou, como devia,  em águas de bacalhau...sem conseguirem o intento maior que era puxar o tapete do presidente. Mas desistiram? Não ! Em nova arremetida, Janot e Fachin preferiram escutar com toda a atenção as acusações feitas por um empresário que descarnou a reputação de Temer com uma gravação...e que agora é acusado de ter mantido uma conversa escabrosa  com Joesley Batista e de nem ter denunciado o mesmo, como devia . E Fachin e Janot, porque , ao ouvirem o empresário ,  não denunciaram também este açougueiro à polícia mas , pelo contrário, preferiram garantir-lhe a segurança e a liberdade nos States? O que está escondido nesta decisão enigmática da Justiça? O Ministério Público, o STF  e a Polícia Federal poderiam me dizer por que é que o pau com que batem em Francisco não está batendo em Chico também ?   Só pra tentar entender...

(Mara Montezuma Assaf, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias