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OPINIÃO

Festival de humanidades

Des­de épo­cas ime­mo­ri­ais, a hu­ma­ni­da­de se pre­o­cu­pa com o fu­tu­ro. In­de­pen­den­te do ju­í­zo de va­lor que se pos­sa atri­bu­ir a es­ta ou aque­la con­quis­ta hu­ma­na no cam­po do co­nhe­ci­men­to, os re­gis­tros cul­tu­ra­is apon­tam uma lon­ga tra­je­tó­ria es­pe­cu­la­ti­va com­pos­ta de ima­gi­ná­rios di­ver­sos em tor­no dos even­tos que vi­rão a su­ce­der-se. As­tro­lo­gia, re­li­gi­ão, fi­lo­so­fia e ci­ên­cia, em su­as in­con­tá­veis cor­ren­tes e ma­ni­fes­ta­ções no tem­po e no es­pa­ço, es­pe­cu­la­ram e ain­da es­pe­cu­lam so­bre o de­vir.

Uma das pla­ta­for­mas fun­da­men­tais de to­das es­sas es­pe­cu­la­ções é o sig­no lin­guís­ti­co, ca­paz de co­mu­ni­car os mais abs­tra­tos pen­sa­men­tos, li­gan­do eras re­mo­tas ao pre­sen­te e pro­je­tan­do o fu­tu­ro, atra­vés de um trans­for­mis­mo cons­tan­te. Na vi­a­gem da cul­tu­ra pe­lo tem­po, Fra­cis Ba­con, o no­tá­vel fi­ló­so­fo da ci­ên­cia, ano­ta uma cu­ri­o­sa in­ver­são do sen­so co­mum em tor­no da qua­li­fi­ca­ção do pas­sa­do e do pre­sen­te quan­to à an­ti­gui­da­de.

Con­si­de­ra­do um dos fun­da­do­res do mo­der­no pen­sa­men­to ci­en­ti­fi­cis­ta, Ba­con es­cre­ve no afo­ris­mo 84 de seu clás­si­co “Afo­ris­mos So­bre a In­ter­pe­ta­ção da Na­tu­re­za e O Rei­no do Ho­mem – Li­vro I”: “No to­can­te à an­ti­gui­da­de, a opi­ni­ão dos ho­mens é to­tal­men­te im­pró­pria e, a cus­to, con­gru­en­te com o sig­ni­fi­ca­do da pa­la­vra. De­ve-se en­ten­der mais cor­re­ta­men­te por an­ti­gui­da­de a ve­lhi­ce e a ma­tu­ri­da­de do mun­do e de­ve ser atri­bu­í­da aos nos­sos tem­pos e não à épo­ca em que vi­ve­ram os an­ti­gos, que era a do mun­do mais jo­vem”.

Sur­gi­da a par­tir dos des­tro­ços da ci­vi­li­za­ção pós-Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al, a Or­ga­ni­za­ções das Na­ções Uni­das tem se mos­tra­do pre­o­cu­pa­da com o fu­tu­ro do pla­ne­ta. Den­tre as di­ver­si­fi­ca­das ini­ci­a­ti­vas pa­ra um fu­tu­ro em que a ci­vi­li­za­ção re­al­men­te me­re­ça es­te qua­li­fi­ca­ti­vo que atu­al­men­te a de­fi­ne de ma­nei­ra um tan­to ca­nhes­tra, em fa­ce de su­as ma­ze­las éti­cas e mo­ra­is, a ONU tem im­ple­men­ta­do uma ins­ti­gan­te agen­da in­ti­tu­la­da “Trans­for­man­do Nos­so Mun­do: A Agen­da 2030 pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel”.

A EDU­CA­ÇÃO E A AGEN­DA 2030

O es­ta­do de Go­i­ás tem se mos­tra­do em sin­to­nia com os ob­je­ti­vos da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das. Den­tre as ati­vi­da­des que bus­cam in­se­rir-se nos 17 ODS da ONU, a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Edu­ca­ção, Cul­tu­ra e Es­por­te, em par­ce­ria com ins­ti­tu­i­ções co­mo a Unes­co, o Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te, o Incca, o IPE­AR­TES, a Fun­da­ção de Am­pa­ro à Pes­qui­sa do Es­ta­do de Go­i­ás (FA­PEG), a UEG, den­tre ou­tras, pro­mo­ve en­tre os di­as 22 e 25 de ju­nho o “Fes­ti­val de Hu­ma­ni­da­des”, que se in­se­re nu­ma pro­gra­ma­ção e nu­ma agen­da mais am­pla da “Olim­pía­da de Hu­ma­ni­da­des”.

Com­pos­to de uma ex­ten­sa pro­gra­ma­ção cul­tu­ral, na mais am­pla acep­ção do ter­mo, o “Fes­ti­val de Hu­ma­ni­da­des” te­rá co­mo um dos des­ta­ques a elei­ção de pro­je­tos pe­da­gó­gi­cos de­sen­vol­vi­dos por pro­fes­so­res e alu­nos da Se­du­ce-GO que con­tem­plam os es­for­ços pro­pos­tos pe­la ONU pa­ra um mun­do mais sus­ten­tá­vel, na pro­je­ção de um fu­tu­ro em que o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no não re­pre­sen­te uma ame­a­ça ao ecos­sis­te­ma pla­ne­tá­rio.

No âm­bi­to da Agen­da 2030, a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das re­a­li­za­rá na ci­da­de de Li­è­ge, na Bél­gi­ca, en­tre os di­as 06 e 12 de agos­to do cor­ren­te ano, a Con­fe­rên­cia Mun­di­al das Hu­ma­ni­da­des. Os au­to­res dos me­lho­res pro­je­tos edu­ca­cio­nais de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel re­pre­sen­ta­rão Go­i­ás e o Bra­sil na gran­de con­fe­rên­cia que bus­ca­rá con­gre­gar es­for­ços se­me­lhan­tes mun­do afo­ra.

Den­tre os 17 ODS da Agen­da 2030, a “Edu­ca­ção de Qua­li­da­de” re­pre­sen­ta o quar­to ob­je­ti­vo. O “Fes­ti­val de Hu­ma­ni­da­des”, que se re­a­li­za em Al­to Pa­ra­í­so, cons­ti­tui um es­for­ço a mais na im­ple­men­ta­ção des­sa im­por­tan­te me­ta pro­pos­ta pe­la ONU pa­ra a cons­tru­ção de um mun­do me­lhor. O fu­tu­ro co­me­ça ago­ra e pas­sa por uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, con­for­me se po­de in­fe­rir da pro­gra­ma­ção do even­to, de que cons­tam ofi­ci­nas, pa­les­tras e de­ba­tes com re­pre­sen­ta­ti­vos no­mes da área edu­ca­cio­nal.

Se o fu­tu­ro sem­pre es­te­ve no cen­tro das pre­o­cu­pa­ções hu­ma­nas ao lon­go das eras, tal­vez o mo­men­to atu­al es­te­ja des­ti­na­do a al­çar a edu­ca­ção a um pa­pel pre­pon­de­ran­te no pro­ces­so de cons­tru­ção de um mun­do me­lhor, um mun­do sus­ten­tá­vel sob to­dos os tí­tu­los.

(Gis­ma­ir Mar­tins Tei­xei­ra, dou­tor em Le­tras e Lin­guís­ti­ca; pro­fes­sor do Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Edu­ca­ção, Cul­tu­ra e Es­por­te)

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