Home / Opinião

OPINIÃO

Gilmar Mendes, um e dois

O nos­so sis­te­ma elei­to­ral é com­pos­to de qua­tro fa­ses, com a úl­ti­ma des­ti­na­da à di­plo­ma­ção dos ven­ce­do­res. Mas o di­plo­ma na mão, en­tre­gue em ato so­le­ne da Jus­ti­ça Elei­to­ral, po­de não sig­ni­fi­car ques­tão en­cer­ra­da. A nos

O nos­so sis­te­ma elei­to­ral é com­pos­to de qua­tro fa­ses, com a úl­ti­ma des­ti­na­da à di­plo­ma­ção dos ven­ce­do­res. Mas o di­plo­ma na mão, en­tre­gue em ato so­le­ne da Jus­ti­ça Elei­to­ral, po­de não sig­ni­fi­car ques­tão en­cer­ra­da. A nos­sa Cons­ti­tu­i­ção, a lei com­ple­men­tar e o Có­di­go Elei­to­ral per­mi­tem, em fa­ce de in­di­ca­ti­vos de abu­sos de po­der eco­nô­mi­co e po­lí­ti­co, a pro­po­si­tu­ra de (1) ação cons­ti­tu­ci­o­nal de im­pug­na­ção de man­da­to ele­ti­vo.

Seu pra­zo é de 15 di­as con­ta­dos da efe­ti­va­ção da di­plo­ma­ção e (2) ação de in­ves­ti­ga­ção ju­di­cial elei­to­ral. Es­ta de­ve ser re­que­ri­da até a da­ta da ses­são de di­plo­ma­ção. Pa­ra am­bas, os pra­zos são fa­tais, de­ca­den­ci­ais. O le­gis­la­dor, no en­tan­to, es­que­ceu de es­ta­be­le­cer pra­zo pa­ra o jul­ga­men­to de tais ações.

A lon­ga in­de­fi­ni­ção pe­la Jus­ti­ça pas­sa a ser uma es­pa­da de Dâ­mo­cles so­bre as ca­be­ças do pre­si­den­te e do vi­ce, con­so­an­te à pa­rá­bo­la éti­co-mo­ral de­sen­vol­vi­da por Cí­ce­ro. Os dois ins­tru­men­tos cons­ti­tu­ci­o­nais, am­bos co­nhe­ci­dos no mun­do ci­vi­li­za­do, têm por ob­je­ti­vo a ob­ser­vân­cia da fun­da­men­tal re­gra re­pu­bli­ca­na da igual­da­de: par con­dic­tio.

Nu­ma com­pe­ti­ção elei­to­ral, a frau­de en­gen­dra­da por po­de­ro­sos (po­lí­ti­cos) e po­ten­tes (em­pre­sá­rios) ge­ra um “do­ping” elei­to­ral: su­pe­ri­o­ri­da­de em ar­mas. Pa­ra quem tem olhos de ver, hou­ve des­vir­tua­men­to das qua­tro ações re­u­ni­das pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE), re­cém-jul­ga­das im­pro­ce­den­tes pe­lo pla­car de 4x3 vo­tos.

Um pas­so atrás. A mi­nis­tra Ma­ria The­re­za de As­sis Mou­ra ha­via de­ter­mi­na­do o ar­qui­va­men­to das re­fe­ri­das ações por es­ta­rem ba­se­a­das em pre­sun­ções. À épo­ca, a pre­si­den­ta da Re­pú­bli­ca era Dil­ma Rous­seff e a ação de im­pug­na­ção de man­da­to ha­via si­do re­que­ri­da pe­lo Par­ti­do da So­ci­al De­mo­cra­cia Bra­si­lei­ra (PSDB), pre­si­di­do por Aé­cio Ne­ves, can­di­da­to per­de­dor: “Pa­ra en­cher o sa­co de Dil­ma”, te­ria di­to Aé­cio a Jo­es­ley, da JBS.

O ar­qui­va­men­to não pre­va­le­ceu em fa­ce da opo­si­ção do mi­nis­tro Gil­mar Men­des, com sua co­nhe­ci­da to­ga de co­lo­ra­ção po­lí­ti­co-par­ti­dá­ria. Com efei­to, pas­sou-se a ter, ao la­do do im­pe­achment de Dil­ma no Par­la­men­to, as ações re­u­ni­das no TSE, com uma en­xur­ra­da de pro­vas de abu­so do po­der eco­nô­mi­co, evi­den­ci­a­das pe­la La­va Ja­to e a par­tir dos des­fal­ques gi­gan­tes­cos na Pe­tro­bras.

Na con­di­ção de ami­go e ha­bi­tu­al con­vi­va de Te­mer, o mi­nis­tro Gil­mar, guin­da­do à pre­si­dên­cia do TSE, aban­do­nou sua te­se an­te­ri­or. Dois Gil­ma­res, um ao tem­po do man­da­to de Dil­ma e ou­tro no man­da­to de Te­mer. O mi­nis­tro mu­dou da água pa­ra o vi­nho e pas­sou a sus­ten­tar a in­sus­ten­tá­vel te­se da pre­ca­ri­e­da­de das pro­vas e da mu­dan­ça da “cau­sa de pe­dir” ori­gi­nal.

No par­ti­cu­lar, até os re­pro­va­dos no exa­me de ha­bi­li­ta­ção pro­fis­si­o­nal da OAB sa­bem que a jun­ta­da de do­cu­men­tos no­vos, co­mo de­la­ções e pro­vas pe­ri­ci­ais, re­pre­sen­ta ques­tão de pro­va pro­ces­su­al e não de “cau­sa de pe­dir”.

Nem os só­li­dos ar­gu­men­tos e a abun­dân­cia de pro­vas do abu­so de po­der eco­nô­mi­co re­la­ta­das pe­lo mi­nis­tro Her­man Ben­ja­min ini­bi­ram Gil­mar. Du­ran­te o jul­ga­men­to, Ben­ja­min re­cor­dou a an­te­ri­or de­ci­são de Gil­mar, que, apon­tan­do pro­vas da­das co­mo in­con­tes­tes, se opôs a Ma­ria The­re­za. Co­mo es­pe­ra­do, e ne­nhum bo­okmaker de Bra­sí­lia acei­ta­va apos­tas de 4x3 pe­la cha­ma­da “ab­sol­vi­ção” de Te­mer, o vo­to de Gil­mar acom­pa­nhou o do fol­cló­ri­co mi­nis­tro Na­po­le­ão Nu­nes Maia e dos dois mi­nis­tros – Ad­mar Gon­za­ga e Tar­cí­sio Vi­ei­ra – es­co­lhi­dos por Te­mer pa­ra ocu­par no TSE a clas­se re­ser­va­da aos ad­vo­ga­dos.

Sem aten­ção à “pro­va oce­â­ni­ca” dos abu­sos res­sal­ta­dos por Ben­ja­min, os mi­nis­tros es­co­lhi­dos por Te­mer e ti­ra­dos da clas­se dos ad­vo­ga­dos – um de­les es­ta­va im­pe­di­do por ter si­do ad­vo­ga­do de Dil­ma no pri­mei­ro man­da­to – vol­ta­ram a re­pe­tir a te­se do alar­ga­men­to da “cau­sa de pe­dir”, que já ha­via si­do su­pe­ra­da em exa­me de de­fe­sa pro­ces­su­al e pre­li­mi­nar.

Na oca­si­ão, con­clu­iu-se pe­la im­pos­si­bi­li­da­de de va­lo­ra­ção da de­la­ção de mem­bros da em­prei­tei­ra Ode­brecht e do ca­sal de mar­que­tei­ros Jo­ão San­ta­na e Mô­ni­ca Mou­ra. O in­crí­vel é que, por de­ter­mi­na­ção do TSE, sob com­pro­mis­so e co­mo tes­te­mu­nhas da Jus­ti­ça, fo­ram ou­vi­dos Mar­ce­lo Ode­brecht, Jo­ão San­ta­na e Mô­ni­ca Mou­ra.

As de­la­ções em­pres­ta­das aos au­tos ti­ve­ram uso va­lo­ra­ti­vo pro­i­bi­dos. Só que os tes­te­mu­nhos co­lhi­dos pe­lo TSE eram vá­li­dos e po­di­am ser va­lo­ra­dos. Ape­sar de não pro­i­bi­dos, os tes­te­mu­nhos de Mar­ce­lo Ode­brecht e do ca­sal de mar­que­tei­ros fo­ram ig­no­ra­dos pe­lo quar­te­to Gil­mar, Na­po­le­ão, Ad­mar e Tar­cí­sio. Na ver­da­de, o TSE, por Gil­mar e os três ou­tros mi­nis­tros ven­ce­do­res, tro­cou o jul­ga­men­to téc­ni­co pe­lo po­lí­ti­co. De acor­do com as con­ve­niên­cias de qua­tro mi­nis­tros.

As­sim, o TSE, por mai­o­ria, des­vi­ou-se da sua fun­ção cons­ti­tu­ci­o­nal, téc­ni­ca e isen­ta. Is­so tu­do foi pos­sí­vel pe­la es­tra­nha com­po­si­ção do TSE. Em vez de par­ti­ci­pa­ção po­pu­lar, com ju­ra­do elei­to pe­los seus pa­res, o cons­ti­tu­in­te deu pre­fe­rên­cia à clas­se dos ad­vo­ga­dos: pas­sam os di­as nos seus es­cri­tó­rios a ad­vo­gar e, à noi­te, par­ti­ci­pam e vo­tam no TSE ques­tões elei­to­ra­is. Pa­no rá­pi­do. Te­mer não foi cas­sa­do pe­lo TSE. Cas­sa­da foi a cre­di­bi­li­da­de na Jus­ti­ça, pe­la qua­se una­ni­mi­da­de dos ci­da­dã­os bra­si­lei­ros.

(Wál­ter Mai­e­ro­vitch, ju­ris­ta e pro­fes­sor, foi de­sem­bar­ga­dor no TJ-SP)