Home / Opinião

OPINIÃO

Luiz Augusto, um padre do bem, do amor e da caridade

Sou pas­tor evan­gé­li­co e tra­ba­lho nas obras de evan­ge­li­za­ção, pre­ga­ção, cu­ra, ca­ri­da­de e ora­ção aos hu­mil­des e ne­ces­si­ta­dos des­de 1994, não co­bro na­da de nin­guém, nun­ca ti­ve sa­la­rio pe­las igre­jas que pas­sei e mui­to pe­lo con­trá­rio, ain­da con­tri­bu­ía com meu sa­la­rio com as des­pe­sas de tais igre­jas. E há mui­to tem­po (acho que dé­ca­das se não me en­ga­no) ou­ço fa­lar do Pa­dre Lu­iz Au­gus­to, se­ja nos jor­nais ou por pes­so­as que o co­nhe­ce­ram pes­so­al­men­te, seus fi­eis (das pa­ro­quias por on­de mi­nis­trou), em­fim, uma e ou­tra no­ti­cia so­bre seu ca­rá­ter, de­vo­ção e fé sem­pre me che­ga­ram aos ou­vi­dos co­mo sen­do um ho­mem in­te­gro, ho­nes­to, ca­ri­do­so, cui­da­do­so com o de­co­ro na Igre­ja (co­mo eu, as ve­zes até cui­da­do­so de­mais, tra­zen­do o ex­ces­so de ze­lo, a ira de al­guns). Nun­ca em mais de vin­te anos sou­be de qual­quer ato ilí­ci­to, vul­gar, des­tem­pe­ra­do ou fo­ra dos pa­drões que se es­pe­ram de um sa­cer­do­te. Mui­to me as­sus­tou quan­do da no­ti­cia de que ele (o pa­dre) es­ta­ria sen­do in­ves­ti­ga­do ou pro­ces­sa­do por re­ce­ber sem tra­ba­lhar na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do de Go­i­ás há uns anos atras. De ime­di­a­to pen­sei: Tem al­go er­ra­do nes­sa no­ti­cia, um ho­mem do bem não es­ta­ria en­vol­vi­do nis­so!. Com o pas­sar do tem­po fui me­di­tan­do em tal as­sun­to e per­ce­bi que o Pa­dre Lu­iz nun­ca re­ce­beu sem tra­ba­lhar, pois evan­ge­li­zou, pre­gou, aju­dou, cu­i­dou, acu­diu; re­ce­beu, orou pe­los en­fer­mos, acon­se­lhou e ain­da por ci­ma do­ou tu­do o que re­ce­beu pa­ra as obras as­sis­ten­ci­ais das pa­ro­quias por on­de pas­sou.

E é cla­ro que vai che­gar sem­pre al­guém que na­da faz pe­lo pró­xi­mo, acu­san­do, achin­ca­lhan­do, zom­ban­do e que­ren­do ver a der­ro­ca­da dos que fa­zem o bem. Não es­tou ten­tan­do de­fen­der o pa­dre Lu­iz Au­gus­to, pois o mes­mo não ne­ces­si­ta da de­fe­sa de al­guém tão di­mi­nu­to quan­to eu, pois ele con­ta com a de­fe­sa de Deus e ao fi­nal o Se­nhor fa­rá jus­ti­ça à seu ser­vo. Po­rém não po­de­ria dei­xar de re­gis­trar mi­nha in­dig­na­ção com tan­ta per­se­gui­ção às pes­so­as que ten­tam aju­dar o pró­xi­mo, aos que le­vam amor, dig­ni­da­de, so­cor­ro ma­te­ri­al e es­pi­ri­tual prin­ci­pal­men­te. Acre­di­to pi­a­men­te na sin­ce­ri­da­de do Pa­dre Lu­iz quan­do diz que do­ou to­do o seu sa­la­rio aos po­bres, acre­di­to no seu amor pe­las al­mas, no seu ca­rá­ter e na sua de­vo­ção. Creio que Deus o de­fen­de­rá, pois de lon­ge acom­pa­nhei sua tra­je­tó­ria (e jus­ta­men­te de­ve ter si­do is­so que as­sus­tou e in­co­mo­dou os que se le­van­tam ho­je co­mo seus al­go­zes), vi e ou­vi di­zer das inú­me­ras obras so­ci­ais que inau­gu­rou e ad­mi­nis­tra até ho­je al­gu­mas, com cer­te­za o in­fer­no se per­tur­ba­ria e se le­van­ta­ria con­tra es­se e to­dos os ho­mens de Deus que se er­guem pa­ra fa­ze­rem o bem.

Quan­do o Pa­dre Lu­iz diz não ter di­nhei­ro (pa­re­ce que um mi­lhão de Re­ais) pa­ra res­sar­cir os co­fres pú­bli­cos se con­de­na­do a tal ato for, acre­di­to ne­le e aqui nes­se ato de so­li­da­ri­e­da­de ao ami­go (que não co­nhe­ço pes­so­al­men­te) que­ro dei­xar mi­nha aju­da es­pi­ri­tual, mi­nha so­li­da­ri­e­da­de e fé em sua ino­cên­cia, e di­zer que vo­cê não es­tá só Pa­dre Lu­iz, Deus é con­vos­co!, seus fi­éis te amam e es­tão ao seu la­do, o po­vo de bem des­ta ci­da­de te res­pei­ta, as­sim co­mo eu, in­de­pen­den­te de cre­do re­li­gi­o­so, as pes­so­as de bem de­vem ser res­pei­ta­das. Fi­na­li­zan­do, dei­xo meu abra­ço e um “Po­de con­tar co­mi­go meu ami­go!”, meu om­bro, mi­nhas ora­ções e meu ca­ri­nho es­ta­rão con­ti­go.

(Ri­car­do Da­vid, pas­tor em Go­i­â­nia. ri­car­do­da­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias