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OPINIÃO

Meu filho não é príncipe e minhas filhas não são princesas

Fa­lar so­bre fi­lhos não é ta­re­fa fá­cil, to­dos nós pa­is de fa­mí­lia, num mo­men­to ou ou­tro, jul­ga­mos sa­ber mais do que o ne­ces­sá­rio pa­ra edu­car aque­les que es­tão sob nos­sos cui­da­dos. Mas tu­do bem, con­ve­nha­mos que os tem­pos mu­da­ram. Lem­bro de uma épo­ca não mui­to dis­tan­te que a cri­a­ção dos fi­lhos era de res­pon­sa­bi­li­da­de pri­mei­ra dos pró­prios pa­is, di­ga-se de pas­sa­gem, não de res­pon­sa­bi­li­da­de da es­co­la ou da igre­ja ou de qual­quer ou­tra ins­ti­tu­i­ção a quem jul­ga­mos ser res­pon­sá­veis pe­la edu­ca­ção da nos­sa pro­le.

Jul­go uma épo­ca que os pa­is as­su­mi­am a edu­ca­ção dos fi­lhos, re­la­ci­o­nan­do-a a pro­te­ção, co­mi­da, rou­pa la­va­da e va­ra de amo­rei­ra. Lem­brei es­se exem­plo do Neu­va­ir Sin­zer­vinch, pas­tor pres­bi­te­ri­a­no, que nu­ma noi­te ins­pi­ra­da ci­tou sua his­tó­ria de vi­da, tem­pos pas­sa­dos na ci­da­de de Ni­que­lân­dia, com as di­fi­cul­da­des nor­mais de uma fa­mí­lia po­bre, mas que os pa­is ama­vam os fi­lhos e os edu­ca­vam no ca­mi­nho de Deus, o que não sig­ni­fi­ca que es­ta­va li­vre das pal­ma­das ou va­ra da amo­rei­ra.

Mas o fa­to é que há pa­is que su­per­pro­te­gem, ou se­ja, cri­am fi­lhos mi­ma­dos, sem sa­ber o gos­to de ter­ra, ba­nho na chu­va, fi­lhos que são guar­da­dos nu­ma re­do­ma e que anos mais tar­de po­dem de­sen­vol­ver do­en­ças li­ga­das ao sis­te­ma imu­no­ló­gi­co, uma vez que não cri­a­ram re­sis­tên­cia di­an­te das vá­ri­as do­en­ças opor­tu­nis­tas a que es­tão su­jei­tas.

Mas a ques­tão não é só de sa­ú­de fí­si­ca, ho­je te­mos uma ge­ra­ção de “fi­lhos do quar­to”, acor­dam ce­do, vão pa­ra es­co­la, al­mo­çam, en­tram pa­ra seus quar­tos e só sa­em à noi­te pa­ra o ba­nho e re­tor­nam ao quar­to pa­ra dor­mir. E o cír­cu­lo con­ti­nua no ou­tro dia.

O di­á­lo­go mí­ni­mo en­tre pa­is e fi­lhos é uma ca­rac­te­rís­ti­ca des­sa ge­ra­ção hi tech hip­no­ti­za­dos pe­la In­ter­net, com­pu­ta­dor, ta­ble­te e re­de so­ci­al. As con­se­quên­cias são vi­sí­veis e pre­o­cu­pan­tes: jo­vens so­li­tá­rios que se co­mu­ni­cam pou­co, que ana­li­sam pou­co, que re­fle­tem pou­co e são vul­ne­rá­veis a to­do ti­po de mo­dis­mo im­pos­to pe­la bus­ca de au­to­a­fir­ma­ção.

Ou­tro gran­de pro­ble­ma pre­sen­te na cri­a­ção dos fi­lhos na atu­a­li­da­de: pa­is que acham que a es­co­la ou igre­ja se­jam os cui­da­do­res dos fi­lhos. De­vo lem­brar que a es­co­la é o lu­gar no qual os fi­lhos vão pa­ra apren­der a ler, es­cre­ver e con­tar, além de ou­tras ha­bi­li­da­des pro­fis­si­o­nais. A igre­ja é o es­pa­ço de ado­ra­ção a Deus, não im­por­tan­do sua cren­ça ou re­li­gi­ão, não es­tou aqui jul­gan­do se es­ta ou aque­la re­li­gi­ão é a mais cor­re­ta ou não. Mas há pa­is que acham que a igre­ja de­ve edu­car seus fi­lhos, la­men­tá­vel en­ga­no.

Por ou­tro la­do, tam­bém pre­sen­ci­a­mos a omis­são to­tal dos pa­is, achan­do que a li­ber­da­de exa­cer­ba­da é o pon­to de equi­lí­brio pa­ra a edu­ca­ção dos fi­lhos. Qua­se sem­pre nos es­que­ce­mos que fi­lhos tam­bém men­tem, rou­bam, fin­gem, en­fim, fi­lhos são se­res hu­ma­nos que es­tão em de­sen­vol­vi­men­to e pre­ci­sam da ori­en­ta­ção dos pa­is e não de uma pseu­do­li­ber­da­de. Há mui­tos ca­sos na li­te­ra­tu­ra so­bre fi­lhos que cul­pa­ram seus pa­is por seus fra­cas­sos na pro­fis­são, nos re­la­ci­o­na­men­tos e na vi­da por­que omi­ti­ram a edu­ca­ção, a fal­ta de ori­en­ta­ções bá­si­cas de so­bre­vi­vên­cia: sa­ber res­pei­tar as leis, ao pró­xi­mo e a si mes­mo.

Nos­sos fi­lhos não são prín­ci­pes e prin­ce­sas num cas­te­lo en­can­ta­do e que de­vem ser pro­te­gi­dos o tem­po to­do, mas tam­bém não de­vem ser lar­ga­dos à pró­pria sor­te. O equi­lí­brio es­tá na acei­ta­ção de su­as li­mi­ta­ções e na cer­te­za de que os pa­is são o ali­cer­ce dos fi­lhos. Ali­cer­ce que po­de ser cons­tru­í­do na ro­cha fir­me ou na areia. Qual vo­cê es­co­lhe?

(Clei­ber Fer­nan­des dos San­tos, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio)

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