Home / Opinião

OPINIÃO

A nobre destinação de um cristal

Pri­mei­ro de ju­nho de 1989 mar­ca a co­lo­ca­ção do cris­tal sa­gra­do no pi­ná­cu­lo do Tem­plo da Boa Von­ta­de, uma das Se­te Ma­ra­vi­lhas de Bra­sí­lia/DF, pou­cos mes­es an­tes da inau­gu­ra­ção, em 21 de ou­tu­bro. A ideia de uma pe­dra no ápi­ce do mo­nu­men­to cons­ta­va des­de os pla­nos ini­ci­ais. Tra­ria a luz do sol pa­ra o in­te­ri­or da Pi­râ­mi­de de Se­te Fa­ces, ele­van­do o am­bi­en­te e per­mi­tin­do, co­mo tan­tos afir­mam, a cro­mo­te­ra­pia. Os di­as pas­sa­vam ve­lo­zes e na­da de apa­re­cer o mi­ne­ral na pro­por­ção cor­res­pon­den­te ao lu­gar a ele des­ti­na­do.

De­síg­nio di­vi­no 

Co­mo re­sol­ver es­se im­pas­se? O de­síg­nio di­vi­no ti­nha a so­lu­ção pa­ra a di­fí­cil em­prei­ta­da. Em 16 de mar­ço da­que­le ano, ao vol­tar de Bra­sí­lia, on­de es­ti­ve acom­pa­nhan­do as obras do Tem­plo da Paz, as­sis­ti a uma re­por­ta­gem de um te­le­jor­nal.

Foi as­sim: en­con­tra­va-me no meu ga­bi­ne­te de tra­ba­lho em São Pau­lo. Era al­ta noi­te. Li­go o apa­re­lho na an­ti­ga TV Man­che­te. O no­ti­ci­á­rio já es­ta­va pe­la me­ta­de. O que acon­te­ceu? Vi o mi­né­rio ra­pi­da­men­te e o pes­so­al di­zen­do que era o mai­or cris­tal pu­ro no mun­do. No mes­mo ins­tan­te, te­le­fo­nei pa­ra o es­ti­ma­do Ha­rol­do Ro­cha, res­pon­sá­vel, na épo­ca, pe­la LBV na ca­pi­tal da Re­pú­bli­ca, e dis­se-lhe: - “Ha­rol­do, aca­bei de ver is­so na TV Man­che­te. Vá bus­car es­sa pe­dra, por fa­vor. Se não a trou­xer (aí dei uma boa gar­ga­lha­da), não pre­ci­sa nem vol­tar. Re­tor­ne, mas a tra­ga, por­que é o que pro­cu­ra­mos”. Na ma­nhã se­guin­te, ma­té­rias a res­pei­to do as­sun­to pu­lu­la­vam na mí­dia.

Ha­rol­do, en­tão, se di­ri­giu a Cris­ta­li­na/GO. Pas­sou o dia in­tei­ro lá. Ha­via mui­tos es­tran­gei­ros no lo­cal. To­dos que­ren­do o gran­de quartzo. Pa­ci­en­te­men­te, es­pe­rou sua vez. Che­gan­do o fim da tar­de, pô­de fa­lar ao ga­rim­pei­ro Chi­co Jor­ge da ne­ces­si­da­de de le­var aque­la pe­dra, que se­ria pos­ta em um lu­gar es­pe­ci­al. Des­cre­veu-lhe o Tem­plo da Boa Von­ta­de em cons­tru­ção. Foi quan­do, ao se apro­xi­mar de­les, a es­po­sa do mi­ne­ra­dor in­ter­veio: “Chi­co, vo­cê vai pas­sar es­sa pe­dra pa­ra o Tem­plo, por­que eu sou ou­vin­te da LBV e gos­to mui­to de­la”. Em re­su­mo foi as­sim. Ha­rol­do re­tor­nou, tra­zen­do a pe­dra que se en­con­tra ho­je glo­ri­o­sa­men­te cra­va­da no pi­ná­cu­lo do TBV. O que mais im­pres­sio­na nes­sa his­tó­ria é que, na­que­la mes­ma se­ma­na, a mu­lher do ga­rim­pei­ro, do­na Ma­ria de Lour­des, lem­brou-se de um so­nho no qual o ma­ri­do acha­va uma pe­dra que te­ria uma no­bre des­ti­na­ção. Nes­tes 28 anos, es­se be­lo cris­tal ir­ra­dia a luz do Amor de Deus, for­ta­le­cen­do, ain­da mais, a vo­ca­ção mís­ti­ca da ca­pi­tal bra­si­lei­ra.

Ao ca­sal Chi­co Jor­ge e Ma­ria de Lour­des, a gra­ti­dão dos mi­lhões de pe­re­gri­nos que, ao en­tra­rem na na­ve da Pi­râ­mi­de das Al­mas Ben­di­tas, dos Es­pí­ri­tos Lu­mi­no­sos, são be­ne­fi­ci­a­dos pe­la sa­u­dá­vel ener­gia es­par­gi­da do cris­tal do Tem­plo da Boa Von­ta­de.

Car­ta es­pe­ci­al

Em cor­res­pon­dên­cia a mim di­ri­gi­da, o lei­tor G. S. P., ho­je cum­prin­do pe­na num pre­sí­dio, con­ta que, por in­ter­mé­dio de sua mãe, che­gou-lhe às mãos uma das obras de mi­nha au­to­ria: “Que­ro di­zer que há mui­to tem­po te­nho acom­pa­nha­do o tra­ba­lho da LBV, o qual tem to­da a sim­pa­tia de mi­nha par­te, e que par­ti­cu­lar­men­te acho que é o mais im­por­tan­te que te­mos no pa­ís, prin­ci­pal­men­te na área so­ci­al. (...) No iní­cio des­te mês, a mi­nha mãe me man­dou um se­dex, pois me en­con­tro en­car­ce­ra­do, e en­tre os ma­te­ri­ais de que ne­ces­si­to man­dou-me tam­bém o seu li­vro Em Pau­ta – Co­le­tâ­nea de ar­ti­gos pu­bli­ca­dos. Es­ses ar­ti­gos mui­to me im­pres­sio­na­ram, uma lei­tu­ra que to­cou o meu co­ra­ção. Que Deus o aben­çoe gran­de­men­te! Um for­te abra­ço”.

Sin­to-me gra­ti­fi­ca­do em sa­ber que es­ses meus mo­des­tos es­cri­tos lhe es­te­jam re­con­for­tan­do a Al­ma.

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com) 

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias