Home / Opinião

OPINIÃO

O equilíbrio precário da aliança PMDB-PSDB

Na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra, lo­go após o jul­ga­men­to do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral so­bre as elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2014, o PSDB fi­nal­men­te des­ceu do mu­ro e re­a­fir­mou seu apoio ao go­ver­no de Mi­chel Te­mer, em no­me das cha­ma­das "re­for­mas". Uma de­ci­são po­lê­mi­ca, que pro­vo­cou re­vol­ta en­tre sim­pa­ti­zan­tes tu­ca­nos e pro­vo­cou de­fec­ções na le­gen­da, com des­fi­li­a­ções sim­bó­li­cas, co­mo a do ju­ris­ta Mi­guel Re­a­le Jú­ni­or, co-au­tor da pe­ça ju­rí­di­ca so­bre o im­pe­achment da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, e a do em­pre­sá­rio Ri­car­do Sem­ler.

Nos bas­ti­do­res, o que se diz é que o PSDB foi de­vo­ra­do pe­lo jo­go pe­sa­do do PMDB. Se a cú­pu­la tu­ca­na não en­qua­dras­se os que de­fen­di­am a rup­tu­ra com Te­mer e a en­tre­ga ime­di­a­ta dos car­gos no go­ver­no fe­de­ral, o se­na­dor afas­ta­do Aé­cio Ne­ves (PSDB-MG) tam­bém não te­ria os vo­tos dos pe­e­me­de­bis­tas no con­se­lho de éti­ca do Se­na­do. Ou se­ja: o po­lí­ti­co que qua­se ven­ceu a dis­pu­ta de 2014 se­ria cas­sa­do, na mai­or der­ro­ta po­lí­ti­ca da his­tó­ria do PSDB. Por­tan­to, os tu­ca­nos não apo­i­a­ram Te­mer, que es­tá pres­tes a ser de­nun­ci­a­do por cor­rup­ção, ob­stru­ção ju­di­cial e or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa, por von­ta­de pró­pria, mas, co­mo di­ria o es­cri­tor Gui­ma­rã­es Ro­sa, por pre­ci­são. Afi­nal, es­tão to­dos no mes­mo bar­co.

O equi­lí­brio da ali­an­ça PSDB-PMDB, no en­tan­to, é ex­tre­ma­men­te pre­cá­rio e po­de des­mo­ro­nar já na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra, quan­do um pe­di­do de pri­são for­mu­la­do pe­lo pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not se­rá le­va­do ao ple­ná­rio do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral. A se re­pe­tir a mai­o­ria for­ma­da no jul­ga­men­to de um ha­be­as cor­pus im­pe­tra­do pe­la de­fe­sa de sua ir­mã An­dréa Ne­ves, Aé­cio se­rá pre­so. Ele po­de­rá con­tar com os vo­tos dos mi­nis­tros Mar­co Au­ré­lio Mel­lo e Ale­xan­dre de Mo­ra­es, mas não com os de Lu­is Ro­ber­to Bar­ro­so, Ro­sa We­ber e Lu­iz Fux, que for­mam a pri­mei­ra tur­ma da cor­te. Se es­se prog­nós­ti­co de 3 a 2 pe­la pri­são de Aé­cio se con­fir­mar, a mo­e­da de tro­ca do acor­dão não exis­ti­rá mais. Por­tan­to, os tu­ca­nos não te­rão mais mo­ti­vos pa­ra se en­fi­lei­rar nas trin­chei­ras de Te­mer, que tam­bém so­fre­rá no­vos des­gas­tes com a de­nún­cia de Ja­not.

Es­sa pos­si­bi­li­da­de de rup­tu­ra foi ex­pli­ci­ta­da pe­lo se­na­dor Tas­so Je­reis­sa­ti (PSDB-CE), pre­si­den­te in­te­ri­no do PSDB, nu­ma en­tre­vis­ta pu­bli­ca­da no fe­ri­a­do de Cor­pus Chris­ti. "Não te­nho con­di­ções de di­zer se Te­mer é cul­pa­do ou não, mas te­nho con­di­ções de di­zer que, pra­ti­ca­men­te com to­do o seu ga­bi­ne­te pre­so, pro­ces­sa­do ou pe­go em fla­gran­te, e as pró­pri­as gra­va­ções com ele, ele pre­ci­sa mui­to ra­pi­da­men­te com­pro­var sua ino­cên­cia pa­ra le­var adi­an­te es­se mo­men­to di­fí­cil", afir­mou. Te­mer se re­fe­ria aos ali­a­dos de Te­mer que já fo­ram pre­sos, co­mo Eduar­do Cu­nha, Hen­ri­que Eduar­do Al­ves, Ta­deu Fi­li­pel­li e Ro­dri­go Ro­cha Lou­res, e àque­les que ain­da po­dem vir a ser, co­mo seus no­ve mi­nis­tros que es­tão sob in­ves­ti­ga­ção.

Nes­se am­bi­en­te tão con­tur­ba­do, há pra­ti­ca­men­te um con­sen­so for­ma­do en­tre os agen­tes eco­nô­mi­cos de que Te­mer não te­rá au­to­ri­da­de nem for­ça po­lí­ti­ca pa­ra con­du­zir re­for­mas eco­nô­mi­cas tão im­po­pu­la­res quan­to a tra­ba­lhis­ta e a da Pre­vi­dên­cia. Ou se­ja: o go­ver­no per­deu to­da a ser­ven­tia pa­ra as for­ças eco­nô­mi­cas que o le­va­ram ao po­der e ho­je se de­di­ca, ape­nas, à bus­ca da pró­pria so­bre­vi­vên­cia. Mui­to pou­co pa­ra um pa­ís com as di­men­sões e a im­por­tân­cia do Bra­sil, que, em­bo­ra te­nha si­do co­lo­ca­do em mo­do au­to­des­tru­i­ção pe­la sua pró­pria eli­te, ain­da tem ca­pa­ci­da­de de se re­ge­ne­rar.

(Le­o­nar­do At­tuch, jor­na­lis­ta e edi­tor-res­pon­sá­vel pe­lo 247, além de co­lu­nis­ta das re­vis­tas Is­toé e Nor­des­te)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias