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OPINIÃO

O Estado e a moral

“A po­lí­ti­ca é a ar­te de ge­rir o Es­ta­do, se­gun­do prin­cí­pios de­fi­ni­dos, re­gras mo­ra­is, leis es­cri­tas, ou tra­di­ções res­pei­tá­veis”

(Rui Bar­bo­sa in: Te­o­ria Po­lí­ti­ca Vl. XXXVI)

Co­mo pen­sar po­lí­ti­ca sem abor­dar Es­ta­do? Co­mo pen­sar no Es­ta­do na con­cep­ção mo­der­na sem pen­sar na di­vi­são dos po­de­res?

O con­cei­to dos “três po­de­res” já ha­via si­do men­ci­o­na­do na Gré­cia an­ti­ga por Aris­tó­te­les. So­men­te em me­a­dos do sec. XVI­II que Mon­tes­qui­eu con­cei­tu­ou es­sa di­vi­são con­for­me a con­ce­be­mos em po­de­res: Le­gis­la­ti­vo, Exe­cu­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio.

Em tem­pos de cri­se ins­ti­tu­ci­o­nal e so­ci­al, co­mo a que vi­ve­mos, se­ria sen­sa­to res­ga­tar o sen­ti­do das nos­sas ins­ti­tu­i­ções e apli­ca­ção de nos­sas leis a fim de con­tem­plar as re­fe­rên­cias so­ci­ais ad­qui­ri­das e/ou con­ser­va­das. Nes­tes ter­mos am­bos os po­de­res bus­ca­ri­am, con­for­me su­as prer­ro­ga­ti­vas, al­ter­na­ti­vas que con­ci­li­as­sem as pers­pec­ti­vas e va­lo­res vis­lum­bra­dos pe­la so­ci­e­da­de em da­do mo­men­to.

Des­de o ini­cio da ex­pe­ri­ên­cia re­pu­bli­ca­na e do ju­di­ci­á­rio bra­si­lei­ro, dois des­ses po­de­res já se mos­tra­ram des­con­ten­tes quan­to à cri­a­ção de uma cons­ti­tu­i­ção que afir­ma­va o po­der de ar­bi­tra­men­to da ma­gis­tra­tu­ra. Pa­ra cum­prir seu pro­pó­si­to de pro­te­ger as leis cons­tru­í­das de­mo­cra­ti­ca­men­te, e pa­ra que es­sas não fos­sem atro­pe­la­das por leis or­di­ná­rias de in­te­res­ses tran­si­tó­rios que ocu­pam ou­tros dois po­de­res, o ju­di­ci­á­rio vem ao lon­go dos anos ten­tan­do re­sis­tir ao as­sé­dio mo­ral de in­te­res­ses pri­va­dos re­pre­sen­ta­dos po­li­ti­ca­men­te. Por­tan­do não é de­mais afir­mar que a fal­ta de com­pro­me­ti­men­to de qual­quer um dos Po­de­res com os “prin­cí­pios de­fi­ni­dos, re­gras mo­ra­is, leis es­cri­tas ou tra­di­ções res­pei­tá­veis” de que fa­la Rui Bar­bo­sa, é com­pro­me­ter um mo­de­lo Es­ta­do que a so­ci­e­da­de acre­di­ta es­tar vi­ven­do.

Co­mo os es­cân­da­los po­lí­ti­cos en­vol­ven­do os po­de­res Exe­cu­ti­vo e Le­gis­la­ti­vo nun­ca sa­em de pau­ta no Bra­sil, a so­ci­e­da­de e a opi­ni­ão pu­bli­ca dei­xam pa­ra se­gun­do pla­no cri­ti­cas con­tra a im­pu­ni­da­de da Su­pre­ma Cor­te em in­qué­ri­tos con­tra os mes­mos, e do mo­de­lo se­le­tis­ta po­lí­ti­co que são fei­tas as in­di­ca­ções pa­ra as Su­pre­mas Cor­tes. A so­ci­e­da­de não sen­te ação dos re­pre­sen­tan­tes má­xi­mos do ju­di­ci­á­rio que re­per­cu­ta con­tra a per­pe­tu­a­ção de cri­mes que cos­tu­mei­ra­men­te le­vam po­lí­ti­cos as pri­mei­ras pa­gi­nas dos jor­nais. Quan­to a fal­ta de de­co­ro dos seus re­pre­sen­tan­tes, a Su­pre­ma Cor­te e o ju­di­ci­á­rio agem co­mo uma con­fra­ria de ami­gos di­an­te de ações cla­ras de mi­nis­tros, co­mo Gil­mar Men­des, em res­trin­gir exem­plos atu­ais que rom­pem com a inér­cia da im­pu­ni­da­de con­tra po­lí­ti­cos que im­pe­ra­va há dé­ca­das.

Ca­so o ju­di­ci­á­rio, prin­ci­pal­men­te em ins­tân­cias su­pe­ri­o­res, ti­ves­se his­tó­ri­co de pu­nir cri­mes en­vol­ven­do agen­tes do exe­cu­ti­vo e le­gis­la­ti­vo, a cor­rup­ção no Es­ta­do não es­ta­ri­am os ní­veis atu­ais. Por sua vez, se o le­gis­la­ti­vo e exe­cu­ti­vo ti­ves­sem his­tó­ri­co de pro­te­ger, co­brar e ques­ti­o­nar de­ci­sões de cri­mes co­me­ti­dos por po­lí­ti­cos, mi­nis­tro do Su­pre­mo co­mo Gil­mar Men­des não es­ta­ri­am co­lo­can­do o ju­di­ci­á­rio bra­si­lei­ro so­bre o jul­ga­men­to mo­ral da so­ci­e­da­de. Mes­mo que to­da ge­ne­ra­li­za­ção se­ja um equi­vo­co, quan­do as­sis­ti­mos réus es­co­lhen­do o ma­gis­tra­do ou a ins­tân­cia que se­rá ins­tru­í­da seu pro­ces­so, fi­ca ní­ti­da a ten­ta­ti­va de ex­plo­rar si­tu­a­ções que per­mi­tam sua ab­sol­vi­ção por meio de tra­fi­co de in­flu­en­cia.

Se tra­tan­do do mais con­tro­ver­so mi­nis­tro da Su­pre­ma Cor­te bra­si­lei­ra e pre­si­den­te atu­al do TSE, ob­ser­va­mos co­mo es­tão sis­te­ma­ti­za­dos to­do ti­po de pro­ble­ma mo­ral e de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de en­vol­ven­do os três po­de­res. Ain­da que atri­bu­ís­sem às ques­tões de her­me­nêu­ti­ca su­as de­ci­sões, é mais que le­gi­ti­mo o ques­ti­o­na­men­to das mes­mas sis­te­ma­ti­za­das no pe­di­do de im­pe­achment as­si­na­do en­tre ou­tras pes­so­as, pe­lo ex-pro­cu­ra­dor Ge­ral da Re­pu­bli­ca e ex- sub­pro­cu­ra­dor Ge­ral Dr. Cláu­dio Fon­te­les e Dr. Wag­ner Gon­çal­ves. A so­ci­e­da­de não pre­ci­sa se apro­fun­dar nas ques­tões fi­lo­só­fi­cas da Ci­ên­cia Po­lí­ti­ca, con­tu­do da cons­ti­tu­i­ção e do di­rei­to, pa­ra cri­ti­car e apo­i­ar a ação fei­ta pe­los pro­cu­ra­do­res. Sen­do a mo­ral uma das ba­ses da re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de dos três po­de­res, re­me­te seus re­pre­sen­tan­tes, e no ca­so es­pe­ci­fi­co do ju­di­ci­á­rio, o ma­gis­tra­do, “agir sem­pre de tal for­ma que a má­xi­ma da tua von­ta­de pos­sa con­ver­te-se, a to­do mo­men­to, no prin­ci­pio de uma le­gis­la­ção uni­ver­sal” ( Kant). As­sim, as tra­di­ções res­pei­tá­veis que sus­ten­tam o Es­ta­do, não de­se­jam fa­zer das de­ci­sões to­ma­das pe­lo mi­nis­tro Gil­mar Men­des uma “le­gis­la­ção uni­ver­sal” men­ci­o­na­da por kant.

Não pre­ci­sa­mos de gran­des co­nhe­ci­men­tos pa­ra en­xer­gar o com­por­ta­men­to des­to­an­te do mi­nis­tro Gil­mar Men­des no Su­pre­mo e no TSE, em re­la­ção aos prin­cí­pios mo­ra­is que exi­ge o car­go, e até mes­mo a ju­ris­pru­dên­cia. Não pre­ci­sá­va­mos res­ga­tar re­fe­rên­cias ju­rí­di­cas e fi­lo­só­fi­cas pa­ra mos­trar que a ami­za­de de­cla­ra­da e os en­con­tros fre­quen­tes fo­ra da agen­da en­tre o mi­nis­tro Gil­mar e o Pre­si­den­te Te­mer, o co­lo­ca im­pe­di­do de jul­gar Te­mer o TSE. Ou­tro pon­to da de­nun­cia con­tra o ma­gis­tra­do diz res­pei­to ao ha­be­as cor­pus que co­lo­cou o em­pre­sá­rio Eike Ba­tis­ta em li­ber­da­de. Gui­o­mar Men­des, es­po­sa do Mi­nis­tro, é pro­pri­e­tá­ria do es­cri­tó­rio que de­fen­de Eike. Ou­tra acu­sa­ção de que hou­ve que­bra de de­co­ro tan­ge as li­ga­ções te­le­fô­ni­cas com se­na­dor afas­ta­do e in­di­ci­a­do por cri­me de cor­rup­ção Aé­cio Ne­ves. Nes­ta ul­ti­ma, Ne­ves pe­de pa­ra o ma­gis­tra­do in­ter­vir jun­to ao um se­na­dor pa­ra atu­ar em fa­vor da apro­va­ção da lei que pre­vê pu­ni­ção por abu­so de au­to­ri­da­de de mem­bros do ju­di­ci­á­rio.

Se a cri­se po­lí­ti­ca é con­sen­so, quan­do as de­ci­sões do Po­der Ju­di­ci­á­rio, res­pon­sá­vel em pro­te­ger o Es­ta­do de mo­do per­mi­tir ou­tras pos­si­bi­li­da­des pa­ra re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de com­pro­me­ti­da, per­dem le­gi­ti­mi­da­de mo­ral, cons­ti­tui-se um fal­so Es­ta­do. Pen­sar e agir co­mo se não hou­ves­se cri­se ins­ti­tu­ci­o­nal no Bra­sil por­que as ins­ti­tu­i­ções con­ti­nuam fun­cio­nan­do, é abrir mão de to­das as ra­zões que dão ma­nu­ten­ção a re­pu­bli­ca e in­ves­te os re­pre­sen­tan­tes dos três po­de­res do sta­tus que pos­su­em e os di­fe­ren­ci­am dos de­mais ci­da­dã­os. A con­du­ta de Gil­mar Men­des co­lo­ca a Su­pre­ma Cor­te, e por ta­be­la to­do o ju­di­ci­á­rio sob o cli­ma de que o Po­der So­be­ra­no ina­li­e­ná­vel de Raus­se­au é do po­lí­ti­co não do po­vo.

(Gil­de­te Da­mas­ce­na Ju­ni­or, his­to­ri­a­dor)

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