Home / Opinião

OPINIÃO

O pato Donald Trump

No iní­cio da se­ma­na de 20 a 27 de maio de 2017, Do­nald Trump, pre­si­den­te dos EUA, vi­a­jou a Eu­ro­pa e lá, no seu pri­mei­ro en­con­tro com di­ri­gen­tes eu­ro­peus, que tam­bém par­ti­ci­pa­vam do en­con­tro pa­ra a atu­a­li­za­ção dos as­sun­tos da OTAN ( Or­ga­ni­za­ção do Tra­ta­do do At­lân­ti­co Nor­te) fa­lou: “dos 27 paí­ses eu­ro­peus que fa­zem par­te da OTAN 23 de­les não pa­gam as con­tri­bui­ções de­vi­das, e os EUA não po­dem con­ti­nu­ar man­ten­do o tra­ta­do com su­as con­tri­bui­ções”.

Na or­ga­ni­za­ção de que 27 mem­bros fa­zem par­te e ape­nas 4 mem­bros con­tri­bu­em pa­ra a ma­nu­ten­ção de­la, é de se pre­ver a sua ex­tin­ção pa­ra bre­ve pe­la im­pos­si­bi­li­da­de de man­tê-la ma­te­ri­al­men­te e fi­nan­cei­ra­men­te. A se­guir, na se­gun­da re­u­ni­ão, já na Ín­dia, se fa­lou na di­fe­ren­ça fi­nan­cei­ra en­tre a Ale­ma­nha so­bre os ou­tros paí­ses da Uni­ão Eu­ro­peia, cu­jo sal­do, a mai­or, da Ale­ma­nha so­bre os ou­tros paí­ses, Do­nald Trump clas­si­fi­cou co­mo “sal­do bru­tal”.

No en­con­tro com o Pa­pa Fran­cis­co, no Va­ti­ca­no, a fi­lha do pre­si­den­te Do­nald Trump de­le saiu tra­zen­do nas mãos o ra­mo de oli­vei­ra com que foi agra­ci­a­da pe­lo pa­pa, sim­bo­li­zan­do a po­lí­ti­ca da paz en­tre os po­vos, e sa­ben­do-se que a mu­lher na sua sen­si­bi­li­da­de fe­mi­ni­na, mãe de to­dos nós, faz es­for­ços in­gen­tes e ili­mi­ta­dos pa­ra ali­men­tar os fi­lhos, pa­ra sus­ten­tar  vi­da a que deu ori­gem, é im­pos­sí­vel ima­gi­nar que a fi­lha do pre­si­den­te não in­flu­en­cia­rá as ações do pa­ís pa­ra man­ter a paz du­ran­te o pe­rí­o­do pre­si­den­ci­al pa­ter­no a to­do cus­to, ain­da que o cus­to da paz mun­di­al pa­ra os EUA apres­sem a já de­ca­den­te eco­no­mia im­pe­ri­a­lis­ta da na­ção nor­te-ame­ri­ca­na a che­gar ao fim me­lan­có­li­co a que es­tá des­ti­na­da.

A pri­mei­ra-mi­nis­tra, Ân­ge­la Merkel, da Ale­ma­nha, na se­quên­cia dos fa­tos, de­cla­ra, no do­min­go que a Ale­ma­nha pro­põe ou su­ge­re que, da­qui por di­an­te, ca­da mem­bro da Uni­ão Eu­ro­peia to­me con­ta de si mes­mo, ca­da um cu­i­dan­do da sua ca­sa, na pre­mo­ni­ção do fu­tu­ro in­cer­to da UE, se per­ma­ne­cer a enor­me di­fe­ren­ça do PIB da Ale­ma­nha em re­la­ção ao ou­tros paí­ses, cu­ja su­ges­tão foi aplau­di­da pe­las pes­so­as pre­sen­tes no lo­cal da fa­la da pre­mi­er ale­mã.

Es­se avan­ço é ine­vi­tá­vel por­que é a úni­ca ma­nei­ra de se ob­ter a eman­ci­pa­ção da so­be­ra­nia dos paí­ses e  au­to­no­mia pes­so­al da ci­da­da­nia, an­te a si­tu­a­ção ge­ral eu­ro­peia, ex­pri­mi­da pe­los gre­gos du­ran­te a se­ma­na. A an­ciã gre­ga, oc­to­ge­ná­ria, dis­se que a pen­são de­la de 600 eu­ros foi re­bai­xa­da pa­ra 400 men­sais. Ela vem pe­din­do aos céus pa­ra mor­rer, mas não é aten­di­da. O gre­go, oc­to­ge­ná­rio, por sua vez, fa­la: aqui só te­mos o ho­je, não o ama­nhã. Não há tra­ba­lho e nin­guém vê na­da á fren­te. A hu­ma­ni­da­de, cer­ca­da por to­dos os la­dos, pe­lo sis­te­ma tri­bu­tá­rio bé­li­co do pas­sa­do, pre­ci­sa ar­re­ben­tar a par­tir as ar­go­las os elos que a pren­dem, se des­pren­den­do do po­der cen­tral na ar­re­ca­da­ção dos tri­bu­tos.

(Eu­gê­nio Rios é ad­vo­ga­do e co­la­bo­ra­dor do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias