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OPINIÃO

O povo brasileiro vive uma séria crise ética

O que é ser éti­co? Vo­cê é éti­co? Nós so­mos éti­cos? Em meio a tan­ta no­tí­cia so­bre cor­rup­ção no Bra­sil nos úl­ti­mos tem­pos, es­sas ques­tões vêm à to­na a to­do mo­men­to, nas ro­das de con­ver­sas. O mo­men­to é mais que pro­pí­cio pa­ra se dis­cu­tir éti­ca.

A Éti­ca é a ci­ên­cia da mo­ral. É ela quem si­na­li­za o de­sen­vol­vi­men­to his­tó­ri­co e cul­tu­ral da hu­ma­ni­da­de. Ao lon­go da his­tó­ria, a evo­lu­ção da éti­ca é de­ter­mi­na­da pe­la mu­dan­ça dos va­lo­res mo­ra­is e por leis de ca­da épo­ca. Se na ci­vi­li­za­ção gre­ga a con­du­ta do in­di­ví­duo de­ter­mi­na­va o bem-es­tar co­le­ti­vo, na Ida­de Mé­dia o con­cei­to de éti­ca mu­da ra­di­cal­men­te, com in­flu­ên­cia for­te da Igre­ja que im­põe que só o en­con­tro do ho­mem com Deus lhe per­mi­ti­rá atin­gir a fe­li­ci­da­de. Já no Re­nas­cen­tis­mo, a éti­ca se vol­ta pa­ra o hu­ma­nis­mo da An­ti­gui­da­de, sur­gin­do te­o­ri­as éti­cas que se afas­tam dos va­lo­res do cris­tia­nis­mo.

Na Ida­de Mo­der­na, a éti­ca re­tor­na à bus­ca da fe­li­ci­da­de co­le­ti­va, re­to­man­do seu sen­ti­do ori­gi­nal gre­go, vin­cu­la­do com a po­lí­ti­ca, com­pon­do ori­en­ta­ções pa­ra a re­a­li­za­ção ple­na do ci­da­dão. Cen­tra­li­zar o fo­co na ra­zão, com apos­ta na au­to­no­mia hu­ma­na e na cren­ça oti­mis­ta do pro­gres­so foi a tô­ni­ca da éti­ca na Ida­de Con­tem­po­râ­nea. O agir cor­re­ta­men­te pas­sa, não só pe­lo con­cei­to de li­ber­da­de, mas tam­bém de res­pon­sa­bi­li­da­de pe­los pró­prios atos e in­ten­ções.

Mas, no sé­cu­lo XX a éti­ca en­tra em cri­se. O ser hu­ma­no pas­sou a cen­tra­li­zar-se no con­su­mo e no in­di­vi­dua­lis­mo e dei­xou de la­do, no mun­do ca­pi­ta­lis­ta, a pre­o­cu­pa­ção com a co­le­ti­vi­da­de. A pre­o­cu­pa­ção com o ou­tro foi sub­sti­tu­í­da pe­lo ego­ís­mo, fo­can­do ações ape­nas no eu em de­tri­men­to do nós. A com­pe­ti­ção ga­nhou for­ça.

E é na com­pe­ti­ção que a so­ci­e­da­de ca­pi­ta­lis­ta ain­da vi­ve. To­dos se di­gla­di­an­do pe­la so­bre­vi­vên­cia, to­mam ati­tu­des que re­ver­tem em ape­nas be­ne­fí­ci­os pró­prios. Nes­sa se­a­ra, os va­lo­res mo­ra­is de ou­tro­ra, co­mo a aju­da mú­tua, por exem­plo, são dei­xa­dos de la­do.

No Bra­sil atu­al, quan­do uma in­fi­ni­da­de de atos de de­so­nes­ti­da­de é des­co­ber­ta qua­se to­dos os di­as, há, em se­to­res da so­ci­e­da­de, uma dis­cus­são acer­ca da éti­ca. Nu­ma pes­qui­sa re­cen­te, fei­ta pe­lo Da­ta­fo­lha e en­co­men­da­da pe­lo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Éti­ca Con­cor­ren­ci­al (ET­CO), 90% dos jo­vens pes­qui­sa­dos, na fai­xa etá­ria en­tre 14 e 24 anos, afir­mou que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra é pou­co ou na­da éti­ca. Pa­ra 57% dos en­tre­vis­ta­dos os pró­prios fa­mi­lia­res fo­ram con­si­de­ra­dos pou­co ou na­da éti­cos. Quan­do per­gun­ta­dos se são éti­cos, 63% se con­si­de­ram e ape­nas pa­ra 8% de­les é pos­sí­vel ser éti­co o tem­po to­do. En­tre as pro­fis­sões, apon­ta­ram co­mo mais éti­cos os bom­bei­ros e os pro­fes­so­res (com no­tas 8,7 e 8,5). Já os po­lí­ti­cos, com no­ta 2,2, fo­ram os me­nos éti­cos, se­gun­do os en­tre­vis­ta­dos.

To­man­do co­mo ba­se os po­lí­ti­cos, que na atu­a­li­da­de amar­gam al­tos ín­di­ces de re­jei­ção pe­las no­tí­cias di­vul­ga­das di­a­ria­men­te pe­la mí­dia, per­ce­be­mos que os bra­si­lei­ros têm con­sci­ên­cia do que é ser an­ti­é­ti­co, mas, por ou­tro la­do, se es­que­cem que as ações des­vir­tu­a­das es­tão em ou­tras ati­tu­des que, por se­rem con­si­de­ra­das pe­que­nas, não são le­va­das em con­si­de­ra­ção quan­do se dis­cu­te a éti­ca. Qual a di­fe­ren­ça en­tre rou­bar uma agu­lha ou mi­lhões de re­ais? Pa­ra mui­tos a di­fe­ren­ça es­tá no va­lor da coi­sa rou­ba­da. E é aí que re­si­de o gran­de en­ga­no. O que im­por­ta não é o va­lor, mas a ação. E ação de­so­nes­ta é o que não fal­ta no dia a dia do bra­si­lei­ro. Com­prar pro­du­to pi­ra­ta, fu­rar fi­la, não res­pei­tar a si­na­li­za­ção de trân­si­to, pu­xar o ta­pe­te do co­le­ga, dar o fa­mo­so jei­ti­nho pa­ra re­sol­ver pro­ble­mas pes­so­ais. Tu­do is­so tem o mes­mo va­lor, na es­ca­la da mo­ra­li­da­de, que a ação de po­lí­ti­cos que des­vi­am mi­lhões de re­ais dos co­fres pú­bli­cos ou re­ce­bem pro­pi­na pa­ra be­ne­fi­ci­ar gru­pos.

A cri­se éti­ca pe­la qual es­ta­mos pas­san­do só dei­xa­rá de exis­tir quan­do re­to­mar­mos os va­lo­res da co­le­ti­vi­da­de, dei­xan­do de la­do ati­tu­des ego­ís­tas. Sem es­sa in­ver­são dos va­lo­res atu­ais, o Pa­ís não sai­rá des­se des­ca­la­bro em que, mes­mo no ad­ven­to da co­mu­ni­ca­ção mas­si­fi­ca­da, o ho­mem se vê ca­da dia mais iso­la­do no seu mun­do de in­te­res­ses pró­prios.

(An­tô­nio Dir­ceu Pi­nhei­ro, ra­di­a­lis­ta e jor­na­lis­ta)

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