Home / Opinião

OPINIÃO

Pedrinho e o sonho de ser doutor

Co­nhe­ço Pe­dri­nho des­de cri­an­ça, na nos­sa que­ri­da Ta­qua­ral de Go­i­ás, na­que­la épo­ca em que não ha­via pe­ri­go ao brin­car até tar­de na rua. So­mos con­tem­po­râ­ne­os da­que­la ino­cen­te in­fân­cia on­de a fe­li­ci­da­de era sol­tar pi­pa, pe­gar fru­ta no quin­tal do vi­zi­nho e to­mar bron­ca do pai de­pois da pe­ral­ti­ce. A vi­da sim­ples, de mui­ta po­bre­za e pou­ca co­mi­da no pra­to, não era im­pe­di­men­to pa­ra que os so­nhos ha­bi­tas­sem an­da­res mais al­tos. O so­nho da mo­le­ca­da era não tra­ba­lhar na ro­ça, mas pa­ra is­so era pre­ci­so es­tu­dar. O so­nho do Pe­dri­nho era ser dou­tor, as­sim co­mo o meu.

A vi­da na ro­ça é di­fí­cil pa­ra to­do mun­do. Pa­ra a fa­mí­lia do Pe­dri­nho não era di­fe­ren­te. Uma tra­gé­dia os mar­cou pa­ra sem­pre: o ir­mão mais ve­lho mor­reu cri­an­ça após um aci­den­te. Por is­so, mu­da­ram-se da fa­zen­da pa­ra a ci­da­de. E por­que não ti­nha em­pre­go fi­xo, e qua­se ne­nhum di­nhei­ro, aque­la fa­mí­lia mo­rou em 24 ca­sas em Ta­qua­ral: era o pra­zo de ar­ru­mar as coi­sas e acu­mu­lar al­guns mes­es de atra­so no alu­guel, a fa­mí­lia ti­nha que dei­xar a ca­sa. O di­nhei­ro da cos­tu­ra da mãe da­va pa­ra al­gu­ma des­pe­sa, mas não tu­do. E Pe­dri­nho que­ria ser dou­tor, igual aos dou­to­res da ci­da­de, Da­vid Du­tra (ad­vo­ga­do) e Sid­ney Jo­sé Ara­take (mé­di­co).

Já ra­paz, Pe­dri­nho, aos 14, co­nhe­ceu o pro­fes­sor de da­ti­lo­gra­fia, Ze­zi­nho, 17. Por mo­ti­vos de pou­cos alu­nos, a es­co­li­nha de da­ti­lo­gra­fia de Ta­qua­ral mu­dou-se pa­ra Itau­çu. Pe­dri­nho tam­bém se­guiu pa­ra o mu­ni­cí­pio pa­ra es­tu­dar e mo­rar com uma tia. Um ano de­pois, em 1985, a es­co­li­nha não ia bem das per­nas no­va­men­te e o pro­fes­sor de­ci­diu: era ho­ra de ten­tar a vi­da na ca­pi­tal. Apro­vei­tan­do a opor­tu­ni­da­de, Pe­dri­nho pe­diu pa­ra ir jun­to pa­ra Go­i­â­nia com a fa­mí­lia do ami­go, sem di­nhei­ro no bol­so mas com mui­tos so­nhos na ca­be­ça. Fo­ram li­te­ral­men­te com a ca­ra e a co­ra­gem.

Em Go­i­â­nia, mui­tos per­ren­gues. Mon­ta­ram a es­co­la em um cô­mo­do no Jar­dim Amé­ri­ca e, pa­ra vi­gi­ar as má­qui­nas, Pe­dri­nho e Ze­zi­nho dor­mi­am ali no chão. A co­mi­da pou­ca era di­vi­di­da en­tre eles mais a mãe, o pa­dras­to e os qua­tro ir­mãos pe­que­nos de Ze­zi­nho. Não ra­ro, uma mar­mi­ta ti­nha que dar pa­ra to­do mun­do. O dia de far­tu­ra era quan­do iam al­mo­çar, aos do­min­gos, na ca­sa do tio Ana­ni­as. A mãe de Pe­dri­nho cos­tu­ra­va em Ta­qua­ral e man­da­va um tro­qui­nho pa­ra que o fi­lho com­pras­se a mis­tu­ra pa­ra aju­dar a fa­mí­lia que o aco­lhe­ra, além de com­prar su­as par­cas coi­sas. O au­xí­lio de do­na An­gé­li­ca foi es­sen­cial no ca­mi­nho de Pe­dri­nho.

Nu­ma sa­la aban­do­na­da e ce­di­da no pré­dio São Ju­das Ta­deu, na Ave­ni­da Go­i­ás, foi a se­gun­da se­de da es­co­li­nha de da­ti­lo­gra­fia que man­ti­nha aque­las oi­to pes­so­as em Go­i­â­nia. As­sim, de dia tra­ba­lha­vam na es­co­li­nha, e à noi­te, Pe­dri­nho e Ze­zi­nho es­tu­da­vam no Co­lé­gio Es­ta­du­al Rui Bar­bo­sa. Pe­dri­nho já es­ta­va com 17 anos e quan­do po­dia, pas­sa­va o dia na bi­bli­o­te­ca da pra­ça uni­ver­si­tá­ria re­vi­san­do a ma­té­ria, pois o ob­je­ti­vo era ser dou­tor.

A apro­va­ção no ves­ti­bu­lar de en­ge­nha­ria ci­vil acon­te­ceu na fa­cul­da­de de Al­fe­nas, em Mi­nas Ge­ra­is. Pe­dri­nho mu­dou-se pa­ra fa­zer o cur­so quan­do sou­be que pas­sa­ra em se­gun­da cha­ma­da na Ca­tó­li­ca de Go­i­ás. Vol­tou ime­di­a­ta­men­te. Mas aqui ele pre­ci­sa­va de um ava­lis­ta pa­ra o cré­di­to es­tu­dan­til. O ad­vo­ga­do dou­tor Da­vi Du­tra foi o fi­a­dor. Ze­zi­nho, ca­sa­do, ti­nha ido mo­rar em Ne­ró­po­lis e Pe­dri­nho foi di­vi­dir ca­sa com ami­gos em Go­i­â­nia.

De­ter­mi­na­do, e com mui­tas con­tas pra pa­gar, Pe­dri­nho cis­mou que ti­nha que ar­ru­mar es­tá­gio. Mas o pro­ble­ma é que ele ain­da es­ta­va no pri­mei­ro pe­rí­o­do da fa­cul­da­de. Pes­qui­sou qual era a me­lhor em­pre­sa de en­ge­nha­ria e, com a sua rou­pa bem cos­tu­ra­da pe­la sua que­ri­da mãe, foi lá pe­dir opor­tu­ni­da­de. Deu de en­con­tro com o mes­tre de obras, que na­da po­dia fa­zer por ele, afi­nal, não tem es­tá­gio pa­ra ini­ci­an­te de ban­co de fa­cul­da­de. Mas na­que­la noi­te, o vi­gia no­tur­no fal­tou, e pa­ra vi­gi­ar e ob­ser­var a obra, Pe­dri­nho fi­cou. E no fi­nal de se­ma­na que o pa­trão che­gou à obra pa­ra vis­to­riá-la, Pe­dri­nho o re­cep­cio­nou. E na­que­le em­ba­ra­ço de ter um vi­gia no­vo e um es­tu­dan­te de en­ge­nha­ria in­te­res­sa­do em apren­der e ne­ces­si­ta­do de di­nhei­ro, o pa­trão per­mi­tiu que ele fi­cas­se aque­le dia, aque­le pe­rí­o­do, aque­le ano. Pe­dri­nho en­trou vi­gia na cons­tru­to­ra, saiu di­re­tor-pre­si­den­te anos de­pois.

A mãe e os três ir­mãos, após sua as­cen­são fi­nan­cei­ra, vi­e­ram pa­ra Go­i­â­nia quan­do Pe­dri­nho po­de dar-lhes uma vi­da me­lhor. O pai, Na­ta­li­no, que era va­quei­ro e de­pois foi vi­gia de ban­co e ta­xis­ta, pre­fe­riu fi­car em Ta­qua­ral. Com mais dois ami­gos de fa­cul­da­de e o ir­mão Wil­lis, Pe­dri­nho abriu uma em­pre­sa em 1998, após dei­xar aque­la pri­mei­ra que tan­tas opor­tu­ni­da­des lhe deu. Ho­je, sua cons­tru­to­ra pos­sui obras em to­do o pa­ís, in­clu­si­ve no ex­te­ri­or, e Pe­dri­nho aju­da a fa­mí­lia, ami­gos, co­nhe­ci­dos e in­clu­si­ve Ze­zi­nho, que foi tra­ba­lhar con­si­go co­mo ad­vo­ga­do na em­pre­sa, após Pe­dri­nho cus­te­ar seu cur­so de Di­rei­to.

Pe­dri­nho, dia 29 de ju­nho é seu ani­ver­sá­rio, dia de São Pe­dro. Não por aca­so vo­cê tem es­se no­me. Eu acom­pa­nhei sua tra­je­tó­ria e pos­so di­zer com pro­pri­e­da­de: sua his­tó­ria é no­bre e vo­cê é um ven­ce­dor. A li­ção que fi­ca é que um ho­mem não de­ve aban­do­nar seus so­nhos. De­ter­mi­na­ção nun­ca te fal­tou, nem es­pe­ran­ça de di­as me­lho­res. Te co­nhe­ço por Pe­dri­nho mas a gran­de par­te da po­pu­la­ção te co­nhe­ce por ou­tro no­me, Se­na­dor Wil­der Pe­dro de Mo­ra­is.

(Re­na­to Pe­rei­ra So­bri­nho, ge­ó­gra­fo, cro­nis­ta es­por­ti­vo e ci­da­dão do mu­ni­cí­pio de Ta­qua­ral de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias